Autor Tópico: Como Adicionar Teclas de Atalho no Ubuntu Mate (LibreOffice)  (Lida 5571 vezes)

Offline e5t3v40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Como Adicionar Teclas de Atalho no Ubuntu Mate (LibreOffice)
« Online: 07 de Dezembro de 2018, 13:31 »
Olá, sou novo aqui. Sou usuário de Linux há alguns meses, mas quero compartilhar com vocês uma "descoberta" que fiz; uma vez que não a encontrei em nenhum lugar na internet.
A descoberta que falo se trata de abrir certos programas por meio de teclas de atalho. Mais especificamente, programas como o Writer, Calc, Impress. Estou usando o Ubuntu Mate 16.04 LTS de 32 bits, pois meu notebook não é dos melhores.
Bem, vou direto ao assunto. No Ubuntu Mate, o Atalho de Teclado pode ser encontrado nas Preferências. Porém, ao tentar adicionar um atalho, ele pede um Comando para realizar esta tarefa. E eu percebi que muitos não estavam conseguindo encontrar este comando (que seria o diretório onde o programa se encontra instalado). Então, eu lembrei de um curso básico de Linux, que fiz esta semana. Nele, aprendi que há umas pastas muito usadas por usuários, que é a USR!
Então a dica é: entre em Sistema, Preferências, Hardware, Atalhos de Teclado. Clique em Adicionar; no Nome coloque o que quiser, mas no Comando insira o caminho do diretório onde está o programa desejado. No meu caso, foi os do LibreOffice, cujo comando é /usr/lib/libreoffice/program/ aqui você pode colocar o programa Writer (swriter), Impress (simpress), ou Calc (scalc). Ficando assim: /usr/lib/libreoffice/program/swriter. Pronto! Só dar Ok e adicionar o Atalho. Eu usei o Super+1 (Mod4+1) para o Writer, o Super+2 (Mod4+2) para o Impress, e o Super+3 (Mod4+3).
Espero ter ajudado quem trabalha com escritório como eu. Abraço.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re:Como Adicionar Teclas de Atalho no Ubuntu Mate (LibreOffice)
« Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2019, 22:29 »
Excelente dica.   :)
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.