Autor Tópico: partição para arquivos compartilhada por windows e ubuntu  (Lida 2228 vezes)

Offline sdp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
partição para arquivos compartilhada por windows e ubuntu
« Online: 03 de Agosto de 2018, 22:22 »
Car@s, uma ajuda.
Comprei um lenovo ideapad com 2tb de hd. fiz a seguinte partição (aproximadamente): 500gb pra windows 10, 100gb pra ubuntu 18.04 e 1,3tb pra arquivos. Queria esta partição de 1,3 em ntfs, para poder ser acessada por windows e ubuntu. Contudo, não consegui montar a /home na partição de 1,4 em ntfs nem fat32. pesquisei na internet e todos falam em mudar o formato pra ext4, mas aí me complica pra windows. tem como ao menos configurar pra meus arquivos, downloads, etc, irem direto pra essa partição? (tentei pôr como pasta de download e dá acesso negado)

gracias!

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:partição para arquivos compartilhada por windows e ubuntu
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2018, 12:19 »
FAT32 só suporta arquivos de até 4GB, só serve para pendrives, cartões de memória e olhe lá. Até dá para usar NTFS, mas não é aconselhável.

Se eu entendi, você deixou a / do Ubuntu com 100GB? Normalmente uns 40GB já são um exagero e tanto para essa partição. Você tem algum motivo especial para usar isso tudo? E outra coisa, acho mais aconselhável manter / e /home juntas. Entao o que sugiro para você é particionar assim:

| Windows | Partição compartilhada NTFS | Ubuntu EXT4 (/ + /home juntas - ou colocar separado também, se quiser, ficando com 4 partições) |

E só colocaria na partição compartilhada o que eu realmente for preciso acessar dos dois sistemas. Não é o mais prático, causa duplicação, mas não vejo forma mais segura de fazer isso.

Agora se você realmente quiser seguir com essa ideia adiante, a única forma que creio que vai diminuir risco de perda de dados é usar links simbólicos da /home para a partição compartilhada.

Faria assim: Siga o particionamento acima, instala o Ubuntu em EXT4 sem /home separada, porque nessa caso não faria sentido, editaria o fstab para montar a partição compartilhada em NTFS na inicialização e, depois, criaria pastas que você queira (Vídeos, Imagens, Música) nessa partição compartilhada, e "linkaria" essas pastas dentro da /home. Algo tipo:

Código: [Selecionar]
mv /home/usuario/Vídeos /ponto_montagem_compartilhada/
ln -s /ponto_montagem_compartilhada/Vídeos /home/usuario/Vídeos

E repetiria para as outras pastas que você queira. Assim, arquivos de configurações ficariam na sua /home em EXT4, e só dados com vídeos, imagens, documentos, etc, iriam para a partição NTFS.

Nunca fiz isso e não sei como seria o funcionamento, mas já vi gente fazendo algo parecido de um linux para outro linux. Backup frequente dos seus dados é fundamental, pois há risco de ter problemas em NTFS pelo Linux e sei lá como o Windows vai se comportar com isso. Faça por sua conta e risco.

Fique atento quanto ao espaço reservado para cada partição. Se, por exemplo, usar a Steam, os jogos por padrão ficam dentro da /home, o que exigiria um espaço maior para a partição do Ubuntu, caso não altere a pasta padrão ou crie mais um link simbólico para resolver isso. Também tem a questão de Máquinas Virtuais, que vão ocupar bastante espaço no Linux, caso use. São os dois casos que enxergo que você precisaria de uma partição maior para o Ubuntu.

 

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:partição para arquivos compartilhada por windows e ubuntu
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2018, 22:01 »
Não tem como montar /home em formatos não-nativos. Vc pode montar sua partição em outro local, no entanto. Desde que fora do "caminho normal ".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D