Autor Tópico: Lubuntu e Ubuntu dando pau em 64bits > processador?  (Lida 9915 vezes)

Offline Jose Emilio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
  • Além da Imaginação
    • Ver perfil
Lubuntu e Ubuntu dando pau em 64bits > processador?
« Online: 25 de Outubro de 2018, 11:44 »
O Mate 16.04 32bits funciona beleza mesmo um pouco lento.

Instalei o Ubuntu 18.04 64bits e é só abrir algum programa e trava tudo,  o ponteiro do rato fica imóvel e congela tudo
aí tentei o Lubuntu 18.04 64bits e esse a imagem tomba e a tela fica cheia de riscos e faixas  diagonais e trava.

Um amigo meu que é técnico de informática mas que só conhece o ruWindows me disse que o meu processador é ruim.

Queria tirar a minha dúvida aqui:
Concordo que é ruim,  mas será ele mesmo?
É um AMD3 Semprom 140
memoria DDR3 de 4G
placa mãe ASUS M4N68-T M LE
placa video Nvidia

Caso seja o processador,  qual seria melhor que o meu sem ter que
enfiar a mão no bolso e ser mordido pelo escorpião?

Uso o Desktop mais para Internet, baixar filmes, musicas, pdf, arquivos textos e coisas assim
programas que não dispenso: Dreamule, Audacity, Jdownloader, Transmision,

abs

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Lubuntu e Ubuntu dando pau em 64bits > processador?
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2018, 11:46 »
Processador realmente não ajuda muito. Não surpreende dar problema com o Ubuntu.

Mas com o Lubuntu vc deveria conseguir um desempenho no mínimo iqual ao Ubuntu Mate. Vc conferiu se há algum driver adicional para instalar? Poste a saída do comando:

Código: [Selecionar]
sudo lshw -C display
Para mim não ficou claro, mas se o Lubuntu não der vídeo de jeito nenhum e for ele que vc tiver instalado aí agora, vc pode iniciar o PC e digitar CTRL ALT F1 na tela de login que vai abrir o modo texto. Aí faça login com usuário e senha, depois só digitar o comando e tirar uma foto para postar (de preferência em um link externo). Mas pode ser que sua placa de vídeo seja antiga e não tenha um bom suporte no Ubuntu 18.04.


Caso seja o processador,  qual seria melhor que o meu sem ter que
enfiar a mão no bolso e ser mordido pelo escorpião?


Aí precisa ver com calma, até pq pelo uso que vc descreveu aqui, pode ser que se trocar a GPU resolva para vc. Vc nunca vai conseguir algo muito bom com essa CPU aí, mas dependendo do uso, pode quebrar um galho. Acho que a sua placa mãe suporte um bom upgrade de CPU/GPU, porém talvez o mais indicado seja voltar para a versão 16.04, porque vai saber se compensa gastar dinheiro para o seu uso, mas isso é com vc!!! E quanto a ser 32 ou 64 bits, eu iria de 64 bits mesmo.

Offline Jose Emilio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
  • Além da Imaginação
    • Ver perfil
Re:Lubuntu e Ubuntu dando pau em 64bits > processador?
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2018, 17:00 »
Anderson,  olha aí:

oficina@oficina-System-Product-Name:~$ sudo lshw -C display
  *-display               
       descrição: VGA compatible controller
       produto: C61 [GeForce 7025 / nForce 630a]
       fabricante: NVIDIA Corporation
       ID físico: d
       informações do barramento: pci@0000:00:0d.0
       versão: a2
       largura: 64 bits
       clock: 66MHz
       capacidades: pm msi vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=nouveau latency=0
       recursos: irq:23 memória:de000000-deffffff memória:c0000000-cfffffff memória:dd000000-ddffffff memória:dfec0000-dfedffff
oficina@oficina-System-Product-Name:~$

Anderson,  por outro lado,  vou ter que trocar o HD de 320Gb  que encheu.

Essa semana vou reinstalar tudo aqui e depois posto novamente.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Lubuntu e Ubuntu dando pau em 64bits > processador?
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2018, 17:23 »
José Emílio, realmente o seu processador é antigo, apenas um núcleo e com 9 anos de idade, você não pode querer exigir muito dele.

Eu instalaria o Xubuntu ou Lubuntu 64bits com essa quantidade de RAM, você já tem 4GB, usar 32bits não vai reconher toda sua RAM.

Entenda que sua placa de vídeo também é antiga, uma Geforce 7025 também de 9 anos atrás, talvez os drivers da versão 18.04 já não sejam mais compatíveis com essa placa de vídeo. Você consegue rodar as versões live-cd normalmente com com sua configuração?

Eu ficaria no 16.04 até quando pudesse. A não ser que consiga fazer o 18.04 funcionar normalmente. 

Lembrando que os sistemas modernos exigem muito mais dos processadores, são muitos processos e só os navegadores estão consumindo horrores de recursos dos PCs atuais. Quanto mais um PC de 9 anos atrás. 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2