Autor Tópico: procurar texto dentro de arquivos  (Lida 3503 vezes)

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
procurar texto dentro de arquivos
« Online: 22 de Julho de 2018, 17:21 »
Boa tarde pessoal! Fiquei um tempo sem usar o Ubuntu e agora estou voltando.
Eu uso a maquina para o trabalho e preciso muito da função que busca trechos do texto no conteúdo dos arquivos.

No Win 10 eu apenas clicava e habilitava a função, era o suficiente para encontrar tudo na pasta. Já o Nautilus não busca o conteúdo dos arquivos, mesmo habilitando o recurso, me retornando apenas a correspondência por nome.

Já instalei o Catfish, searchmonkey e alguns outros, nenhum deles encontra o conteúdo dos arquivos de forma satisfatória.

O Catfish foi o melhor dentre eles, mas acaba parando de fazer a busca muito rápido e não localiza nem 1/4 dos arquivos, aliás, a maioria do que ele encontra são arquivos HTML e não .DOC ou PDF.

Eu lembro que é possível usar "Grep", "find" e afins,  via terminal (até precisei agora pouco), mas infelizmente faz com que se perca muito tempo e produtividade.

Alguém conhece algum gerenciador de arquivos eficiente para isso ou um buscador melhor.

Realmente está me atrapalhando demais não contar com esse recurso.

Agradeço muitíssimo pela atenção de todos!
« Última modificação: 22 de Julho de 2018, 19:11 por lucas 94 »

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re:procurar texto dentro de arquivos
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2018, 00:11 »
Assim você encontra dentro dos arquivos:

 "-R" > procura recursivamente dentro do diretório

'o que você procura' > a aspa ( ' )é para palavras separadas se for > o_que_você_procura < não precisa a aspa.

depois o caminho > se quiser procurar em tudo fica > /*

grep -R 'o que você procura' /home/user/documentos/*

Dependendo do arquivo pode não ter permissão.

Fica a dica para todos.

Boa sorte !!!
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re:procurar texto dentro de arquivos
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2018, 08:46 »
Obrigado amigo!

Por acaso não teria como saber se existem uma forma de fazer isso diretamente pelo nautilus?

Na verdade eu já cliquei na opção que habilita o recurso, porém o sistema só me retorna uma busca feita no nome dos arquivos.
Até mesmo fiz um teste, digitando uma frase dentro de um arquivo de propósito, sem muitos itens na parta, mas o buscador não encontra de forma alguma

novamente muito obrigado!

Offline dim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:procurar texto dentro de arquivos
« Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2018, 14:45 »
Olá, não sei se já achou a solução, também fiquei curioso sobre essa função de procurar texto em arquivos, pesquisei e testei algumas opções.

FSearch (pesquisa simples)
Catfish (encontra palavra em arquivo de texto comum)
Kfind (encontra palavra em arquivo de texto comum e .odt)
grep (encontra palavra em arquivo de texto comum)
pdfgrep (encontra palavra em arquivo .pdf)
Searchmonkey (encontra palavra em arquivos de texto comum)
Recoll (encontra palavra em arquivo de texto comum sem extensão, .pdf, .odt e .docx)
catdoc (encontra palavra em arquivo .doc mas não consequi ver o nome do arquivo.)

Sobre a integração com gerenciador de arquivos, o FSearch, Catfish, e o Kfind se integram com Dolphin File Manager, também vi que o Nautilus suporta scripts, mas não encontrei nenhum que procure texto em arquivos.

Acabei encontrando o programa DocFetcher, open source, portátil, ele encontra texto em documentos de varias extensões, só não encontrou em documento padrão do linux sem extensão (aquele tipo .txt sem a extensão).

Site do DocFetcher http://docfetcher.sourceforge.net/en/index.html

Print


Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re:procurar texto dentro de arquivos
« Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2018, 16:12 »
Olha só!

Muito obrigado!

vou testar esse DocFetcher algum tempo! Depois reporto a experiência.

Novamente muito obrigado!