Após alguns anos de desenvolvimento, o rpcs3 pode ser testado com maior ou menor dificuldade, embora deva ter em atenção que:
- Não explicarei como obter os jogos.
- Exige um computador bastante potente para conseguir emular uma PS3.
Pré-requistos:
- A última versão do Ubuntu 16.10, versão 64-bits (Devido ao uso do clang e LLVM)
- Um computador com Intel Core i5 ou i7 arquitectura Haswell or Skylake. (Para ser minimamente realista)
- Entre 8 a 16 Gb de RAM
- Uma GPU NVidia série 900 ou 1000, ou AMD equivalente com suporte nativo por hardware do OpenGL 4.4 ou Vulkan (recomendadíssimo)
- Recomenda-se a instalação dos drivers das GPU com suporte ao Vulkan API
- Deve ter pelo menos entre 10 a 50 GB de espaço em disco livre para cada jogo da PS3, que quer instalar.
- Para ser legal o uso, uma drive BD-ROM que leia os discos da PS3

(recomenda-se o modelo LG BD-RE WH16NS40. ) e evite a tentação de usar cópias piratas...

Tendo pronto a máquina pronto a funcionar, instale primeiro as dependências:
$ sudo apt-get install cmake git build-essential libopenal-dev libwxgtk3.0-dev libglew-dev zlib1g-dev libedit-dev libvulkan-dev llvm-dev
Clone o git do emulador
$ git clone
https://github.com/RPCS3/rpcs3.git$ cd rpcs3
$ git submodule update --init
// Atenção! Devido a um bug nos pacotes clang, é encessário escrever o seguinte ficheiro
++++++++++++++++++++++++++++++++++++
// This is a generated file.
#define RPCS3_GIT_VERSION "unknown"
// If you don't want this file to update/recompile, change to 1.
#define RPCS3_GIT_VERSION_NO_UPDATE 1
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
E salvá-lo como "git-version.h", em rpcs3/rpcs3/git.version.h
Por fim, só resta compilar...
$ cmake CMakeLists.txt
$ make
Se tudo correr bem

, o executável fica guardado em...
rpcs3/bin/rpcs3
Que fica no directório raíz do disco rígido emulado da PS3 (deve ter os directórios dev_flash, dev_hdd0, dev_hdd1,... presentes.)
- Depois fica tudo por vossa conta...
