Autor Tópico: Pode atualizar para o Xubuntu 18.04.lts e usar kernel antigo do 16.04 ?  (Lida 1913 vezes)

Offline marcos90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Xubuntu 16.04.Lts   32bits 
Celeron G1610
4 Giga de RAM  DDR3
VGA on BOARD compartilhada
HD de 1Tera

Já estou usando essa configuração há bastante tempo sem problemas . Ontem fui atualizar e recebi mensagem de que tem que fazer update para o Xubuntu 18.04 .  Minhas dúvidas são :

1-  Posso atualizar direto sem começar do zero ?

2-  A versão nova versao  18.04  vai usar outro kernel diferente da que estava usando no 16.04 ?  Em caso positivo , posso mudar para o kernel que estava usando no 16.04 ? 

3- Posso continuar ignorando a mensagem e ir usando com segurança  até abril de 2019 que é a data final de suporte segundo escrito no site do Ubuntu ?

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Pode atualizar para o Xubuntu 18.04.lts e usar kernel antigo do 16.04 ?
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2018, 14:56 »
1-  Posso atualizar direto sem começar do zero ?
Pode. E pode continuar tbm na 16.04 até abril de 2021 que é quando termina o suporte. Siga aquele ditado: Em time que tá ganhando não se mexe...
Tenho na minha rede uns 200 computadores e 95% deles se encontra ainda com o Ubuntu 14.04 LTS. Em 2019 atualizo para a versẫo 18.04. Vou pegar ela sem muitos BUGs.

2-  A versão nova versao  18.04  vai usar outro kernel diferente da que estava usando no 16.04 ?  Em caso positivo , posso mudar para o kernel que estava usando no 16.04 ? 
Com relação ao Kernel. Ele cresce conforme vai aparecendo hardware novos e ele tem que dar suporte a eles. O da versão 18.04 está mais recente que o da 16.04. Só se vc tiver um hardware muito antigo que o kernel novo deixou de dar suporte por algum motivo. O interessante então é nem atuallizar.

3- Posso continuar ignorando a mensagem e ir usando com segurança  até abril de 2019 que é a data final de suporte segundo escrito no site do Ubuntu ?
Pode. Vc pode até configurar pra não mostrar mais a mensagem. Fiz isso aqui nas 200 máquinas.
Vc só precisa editar o arquivo /etc/update-manager/release-upgrades e mudar a variável "Prompt" de "lts" para "never". O comando abaixo faz isso:
Código: [Selecionar]
sudo sed -i "s|Prompt=lts|Prompt=never|g" /etc/update-manager/release-upgrades
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049