Autor Tópico: iniciar script no boot  (Lida 4822 vezes)

Offline junleal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
iniciar script no boot
« Online: 16 de Janeiro de 2019, 14:45 »
Boa tarde amigos,

Sou iniciante no Linux e tive que instalar um ubuntu server 18.04 LTS as pressas para um cliente, deixei tudo funcionando para a necessidade dele, mas tenho alguns scripts que precisam ser iniciados com o servidor.
Inicialmente eu criei um script mkdir /home/usuario/teste e salvei dentro do /etc/init.d, dei permissão de execução chmod +x e fiz o comando update-rc.d script.sh defaults.
Se eu chamar o script pelo terminal, ele cria a pasta conforme o previsto, mas nem a pau que inicia junto do sistema.

Desde já obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:iniciar script no boot
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2019, 14:51 »
Scripts que rodam no boot têm algumas particularidades:

1. Nenhum comando que dependa de gráficos vai funcionar, pois eles ainda não foram iniciados.
2. O comando "sudo" não vai funcionar, pq não há um terminal de usuário associado que possa ser usado pra pedir senha;
3. As variáveis de ambiente (em especial, o PATH) vão ser muito mais limitadas, portanto não confie no valor padrão delas.

Sugiro que você dê uma olhada no arquivo /var/log/boot (talvez boot.msg) e veja se há alguma referência de erro no seu script, também.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline junleal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:iniciar script no boot
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 11:38 »
Consegui fazer oque precisava, pesquisando descobri que o ubuntu utiliza o systemd para gerenciar os serviços na inicialização.
Obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:iniciar script no boot
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 11:44 »
Isso só a partir de uma determinada versão... se não me engano, antes do 16.04 era sysv, e não systemd.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D