Autor Tópico: instalação de ubuntu com windows portatil lenovo G50-80  (Lida 1526 vezes)

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
instalação de ubuntu com windows portatil lenovo G50-80
« Online: 11 de Agosto de 2018, 18:05 »
Viva! Tenho portátil lenovo G50-80, tem um disco de 1 tera dividido em 2 partes, uma com perto de 900gigas e depois outra com 28gigas. Na parte de 28 gigas tem o sistema recovery do windows e drives. Quando quero instalar ou formatar o portátil simplesmente carrego num atalho do ambiente de trabalho do windows e ele faz automaticamente a nova instalação do windows 10.

Queria instalar o ubuntu mais recente e o hardware já vi que é compatível.

PROBLEMA:
- Tentei instalar o ubuntu e ele pede para ser carregado nos 28 gigas e assim perco o sistema original do windows, pois nesta parte estão os drives e o recovery.
- Se copiar em bakup o disco completo dos 28 gigas com o recovery e drives, a seguir formatar o disco, pegar neste bakup, dará para instalar de novo o windows original e o ubuntu? Isto é dividindo o disco de 1 tera metade para cada lado?
Não posso perder o windows, sou professor e  os quadros interativos das escolas só trabalham com o sistema operativo do windows, nem sequer existe drive para nenhum linux no software dos nossos quadros.  Mas como sou utilizidor do ubuntu em casa queria também ter neste portátil.

Como faço?

Obrigado