Autor Tópico: Não consigo formatar o pen drive que está com o boot do Ubuntu  (Lida 7524 vezes)

Offline phraraujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Não consigo formatar o pen drive que está com o boot do Ubuntu
« Online: 20 de Setembro de 2016, 15:03 »
Olá, estou com um problema que não consigo resolver.

Usei um pen drive de boot pra instalar o Ubuntu, entretanto não consigo formatá-lo. Ele apresenta duas partições e espaço livre. Não consigo formata ou excluir as partições, nem criar uma nova partição com o espaço livre. Tentei até formatar pelo windows, mas lá o pen drive apresenta pouco mais de 2 mega de espaço. Não consigo entender o que está acontecendo.

Quando tento formatar aparece essa mensagem: This partition cannot be modified because it contains a partition table; please reinitialize layout of the whole device. (udisks-error-quark, 11)

Já quando tento excluir a partição aparece isso: Error deleting partition /dev/sdb1: Command-line `parted --script "/dev/sdb" "rm 1"' exited with non-zero exit status 1: Alerta: O descritor da controladora (driver) informa que o tamanho físico de bloco é 2048 bytes, mas o Linux informa que é 512 bytes.
 (udisks-error-quark, 0)

Essa última é a mesma mensagem que aparece quando tento criar uma partição com o espaço livre do pen drive.


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Não consigo formatar o pen drive que está com o boot do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2016, 20:13 »
Talvez antes fosse melhor trazer aqui ao tópico alguma informação mais precisa sobre o dispositivo e seu particionamento, como ele se apresenta.

Com o pendrive 'espetado', faça o seguinte comando e poste o resultado de:

para uma visão mais geral dos discos:

Código: [Selecionar]
sudo parted -l
para informações mais específicas sobre o pendrive:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l /dev/sdn
Sinal de hífen mais letra ele no comando acima.
Em sdn o 'n' substitui pela específica letra que identifica o respectivo pendrive (sdb, ou sdc, etc)

Não conheço diretamente o problema, mas há alguns relatos e várias abordagens na internet sobre o problema, porém a que me pareceu melhor fundamentada (de autoria do Rod Smith, um cara que é muito 'fera' nisso) é a que sugere que talvez o pendrive continha originalmente uma tabela de partição GUID (GPT), entretanto, sobre ela foi criada uma nova tabela de partição do tipo MBR (Master Boot Record), através de uma ferramenta que não "entende" GPT. Como o particionamento GPT ocupa mais espaço do que MBR, isso significa dados do originalmente particionamento GPT "sobrando", o que então torna a interpretação dos dados confusa.

Parece ser uma boa hipótese, nessa caso a solução passaria pelo uso do FixParts ou ainda do Gdisk

A base original dessa abordagem está aqui:

Can't format or delete partitions in pendirve cause of gpt table error

http://askubuntu.com/questions/388315/cant-format-or-delete-partitions-in-pendirve-cause-of-gpt-table-error

Está linkada originalmente no link retro, porém apenas para tornar mais direto, a página do FixParts Tutorial, do Rod Smith é essa aqui:

http://www.rodsbooks.com/fixparts/

« Última modificação: 20 de Setembro de 2016, 20:18 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline atilafj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Não consigo formatar o pen drive que está com o boot do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2017, 18:43 »
Estou com o mesmo problema, criei um pendrive de inicialização do Ubuntu 17.10 e agora não consigo formatar o pendrive. a mensagem que aparece é:

Error deleting partition /dev/sdb1: Command-line `parted --script "/dev/sdb" "rm 1"' exited with non-zero exit status 1: Alerta: O descritor da controladora (driver) informa que o tamanho físico de bloco é 2048 bytes, mas o Linux informa que é 512 bytes.
 (udisks-error-quark, 0)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Não consigo formatar o pen drive que está com o boot do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2017, 19:04 »
Estou com o mesmo problema, criei um pendrive de inicialização do Ubuntu 17.10 e agora não consigo formatar o pendrive [...]

Então, @atilafj

Use o GParted e crie uma nova tabela de partição no pendrive.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline junkle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re:Não consigo formatar o pen drive que está com o boot do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 18 de Dezembro de 2017, 22:21 »
Lembrando que o GParted pode se o usuário quiser, criar um pendrive no formato GPT, que é importante para computadres/notebooks com UEFI.
Ubuntu Mate 18.04 LTS

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Não consigo formatar o pen drive que está com o boot do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2018, 11:28 »
Bem, não houve nenhuma solução? São mais de 120 dias da postagem original e acabei de postar algo na mesma linha de raciocínio e também não obtive resposta (até o momento) e já se foram meia dúzia de pendriver's por conta desse tipo de problema (alguns com 16GB e com apenas algumas horas de uso). O pendrive não monta, não é reconhecido por GParted ou "Discos" (no Dash) ou qualquer programa no Windows, onde ele até abre, porém, só uma das 3 partições que estão lá (e essa partição é bastante pequena, inutilizando o pendrive para uso no dia a dia). Ou seja, mais um pra gaveta...  :-\

Offline Xin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re:Não consigo formatar o pen drive que está com o boot do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 13 de Julho de 2018, 12:50 »
No meu caso, eu abro no gparted, desmonto, e crio uma nova tabela de partição ms-dos; depois crio uma nova partição. O pendrive volta a funcionar normalmente.
“Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque.”

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Não consigo formatar o pen drive que está com o boot do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 13 de Julho de 2018, 16:24 »
No meu caso, eu abro no gparted, desmonto, e crio uma nova tabela de partição ms-dos; depois crio uma nova partição. O pendrive volta a funcionar normalmente.

Emprestei pra um amigo meu o pendrive, mas assim que tiver ele de volta, testarei a dica. Se bem que nem abriu?! Como é que vou desmontar, criar nova tabela de partição...   ???

Offline Xin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re:Não consigo formatar o pen drive que está com o boot do Ubuntu
« Resposta #8 Online: 13 de Julho de 2018, 16:30 »
Quando instalo o Ubuntu no meu, ele fica bloqueado. não é possível copiar arquivos para ele nem formatar. Mas ele monta, e é possível excluir a partição pelo gparted, e depois criar outra.
“Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque.”