No meu caso, a instalação do Edgy foi a melhor coisa que pude fazer neste mais de um ano de Ubuntu!
Eu uso um P3/1.1GHz com 256MB RAM, dos quais 64MB estão compartilhados com o vídeo "onboard" SiS 630/730, e a sensação que estou experimentando é quase a mesma que tive ao usar o Xubuntu 6.06.1 (ainda instalado em outra partição).
Alguns detalhes, porém, eu demorei a notar. De todos, o mais importante estava relacionado com os temas de controles (GTK engines). Dependendo do controle que utilizava, todo o sistema perdia muito desempenho, chegando mesmo a provocar comportamentos estranhíssimos no Nautilus.
Por exemplo, quando apliquei os controles Alphacube, além de ficar extremamente lento, vez ou outra o Nautilus abria umas três janelas na inicialização! No início pensei que fosse um dos bugs do Edgy, mas acabei notando que isso não acontecia com os controles Human... Certamente isso se deve a alguma incompatibilidade entre algumas engines e a versão 2.16 do Gnome, mas definitivamente não é uma instabilidade do Edgy.
O que fiz, então, foi alterar o tema Human para o meu gosto pessoal, e agora tenho o Ubuntu mais rápido que já tive chance de usar.
Outra vantagem, ainda para o meu caso, é que agora o meu video onboard está quase totalmente operacional, inclusive com algumas funcionalidades de aceleração 3D e calibração antes indisponíveis.
No geral a minha experiência com o Edgy está sendo mais do que satisfatória, e hoje, após 3 dias de testes e ajustes, ele já é o meu sistema default.
[ ]'s
GDA