Autor Tópico: Acesso a VPN pelo ubuntu 18 LTS  (Lida 4334 vezes)

Offline RvCp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Acesso a VPN pelo ubuntu 18 LTS
« Online: 20 de Fevereiro de 2019, 09:29 »
Atualmente faço muito o uso do ubuntu 18.04 no ambiente profissional, principalmente acessando nossa rede interna e sistemas em cloud. Para realizar a conexão a vpn da pacote vpnc, que aprendi a usar quando os sistemas da empresa eram ubuntu 16.04, qual permitia realizar a conexão na rede VPN e ao mesmo tempo estar trafegando normalmente pelo internet. Atualmente na versão 18.04 não estou conseguindo fazer uso da internet e da vpn, quando uso vpnc. Teria alguma forma configura-lo para permitir isso?  Existe algum cliente VPN melhor que o VPNC para o ubuntu 18.04 que me permita isso?

OBS: No ubuntu 16.04, fazia uso do vpnc pelo terminal e não tinha muitos problemas, já no 18.04 estou utilizando também o pacote network-manager-vpnc-gnome, caso faça alguma diferença.
Link com a instrução para instalação foi esse: https://www.scivision.co/cisco-vpn-ubuntu-prereqs/

Grande abraço a todos.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2019, 09:36 por RvCp »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Acesso a VPN pelo ubuntu 18 LTS
« Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 11:51 »
A que tipo de VPN você está se conectando?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RvCp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Acesso a VPN pelo ubuntu 18 LTS
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 09:55 »
Rapaz, não entendi a pergunta, poderia me explicar melhor para eu poder te responder?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Acesso a VPN pelo ubuntu 18 LTS
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2019, 13:35 »
A VPN é baseada em PPTP, SSL, IPSEC, ou algum outro protocolo conhecido?

Você já tentou configurá-la no NetworkManager?

Quando tenta usar o vpnc, recebe alguma mensagem de erro?

Consegue conectar nessa VPN usando outros ambientes, como Windows ou a partir de um smartphone?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RvCp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Acesso a VPN pelo ubuntu 18 LTS
« Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2019, 07:15 »
A VPN é baseada em PPTP, SSL, IPSEC, ou algum outro protocolo conhecido?

Você já tentou configurá-la no NetworkManager?

Quando tenta usar o vpnc, recebe alguma mensagem de erro?

Consegue conectar nessa VPN usando outros ambientes, como Windows ou a partir de um smartphone?

Certo, agora entendi....
Respondendo:
1. Eles usam IPSec na nuvem da empresa.
2. Tentei configurar o network manager, depois que instalei a aplicação vpnc, mas não tive muito sucesso.
3. Não recebo, funciona perfeitamente... Só que varia muito, alguma vezes usando o Network Manager ele informa que foi conectado mas não tem acesso ao túnel VPN, dai eu faço uso do terminal e consigo conectar.  Porém é muito impreciso e na mesma equipe, somos ao todo 3 devs que usam ubuntu com a mesma aplicação e acaba se tornando cômico, pois quando 1 dos 3 conecta parece que a conexão do outro fica instável usando o Network Manager, dai usamos a função pelo terminal, ficando com a conexão privada só no túnel.
4. Sim um dos devs da empresa é o frontend e usa windows e se conecta fazendo uso do software shrewn... Já instalei o código fonte no linux, mas ele não faz o split do túnel e logo retirei da minha maquina.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2019, 07:17 por RvCp »