Autor Tópico: Percentual de uso de linux em desktops no Brasil!!  (Lida 16197 vezes)

Offline mariojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Percentual de uso de linux em desktops no Brasil!!
« Online: 26 de Outubro de 2006, 23:44 »
Essa semana estou tendo Semana Academica aqui na PUCPR (Curso de Eng Computacao), e hoje durante a palestra sobre o Freedows, o palestrante fez seguinte pergunta:

"-Qual vcs achao q eh o percentual de uso de linux em desktops hoje no Brasil?"

Me veio na cabeça entre 3->10%, foi então que ele complementa:

"- 0%, simplismente não é contato, pois o numero é muito pequeno."

Fiquei realmente assustado com a estatistica, um sistema operacional mais rapido, estavel, seguro,... e mesmo assim o percentual de uso em desktop esta em 0%.

Acredito que o palestrante deve ter se enganado, se alguem tiver mais informação... compartilhem

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Percentual de uso de linux em desktops no Brasil!!
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2006, 23:48 »
Talvez ele não tenha se enganado não, eu mesmo, tirando meus colegas de trabalho... conheço pessoalmente mesmo pouquíssimas pessoas que usam Linux, muitas sequer ouviram falar "nisso"... É a triste realidade de nosso país, falou computador, praticamente tá falando windows...

Mas nada que uma "evangelização" não ajude, já consegui "converter algumas almas"

Offline mariojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Percentual de uso de linux em desktops no Brasil!!
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2006, 23:56 »
  Isso ae tem q insistir .. eu na faculdade fik enchendo a cabeça dos cara lah, taum ateh me xamando de "garoto pinguin" heauaheea... pelo menos uns 4 eu consegui converter parcialmente (instalaraum o ubuntu lah q eu dei o cd pra eles e mexem as vezes).. mas eles n tem muito interesse ficaum soh no msn do windows e qndo taum afim entraum nos joguinhos.. tinha gent q nem sabia oq era linux... um cidadaum ainda tem a coragem de falar q o windows n tem bug.. dentro de um curso de eng de computacao isso eh assustador..

  mas hoje tev palestra com o pessoal do Freedows e do Mandriva.. muita gent fik de boca aberta pro linux.. axo q a galera vai começar a se interessar ..
« Última modificação: 26 de Outubro de 2006, 23:59 por mariojr »

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Percentual de uso de linux em desktops no Brasil!!
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2006, 23:57 »
li em uma revista que a porcentagem de computadores que usam linux no mundo é de 1%.

No Brasil deve ser por ai também...

Offline edulimaabreu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Percentual de uso de linux em desktops no Brasil!!
« Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2006, 00:35 »
  Tambem li em algum artigo de revista que o uso de linux no mundo está em torno de 0,36% (não me pergunte como ainda me lembro disso:)

  Porem acho que esses dados (0,36, 0 e 1%) são referentes à maquinas que tem somente o linux instalado, sem contar os com dual boot com win, o que faria mais sentido para explicar esses numeros raquiticos :D


 Quanto as conversões, eu já trouxe 3 pessoas para o lado da luz ;D. Meu irmão e 2 colegas. Tudo bem que eles ainda usam o Win na maior parte do tempo, mas eu também comecei assim :D

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Percentual de uso de linux em desktops no Brasil!!
« Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2006, 01:23 »
Eu moro em São Paulo e simplesmente nunca ouvi falar em alguem que usa Linux... heauheauae...
eu so o unico q eu conheco que usa linux na face da terra...
acho que o valor de usuários que usam Linux em Desktops devam ser inferiores a 0% mesmo...

Abraços.
Natureba.

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Percentual de uso de linux em desktops no Brasil!!
« Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2006, 02:07 »
duvido que seje maior que 1%,pois o linux é muito desconhecidos e o pessoal não quer mudar! muitas pessoas não sabem o que é linux e outras pensam que linux funciona só para servidor.

pergunta: porque não é espalhado mais sobre linux?
reposta: hoje em dia mundo altamente capitalista,microsoft uma das empresas maiores do mundo e riquissima. governos entre outras instituições não vão contra por diversos motivos que não são revelados. radio,tv,entre outro meio de comunicação,você não estranhou que nunca falam sobre linux? e todos os programas que tem nos meios de comunicação se fala sómente em programas windows,ou pela tv que tem imagens mostra sempre! rodando o windows? grandes empresas donos de grandes negocios que são os gerais meios de comunicação,contratando pessoas com muita experiencia para atuar em todos os meios pois não podem colocar qualquer um, e você acha que não sabem da existencia dele??

as coisas podem parecer confusas ou que não tem uma ligação imediata,mas tudo esta tem um porem,coisas que são feitas por traz de qualquer meio... esse é o motivo que o linux tera um crescimento tão demorado ou não-crescimento,não intendeu aonde eu quiz chegar? comece a olhar melhor o que acontece por traz e pela frente da midia que você intendera,tente coloca esse texto em um forum que tenha apoio a microsoft ou que seja um forum muito puxa-saco windows,para ver quanto tempo esse texto ficara sem ser deletado...

a mesma coisa que acontece na politica (não estou apoiando ninguem!!!), existe as coisas por traz das coisas mais obvias (mas deixe a politica de lado...)

analize isso muito bem que você chegara ao motivo do linux não ter seu crescimento nessesario

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline Cond_83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Percentual de uso de linux em desktops no Brasil!!
« Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2006, 02:26 »
Eu sou apaixonado por Linux e já consegui trazer minha namorada e duas pessoas do serviço para o mundo do Tux... agora estou na tentativa de fazer minha prima mudar para o Linux.

Não é somente isso que o nosso amigo falou logo acima... isso também é algo que depende não somente de grandes empresas como também do próprio usuário.

Apesar desses esforços, ninguém que eu conheço (nem mesmo eu) consegue deixar de usar o Windows mesmo tendo um Linux instalado, porque tem programs que são impossíveis de fazer funcionar até mesmo usando o Wine... no meu caso tem o activesync da Microsoft para sincronizar os dados do meu iPAQ rx3715 com o computador e instalar programas nele (nem sempre existem arquivos .cab dos programas) e isso inclui também a minha impressora Lexmark X1185 que até hoje não consegui fazer funcionar com o Dapper (nem impressão e nem scanner) e por esses motivos ainda não é possível deixar de usar o Windows.  :(

Mas quem sabe no futuro neh... eu sou o admin de rede lá da empresa e gostaria muito de migrar os PC's para o Linux, mas existem alguns problemas:

- todos usam um programa de gerenciamento chamado PubliManager que só funciona no Windows (se alguém souber de alguma maneira de instala-lo usando o Wine ficarei muuuuti grato - esse programa usa o MySQL e tem que fazer um roteamento para o host do servidor de uma filial nossa que fica em Salvador)
- todos usam o MSOffice 2003 e apesar do OpenOffice ser um ótimo programa, existem muitas funcções e facilidades no Office que não existem no OpenOffice. Já tentei instalar o Office 2003 no wine mas o mesmo ficou muito instavel e algumas coisas não fucionaram.

Existe um outro detalhe que impede que usuários venham a utilizar o Linux:

- todo usuário é preguiçoso por natureza e não gosta de ficar lendo documentação ou a ajuda de qualquer software porque quer tudo na mão e pronto para usar (com excessão de alguns que ainda fuçam um pouco mas mesmo assim pedem ajuda para 80% das coisas)
- tem aversão a tudo que é novo pois vai ter que aprender a utilizar e quanto menos tiver que pensar melhor ... sempre com a desculpa de que não tem tempo (também tem suas raras excessões)
- é extremamente raro (eu disse extremamente raro? na verdade quis dizer quase impossível) achar cursos de Linux para usuários que não manjam absolutamente nada, ou seja, um curso que comece do zero com o professor dizendo: "esse é o menu de aplicações onde ficam a maior parte dos programas..." ou então "esse é o aplicativo chamado terminal..." (para windows e office tem a rodo em qualquer escolinha de informática)

Resumindo, a maioria esmagadora de usuários do Linux são pessoas que já têm um certo conhecimento em outros sistemas operacionais e que sabe como e onde fuçar/aprender para alcançar um determinado objetivo (usuário não tem paciência para esse tipo de coisa) que pode ir desde uma configuração no xorg.conf até instalações de programas no Wine e scripts para facilitar a vida.
Usuário geralmente não tem interesse em aprender, pois já está acostumado com a mesmice de sempre do windows (duplo clique para instalar um programa, etc) e os que ainda demonstram certo interesse acham muito difícel e acabam voltando para o Windows.

Falo por experência própria em três empresas que trabalhei e nesta última que sou admin.

É isso que eu acho em relação ao quadro geral que estamos vivendo (desabafei... hehehe). O que vocês acham?

Abraços
« Última modificação: 27 de Outubro de 2006, 02:30 por Cond_83 »

Offline OsvaldoPTux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Ubuntupédia
Re: Percentual de uso de linux em desktops no Brasil!!
« Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2006, 04:35 »
Olá.

Aqui está uma estatística mundial. Vejam "OS Platform Statistics" na página.

As coisas estão melhores do que parecem  ;)

http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp

Abraço

Osvaldo
**********************************
http://ubuntupedia.info/

Offline Cond_83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Percentual de uso de linux em desktops no Brasil!!
« Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2006, 09:51 »
Olá.

Aqui está uma estatística mundial. Vejam "OS Platform Statistics" na página.

As coisas estão melhores do que parecem  ;)

http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp

Abraço

Osvaldo


Realmente, bem melhor do que imaginávamos, estamos apenas 0,3% abaixo dos usuário de Mac, contudo muita coisa precisa mudar e mais incentivos ao uso do software livre deveria ser feito. Eu tento fazer a minha parte apesar de muito pequena.
Vocês viram no meu post um pouco mais acima as dificuldades que tenho para disseminar o Linux para as pessoas, pois apesar da aparência agradável de muitas distribuições, ainda pecamos no modo de "ensinar" o verdadeiro "usuário" (que deve ser o responsável pois mais de 50% da estatística aperesentada no link que o OsvaldoPTux passou) a trabalhar com o nosso sistema, pois infelizmente a realidade é que o pessoal prefere tudo o que é mais fácil e infelizmente devo adminitir que o Windows é mais fácil de lidar do que o Linux (talvez nem tão mais fácil assim, mas digamos, um pouco mais diferente - graças a Deus...rs)

Abraços

Offline mientefuego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Percentual de uso de linux em desktops no Brasil!!
« Resposta #10 Online: 27 de Outubro de 2006, 10:03 »
Olá.

Aqui está uma estatística mundial. Vejam "OS Platform Statistics" na página.

As coisas estão melhores do que parecem  ;)

http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp

Abraço

Osvaldo

Realmente, bem melhor do que imaginávamos, estamos apenas 0,3% abaixo dos usuário de Mac, contudo muita coisa precisa mudar e mais incentivos ao uso do software livre deveria ser feito. Eu tento fazer a minha parte apesar de muito pequena.

(...)

É importante lembrar que isso é entre desenvolvedores web, que usam o w3schools, e que entendem pelo menos um pouco mais de informática do que um usuário final.

Por entenderem mais, a probabilidade de terem ouvido falar sobre Linux é maior.

ginho

  • Visitante
Re: Percentual de uso de linux em desktops no Brasil!!
« Resposta #11 Online: 27 de Outubro de 2006, 10:30 »
E os Governos? Principalmente no Estado do Paraná, aqui em minha cidade
são menos de 20.000 habitantes, porém a Biblioteca Pública, obra nova,
possui o sistema em Linux, não sei  qual, e a garotada acessa a Net atráz de
matérias para trabalhos de lá, estão começando a usar e não falam mal, acabam
por se sentirem a vontade. Para disseminar (Tá correto isso?)) o uso é muito
simples, que as escolas ensinem os garotos a usar o Linux, antes que eles aprendam
a usar o outro, aí a preguiça em aprender ira se virar contra o outro.

Offline Curioso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Curioso de nascença...
    • Ver perfil
    • BLOG:
Re: Percentual de uso de linux em desktops no Brasil!!
« Resposta #12 Online: 27 de Outubro de 2006, 23:35 »
pq o cara vai "esquentar" a cabeça com linux se o papai pode pagar, a cada mes, uma visita de um "técnico" para formatar a máquina?!?!?!?

Offline edulimaabreu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Percentual de uso de linux em desktops no Brasil!!
« Resposta #13 Online: 28 de Outubro de 2006, 02:01 »
Citar
Apesar desses esforços, ninguém que eu conheço (nem mesmo eu) consegue deixar de usar o Windows mesmo tendo um Linux instalado

  Estou somente com o Linux instalado aki em casa a quase 1 ano, oq me impedia de usa-lo antigamente eram os hardwares não suportados, porem agora, sempre quando eu faço um update eu troco por hardwares q são compativeis com o linux. Hj nao tenho mais problemas de impressoras, scanners, etc,  que não funcionam no Linux  :)

  Cond_83, sei que seu caso é mais complicado q o meu, mais para a maioria das pessoas é possivel sim usar somente o Linux. Não é necessario ler toda a documentação do Linux para usa-lo. Claro que se vc quiser tirar o maximo do sistema aí sim vc deve ler. Quase tudo depende da distribuição q vc escolhe, tiro como exemplo os meu colegas convertidos  :D. Nunca tinham mexido em linux, não sabem nenhum comando (exceto pon dsl-provider), mas com o Ubuntu eles fazem tudo oq precisam, basta saber onde estão as ferramentas de configuração.
  O unico problema é a compatibilidade de hardwares, tem um deles q nao consegue instalar a web cam, o outro  o scanner, mais tirando isso tá beleza  :D

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Percentual de uso de linux em desktops no Brasil!!
« Resposta #14 Online: 28 de Outubro de 2006, 03:58 »
É menos de 1% mesmo. Isso eu já sabia a tempos.

No entanto se você for ver os servidores web, ai acredito que fica pela casa dos 40-50%. É que pra Desktop (a grande maioria dos computadores do mundo) o Linux não popularizou bem ainda. Acho que isso se deve ao fato de existirem muitas distribuições. Se o Linux fosse um só, com certeza já seria muito mais popularizado.

Não estou defendendo que deveríamos ter só 1 Linux, alias sou totalmente contra, mas acho que pra o usuário que nunca viu Linux na vida, quando alguém fala pra ele que existem centenas, ele fica com um pé atraz mesmo. Ele pensa coisas como "poxa mas existem centenas... como vou saber que estou usando o melhor?" ou então "poxa, imagina eu baixar um, aprender ai quando for trocara para um outro ter que aprender tudo de novo!". Por isso o pessoal prefere ficar no Windows mesmo porque é só um mesmo. É o da Microsoft e pronto;

Por isso que quando vou recomendar Linux pra uma pessoa, eu parei de falar aqueles clichês famosos como "Olha, linux é a maior liberdade, você pode escolher o que se adapta melhor a você. Existem centenas de distribuiçõs, cada uma pra um tipo de usuário!"
Definitivamente isto não funciona. O cara quer instalar Linux não porque ele é livre, pela filosofia maravilhosa dele (salvo em alguns casos muito raros que acredito serem menos de 1%), etc... Ele quer instalar Linux porque é bom!
Então eu já chego dando um cd do Ubuntu e falo: Olham instala esse Linux aqui que é maravilhoso. Ele é bom, rápido, estável, seguro... ahh e é de graça também. Aqui no forum só me lembro de 1 post até hoje de alguém entrando preocupado se o Windows era legal ou não. E eu não me lembro de posts falando sobre a maravilhosa filosofia do software livre aqui.

Eu estou pra escrever um artigo sobre isso, que o Linux só não é mais popularizado porque a comunidade não tem a mínima noção de publicidade. Não adianta pegar e querer vender o sistema livre, aberto,que você pode mudar tudo e etc... pra um cara que não tem o mínimo interesse nem conhecimento de programar nada, e ainda usa Windows Pirated Edition no computador. Esse cara não quer saber se é livre ou não, ele quer saber se é de graça e se é BOM!

Eu sou contra falar pra usar Open Office, por exemplo, porquê ele é open source. Eu sou a favor de usar Open Office porque ele é bom. Eu digo pras pessoas usarem Ubuntu porque Ubuntu é bom.

E isso tem dado MUITO mais resultado.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2006, 04:00 por LedStyle »