Autor Tópico: [Resolvido] Impressão saindo escura em Grayscale no Ubuntu 18.04.  (Lida 2640 vezes)

Offline dim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Problema: Impressão saindo escura na versão 18.04 do L/K/X/Ubuntu

Sistemas testados: Lubuntu 16.04 e Lubuntu 18.04 (também testado com Ubuntu 18.04, Xubuntu 18.04 e Kubuntu 18.04.

Configurações da impressora
Media Size: A4
Color Model: Grayscale
Color Precision: Normal
Media Type: Plain Paper
Print Quality: Standard
Resolution: Automatic

Hardwares testados
Desktop Dell Optiplex 745
Notebook IBM ThinkPad T61
Impressora Epson Stylus TX123

Alguém sabe como resolver?



Adicionando mais dados 31/05/2018

Também instalei drivers Epson,  fiz 2 down-grade de kernel, substitui o Libre office 6 pelo 5, por ultimo, como tiro as cegas removi pelo Synaptic todos os pacotes relacionados com drivers de impressão  da nova versão (Ubuntu 18.04) e instalei os mesmos pacotes da versão anterior (Ubuntu 16.04), sem resultados ainda.
« Última modificação: 16 de Julho de 2018, 01:12 por dim »

Offline dim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Impressão saindo escura em Grayscale no Ubuntu 18.04.
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2018, 00:14 »
Olá, acabei conseguindo instalar no Ubuntu 18.04 a versão antiga do driver gutenprint (printer-driver-gutenprint v5.2.11), não havia conseguido antes porque eu estava fazendo da forma errada, substituindo todos os pacotes de impressão pela versão antiga,mas só era necessário substituir os pacotes (printer-driver-gutenprint v5.2.13 e libgutenprint2 v5.2.13).

Primeiro eu removi os pacotes (printer-driver-gutenprint v5.2.13 e libgutenprint2 v5.2.13), depois instalei via terminal os pacotes (printer-driver-gutenprint v5.2.11 e libgutenprint2 v5.2.11), e por fim tranquei os dois arquivos para não atualizarem (sudo apt-mark hold printer-driver-gutenprint e sudo apt-mark hold libgutenprint2).



Como eu sempre imprimo em Grayscale, fiz algumas impressões com duas imagens, uma cinza claro e outra cinza escuro, percebi que o (driver gutenprint v5.2.11 não imprime cinza claro quando esta no modo RGB Color, e o driver gutenprint v5.2.13 imprime muito escuro quando esta no modo Grayscale.

Conclusão, pra quem imprime colorido o ideal parece ser o (driver gutenprint v5.2.13) porque ele não ignora o cinza claro, eu não tenho tinta colorida aqui, não sei se o (printer-driver-gutenprint v5.2.11) usaria a tinta colorida para imprimir o cinza claro, e para quem imprime em Grayscale o ideal parece ser o (driver gutenprint v5.2.11) porque ele não torna a imagem mais escura.



Lembrando que isso é testado na impressora Epson Stylus TX123, não é regra geral, mas os passos aqui talvez ajudem alguém, como eu imprimo apenas no modo Grayscale, meu problema se resolveu com a instalação do (driver gutenprint v5.2.11).
« Última modificação: 16 de Julho de 2018, 00:17 por dim »