Autor Tópico: [RESOLVIDO] Dúvidas sobre funcionamento do WIne no 20.04  (Lida 3894 vezes)

Offline FadaMorta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Dúvidas sobre funcionamento do WIne no 20.04
« Online: 12 de Maio de 2020, 10:48 »
Olá,

Eu tenho umas dúvidas no funcionamento do Wine, eu passei a usar para jogar phantasy star online em servidor privado, custou uma hora para instalar e com ajuda. Eu basicamente seguia alguns tutoriais para colocar alguma arquitetura nele para rodar de forma compatível. Só sei dizer que uma hora foi, mas ele tá lento, não sei se é porque tô rodando no wine e isso é normal, pra um jogo on-line massivo (mesmo sendo antigo em todos os sentidos). O que eu acho estranho, porque mesmo meu notebook sendo antigo, ele tem hardware para rodar o jogo de forma suave. Não sei o que pode estar havendo, será que é mal uso do wine? como faço para melhorar a performance?


A princípio eu não queria nunca usar wine, estou usando só para PSO porque queria um jogo MMORPG para passatempo já que todos os outros jogos que tenho serão desinstalados e só usarei qualquer outro jogo para experimentar e entender como foi feito, para criar os meus. O único jogo "Pra diversão" vai ser PSO, o resto é para futuro trabalho.
« Última modificação: 24 de Maio de 2020, 15:12 por FadaMorta »

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Dúvidas sobre funcionamento do WIne no 20.04
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2020, 12:04 »
A partir do momento em que usa Wine ou emuladores, isto é, não-nativo,  deve ajustar as expectativas.

Na melhor das hipóteses o software corre igual que no SO nativo.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre funcionamento do WIne no 20.04
« Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2020, 15:36 »
Entende-se que você jogava isso com uma performance melhor no Wine pela versão anterior do Ubuntu. É isso?

Se for ou não, você pode ajustar algumas coisas em
Código: [Selecionar]
$ winecfg
Eu sempre mexo nas configurações do wine observando pequenas alterações de desempenho quando quero ou preciso executar algum .EXE , e às vezes há variações.

Offline FadaMorta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre funcionamento do WIne no 20.04
« Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2020, 21:59 »

A partir do momento em que usa Wine ou emuladores, isto é, não-nativo,  deve ajustar as expectativas.

Na melhor das hipóteses o software corre igual que no SO nativo.

Como assim?


Entende-se que você jogava isso com uma performance melhor no Wine pela versão anterior do Ubuntu. É isso?

Se for ou não, você pode ajustar algumas coisas em
Código: [Selecionar]
$ winecfg
Eu sempre mexo nas configurações do wine observando pequenas alterações de desempenho quando quero ou preciso executar algum .EXE , e às vezes há variações.

Não, eu nunca usei o wine.
Pra jogar geralmente eu usava o windows, e sempre tive uma performance razoável, no linux jogando jogos nativos pela primeira vez eu também tenho performances notáveis pros jogos que jogo dentro dos pré requisitos para jogá-los.

Minha questão é como um jogo de 99/00 pode rodar de forma a desejar em um notebook que foi lançado a mais de dez anos depois dele. Não faz sentido. Acho que deveria estar suave.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Dúvidas sobre funcionamento do WIne no 20.04
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2020, 07:50 »
A sua questão indica desconhecimento e demasiado otimismo.
Mesmo os programas com melhor classificação no WineHQ - Platinum - podem não funcionar com o mesmo desempenho do que correndo nativamente. Esta classificação apenas indica que "tudo funciona", nunca que funciona igual. Na verdade os programas que funcionam tal qual são uma pequena maioria.

Offline FadaMorta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre funcionamento do WIne no 20.04
« Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2020, 18:36 »

Bem, levando em conta que nunca usei wine, por nunca achar necessário: Sim, eu desconheço o que pode fazer, o que me deixa otimista sobre possibilidades. Só queria tirar essa dúvida mesmo, porque os jogos nativos realmente rodam muito suaves sem grandes problemas (mesmo vale para emuladores).


Eu pensava que havia feito alguma coisa errada aqui, mas pelo visto não há nada errado.



Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre funcionamento do WIne no 20.04
« Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2020, 00:39 »
Minha questão é como um jogo de 99/00 pode rodar de forma a desejar em um notebook que foi lançado a mais de dez anos depois dele. Não faz sentido. Acho que deveria estar suave.

Quando executar o winecfg vá em 'windows version' e teste versão por versão, principalmente aquelas próximas dessa data, mas não tenho muita confiança que isso irá adiantar. Pode fazer pouca diferença, mas ainda sim, alguma diferença.

Offline FadaMorta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre funcionamento do WIne no 20.04
« Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2020, 14:33 »
Minha questão é como um jogo de 99/00 pode rodar de forma a desejar em um notebook que foi lançado a mais de dez anos depois dele. Não faz sentido. Acho que deveria estar suave.

Quando executar o winecfg vá em 'windows version' e teste versão por versão, principalmente aquelas próximas dessa data, mas não tenho muita confiança que isso irá adiantar. Pode fazer pouca diferença, mas ainda sim, alguma diferença.

Eu vou tentar isso, muito obrigada.
Engraçado que sempre que via o site do wine e lia sobre, as pessoas diziam que rodavam como em windows, às vezes jogos bem mais recentes. Mas enfim, eu vou tentar. Caso contrário infelizmente eu vou ter que desinstalar tudo e não usar o wine.

Mais uma vez, obrigada!

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Dúvidas sobre funcionamento do WIne no 20.04
« Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2020, 19:17 »
Apenas uma opção a mais, pode adicionar as opções o playonlinux

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline FadaMorta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre funcionamento do WIne no 20.04
« Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2020, 15:10 »
Apenas uma opção a mais, pode adicionar as opções o playonlinux

T+

Não sei se seria muito diferente, mas toda forma eu vou testar em outro momento.
Agradeço a quem colaborou até aqui, no geral, eu desisti de usar o wine.

Vou marcar o tópico como resolvido e vou ficar vendo outras coisas que eu possa fazer no ubuntu.


Mais uma vez, obrigada.

Edit: o jeito vai ser ter um HD maior pra fazer uma partição pra jogos, em um windows, dual boot.