Autor Tópico: Problemas com driver de video onboard da ASROCK N68-S3 FX no ubuntu  (Lida 9116 vezes)

Offline marcosmotriz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
ha 2 dias resolvi deixar o windows de lado, e decidi usar o UBUNTU 18 como meu sistema principal no meu desktop , pois ja tinha feito centenas de teste nele na maquina virtual e o sistema tinha tudo que eu precisava para o dia a dia e para o meu trabalho;

apos instalar mim deparei com 2 problemas que mim deixaram realmente triste :(, pois eu estava muito entusiasmado para usar o ubuntu no meu pc e nao mais em maquinas virtuais

(antes de mencionar os problemas que eu tive, quero ressaltar eu tive o windows 7 nessa mesma maquina por 3 anos seguido , sem nenhum dos problemas que irei mencionar a seguir, descartando assim uma hipotese de problema com hardware)

1 - primeiramente instalei o debian com interface kde
apos instalado ao iniciar o pc, na tela de carregar a interface kde , o pc travava :( e era necessario aperta o botao de reiniciar) mais mesmo assim o sistema nao iniciou, ficava apenas numa tela preta apos a tela de login

2- tentei entao instalar o ubuntu, este iniciou cheguei a configurar muita coisa e baixar programas e etc.. mas o sistema comecou a travar , algumas vezes ele congelava, nao dava para mexer em teclado nem mouse durante esses travamento (eram aleatorios), as vezes congelava e dava uma tela rosa meio fosco, com varias listras
iguais ao desse antigo topico: https://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=118082.0

3- tentei entao instalar o manjaro, esse tambem iniciou baixei programas e tal, mais tambem comecou a congelar como no ubuntu

4 - por fim tentei o mint mate, iniciou tambem, mais tambem comecou a congelar, e as vezes congelava e exibia uma tela branca com listra pretas

resumi que nao era problema relacionado a hardware pq no windows 7 que usei durante 3 anos nao aconteceu nenhum problema parecido
resumi tambem que nao era problema com as roms pois testei todas elas no virtual box enquanto ainda estava no windows 7 e nao deram esse problema ,
(o driver de video, que e manualmente instalado no w7, pode explicar pq as distros funcionaram no vrtual box e nao funcionou diretamente quando foi instalado no pc)

acredito que possa ser alguma incompatibilidade com a minha placa mae, especificamente relacionado com o driver de video onboard dela (que e meio "chatinho" por ser um pouco antiga o fabricante so tem versoes do driver para w7 e anteriores, eu acredito tambem que o funcionamento do driver de video dela, funciona mais via software do que por hardware, sendo assim muito dependente do software de driver para funcionar adequadamente)

tentei realizar o procedimento do link acima nesse antigo topico, mais o terminal diz "que impossivel baixar o driver"

por favor, peco ajuda de todos quero muito usar o ubuntu e nao quero ter que comprar outro pc para isso, alguem sabe como resolver esse problema, alguem sabe como posso instalar o drive de video dessa placa no ubuntu?

minha placa e uma : asrock n68-s3 fx,
meu processador e um: six core fx 6100 amd
minha memoria e: 8gb kingston
meu hd e: um ssd kingston 240gb