Autor Tópico: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões  (Lida 31294 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #15 Online: 28 de Outubro de 2006, 09:24 »
Aqui vão as minhas impressões:

Eu gostei do novo USplash, muito mais bonito que do Dapper.
A questão do tema é totalmente subjetiva. Eu gosto do tema Orange do Ubuntu, não gosto do papel de parede que foi usado no Edgy. Sei lá, o pessoal quer o quê? Que ele seja Azul como a grande maioria das outras distros e SOs? Ou então vai ser Verde. Podem ver, ou os temas padrões são Azuis ou Verdes na sua grande maioria. Eu gosto que o tema do Ubuntu  não seja igual aos outros.
Boot muito mais rápido, no meu sistema ele está levando 30 segundos. O Dapper levava 57s! 
O desempenho do sistema também é melhor, o Gnome 2.16 ficou muito mais rápido, e não é achismo não. Estou tendo a oportunidade de testar o Edgy em vários PCs diferentes e a melhora (na questão do desempenho) é evidente.
A finalização da instalação está demorando um monte! Até parece que travou, e está travando em alguns micros, me obrigando a reiniciar todo o processo de instalação. Notei que a quantidade de RAM está diretamente relacionada a isso. Em PCs com muita RAM demora bem menos para finalizar a instalação além de dificilmente travar. Já vi tudo no próximo Install Fest aqui em Novembro, quando muita gente traz os Lentiums da vida! 


Quanto ao Driver da Nvidia é o seguinte. Talvez pela grande maioria de vocês não estarem usando as versões de testes, não sabiam que a ativação do Driver mudou!  ;D

Tenham certeza de estar com o kernel-generic instalado e em uso. Depois procurem pelo nvidia-glx, nvidia-kernel-common, linux-restricted-modules-2.6.17-10- generic

Depois disso tudo instalado, no terminal como root (eis aqui o pulo do gato!):
Código: [Selecionar]
nvidia-xconfig 
Depois é só reiniciar o X com CRTL + ALT + Backspace ou reinicie o sistema.  Se reiniciar o sistema você vai  ver o logo da Nvidia, se apenas reiniciar o X vá até o terminal e chame o nvidia-settings. Ele deve aparecer para você completo, podendo alterar vários ítens da configuração da placa de vídeo.

Ele montou outras partições de um HD que instalei numa escola aqui, eles usam Kurumin, já apareceram os ícones na área de trabalho. Ainda não fiz a instalação final aqui em casa. Estou deixando o Edgy no meu HD de teste como eu gostaria, para ter certeza que posso migrar do Dapper.

No mais, não tive problemas com a versão final. A única coisa que estava faltando era fazer funcionar o LimeWire/FrostWire, mas achei como se faz isso no Fórum Gringo e já postei isso na sessão dicas e truques.  Também achei que poderia haver algum problema com o ícone que avisa sobre as atualizações, mas não houve nada  de errado. Em alguns micros está demorando mais para ele aparecer, só isso.

« Última modificação: 28 de Outubro de 2006, 09:33 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #16 Online: 28 de Outubro de 2006, 09:40 »
Bom, usei ainda muito pouco o Edgy, mas já tive algumas observações:

Prós:

Está rápido pra caramba!! Principalmente o boot;
O boot está mais bonito;
O som da minha Creative Live 5.1 ficou ainda melhor nele. Os drivers do Windows oficiais da Creative não chegam nem perto do driver aberto do Alsa;
Firefox 2.0!!!!
Gnome 2.16!!!
Agora os emblemas de pastas também foram personalizados;
Temas de ícones mais organizados;
Melhor detecção e envio de relatórios de bugs. Num travamento que ocorreu aqui quando instalava o driver da Nvidia, quando o sistema reiniciou, ele mostrou um ícone na barra do sistema com o relatório do erro para envio do mesmo pelo site (já abriu o Firefox automaticamente para consulta e relato de bug).

Contras:

A instalação aqui demorou muito mais do que Dapper que gastava 8 minutos para copiar os pacotes e o resto era só descarregar pacotes da net. O Edgy aqui gastou mais de 20 minutos para cópia de arquivos;
A configuração do teclado está meio doida. Tipo, a tecla / no shell não funciona, mesmo selecionando Brasil (não tem ABTN2);
A instalação não reconhece partição / como foi dito acima. Tem que forçar no Gparted e exclusão e criação para reconhecer;
Acho que o Ubuntu já poderia trazer drivers da Nvidia e, caso encontrada no sistema, já levantava o sistema com AIGLX e Beryl habilitados e funcionando. O mesmo se aplica às placas da ATI;
Rythmbox como player padrão... Desculpa aí quem gosta dele, mas acho ele simplesmente horroroso, pobre em opções. Pra mim Listen está passando da hora de ser o player padrão do Gnome e do Ubuntu.  Ou até mesmo o Banshee que ainda está amadurecendo. Com isso ainda continuo usando o amarok que é muito mais player que o Rythmbox. Gostaria de ter já na instalação um ambiente homogêneo com o Listen como padrão. Mas ainda prefiro misturar com KDE por causa do amarok. Bom, é mais opinião minha. Então não interpretem isso como uma "cacetada" minha no Ubuntu. Mas que o Rythmbox é horroroso, isso é hehe  ;D
Detecção de resoluções em placas de Nvidia. Este é um problema comigo não acontece apenas com o Ubuntu, mas também com todas as distros Linux que usei. Fazer rodar em 1280x1024 é uma luta! Não sei o que o XORG arruma que não detecta a resolução máxima em placas Nvidia corretamente. Já com uma placa ATI funciona com a resolução máxima desde o boot com CD.

Não considero isso tanto um contra, mas já é mais opinião pessoal:
Apesar não ser fã de tcl/tk, acho que o Amsn está muito mais maduro que o GAIM que parece que morreu no tempo. Então acho que o Amsn poderia ser o mensageiro padrão. O único problema é que ele só conecta no MSN. Com certeza seja esta a razão.

Bom, ainda usei por poucos minutos o Ubuntu Edgy, mas me parece que não houve aquela mudança aparente grande igual a do Breezy para o Dapper. Mas me parece que por debaixo do capô, muita coisa mudou para deixar o motor muito mais forte.

Depois posto mais coisas que notei.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #17 Online: 28 de Outubro de 2006, 09:44 »
Ah! Outra coisa que achei pró! O reconhecimento da partição NTFS do meu micro foi 100%! Depois de reiniciar, ele já colocou o ícone na área de trabalho e já deixa entrar nela numa boa, sem dar aquele erro do Dapper de permissão. E os caracteres especiais como ç, ã, e outros ficaram Ok, sem colocar igual antes "?" nos caracteres que não era reconhecidos. Quem sabe no próximo Ubuntu teremos até o NTFS-3G hehehe
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline wagnerluis1982

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #18 Online: 28 de Outubro de 2006, 11:14 »
Bem, lá vou eu...

O GNOME 2.16 está show de bola. O Boot também está mais rápido. Estou notando que o sistema está com o visual mais bonito, organizado, padronizado. Enfim, Nota 10.0 ao GNOME 2.16.

Já o EDGY particularmente Nota 7.0.

- Na instalação do sistema sumiu a opção do teclado Brasil ABNT-2. Não tive dificuldades, mas alguns usuários com certeza terão.

- A instalação foi MUITO, na verdade, MUITO MESMO demorada em relação à versão DAPPER e BREEZY. Tudo bem que é um sistema mais atual do que os outros, mas DEMORAR MUITO MUITO como demorou pra concluir é demais. A instalação do Dapper aqui era feita em no máximo 20 minutos. Essa nova versão levou uns 40 a 45 minutos. Já falei que a instalação demorou muito...?

- Após a instalação do EDGY o mesmo me apareceu com um drive de "disquete 1" para ser montado em "/dev". Não sei onde ele achou esse dispositivo. Mas tudo bem, foi só editar o FSTAB que tava tudo resolvido. Creio que foi por causa dos leitores de cartão de memória da impressora HP Photosmart 7260 que pode ter confundido o sistema (mas isso não acontecia no Dapper).

- Achei o desempenho das animações do BERYL inferior ao do Dapper.

Apesar desses erros, posso garantir que o sistema está muito bom. Para mim foram apenas quatro erros contra dezenas de melhorias.

Abraços. Fiquem na paz.

Referente a questao do teclado, o meu é padrão americano, a primeira vez e segunda vez eu me bati, depois resolvi, também achei chata a mudança.

Quanto a instalação apesar de mais, nao achei tão demorada assim.

E esse lance do 'Drive de Disquete 1' também aconteceu comigo.

Eu testei também o Kubuntu, está muito mais rápido e muito mais estável. O problema da montagem do disqute em /dev acontece também.

Fiz um teste básico, percebi ao testar um DVD sem encriptação que quando inicia o Kaffeine ele aparece uma mensagem informando que falta o W32Codecs e libdvdcss2. Mas o DVD (nao encriptado) toca. No Ubuntu com o Totem, o DVD não encriptado nao toca. Estou falando sem instalar nada.

Mas no geral, tirando esses errinhos, que são um pouco chatos, fica té queimação pra um Usuário iniciante no Linux, o sistema está muito bom.

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #19 Online: 28 de Outubro de 2006, 13:43 »
Para mim foi como vcs constararam

o sistema ta muito rápido
a instalação bem mais demorada
reconhecimento de hardware melhorou, estou com som no meu trabalho, coisa que eu não tinha no breezy e no dapper.


acho que essa historia de que software deveria vir ou não no lugar de outro software é bobagem. se você não gosta, troque e pronto. eu mesmo acho muito ruim o AMSN, apesar de concordar que o gaim tá com o desenvolvimento muito lento. não dá para reclamar nesse quesito, cada pessoa espera 1 software diferente.


Acho que o Ubuntu já poderia trazer drivers da Nvidia e, caso encontrada no sistema, já levantava o sistema com AIGLX e Beryl habilitados e funcionando. O mesmo se aplica às placas da ATI;


discordo completamente. incluir isso durante a instalação so adicionaria mais uma váriavel para dar problema. e muito mais gente iria desativar os efeitos, muito mais gente do se tem habilitando.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #20 Online: 28 de Outubro de 2006, 16:10 »
Marcus, aí é que está o X da questão. Pode ver aqui neste fórum o tanto de tópicos criados sobre instalação e configuração do Listen e Banshee. O pessoal não é muito fã dele porque o Rythmbox não é mais player digno de estar em uma distribuição como Ubuntu. O Rythmbox está praticamente morto. Acho que tem muita gente que não usa o Rythmbox devido sua pobreza de recursos. Pode ver que, por exemplo do Dapper para o Edgy, o gthumb foi substituído pelo F-Spot que é muito melhor e tem mais recursos. Acho que essa mudança foi excelente, já que tínhamos outro programa de fotos com melhores recursos. Acho que o player de música deve acontecer o mesmo nas próximas versões. Ainda mais que agora no Synaptic tem uma opção que o Debian Etch implementou a pouco tempo que é um serviço que fica rodando em background enviado relatórios dos seus pacotes e programas instalados para os matenedores da distribuição saberem quais softwares o público mais gosta e usa. Lógico que só envia estas informações e deixa muito claro isso (ainda mais que é código aberto, qualquer um pode comprovar este fato).

Bom, desculpa aí se fui um pouco duro na resposta, mas não é nada contra você viu? É mais "birra" com o Rythmbox. O bicho fraco hehehe

Inté!  ;D

Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #21 Online: 28 de Outubro de 2006, 17:08 »
Olha só meu free -m depois de instalado via live cd:

fernando@fernando-linux:~$ free -m
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:          1002        571        431          0         45        306
-/+ buffers/cache:        219        783
Swap:          258          0        258


será?isso só  com o firefox aberto!

e ele não está reconhendo a opção escurecer a tela ao tirar o cabo de energia, porque?
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

Offline OsvaldoPTux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Ubuntupédia
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #22 Online: 28 de Outubro de 2006, 18:45 »
Olá.

Instalei primeiro o CD numa partição vazia e logo a seguir o Automatix.

Tudo funciona na perfeição.

Abraço

Osvaldo
**********************************
http://ubuntupedia.info/

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #23 Online: 28 de Outubro de 2006, 22:00 »
Ah, outra coisa que notei! Fuso horário. Antes era só colocar Sao Paulo. Agora tem mais fusos. Por exemplo pra ficar a hora Ok aqui eu tive que por Bahia  :o Essa eu não entendi... Sao Paulo tá como GMT -2 (antes era -3) e Bahia que é GMT -3. Não entendi muito bem essa não... ;)
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline arllen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #24 Online: 28 de Outubro de 2006, 23:56 »
Ae galera. Não é radicalismo, mas eu preferi voltar ao Dapper.   :'(  :'(

Estou triste mesmo por causa do Gnome 2.16 que está excelente. Sinto falta também de alguns programas atualizados e por do Boot rápido e bonito do Edgy.

Meu pc é um Pentium IV 3.0GHz HT numa placa mãe DELL GX280 (chipset Intel 915G + ICH6) com memória de 1GB em dual-channel e a VGA é uma GeForce 6200 TC 256MB.

Olha só, o meu pc não é dos piores  :P  mas ficou lento durante muitas vezes com o Edgy depois que instalei o driver beta da Nvidia. O firefox 2.0 também teve alguns problemas na renderização de algumas imagens, e chegou a travar. Sem falar nos erros comentados anteriormente.

Abraços. Fiquem na paz.

« Última modificação: 28 de Outubro de 2006, 23:58 por arllen »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #25 Online: 29 de Outubro de 2006, 08:52 »
Mas arllen, isso tudo foi com a versão Final do 6.10?

Usar Driver Beta para o Vídeo e não querer problemas também é meio complicado.

Aqui eu estou usando o Flash 9 Beta, par ao Opera foi um desastre, ficou muito instável. Mas a culpa é do Flash 9 Beta e não do 6.10.


Quanto ao Rhythmbox, essa nova versão fez ele renascer das cinzas. Pode ser feio, mas ele está mostrando a arte dos Albuns, as letras das músicas e o melhor de tudo, a qualidade sonora melhorou muito. Está com o som muito melhor que o Amarok.  Estou me referindo ao 0.9.6 . E ainda ouve rádio e podcast, além da função de funcionar com o iPod (essa eu não testei pois não tenho iPod). No momento ele só perde em beleza para o Amarok. Mas para mim o que importa mais é o Som, e nisso ele tá dando um banho no Amarok.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #26 Online: 29 de Outubro de 2006, 09:31 »
Rapaz arllen, também estou triste, voltei pro dapper hoje, pois uso ele em um notebook sony vaio,e no edgy deu aoguns problemas:

1)A tela não escurece pós desplugar da tomada-------no dapper isso está automático
2)o boot horas fica rápido horas lento--------------------no dapper não sei porque mas ficou mais rápido, estranho né?


e pra mim preciso de um bom gerenciamento de energia por usar um notebook.mas pro outro lado o firefox é uma bala, e o gonome também.estou nese momento atualizando o dapper. "galactus " vê se vc pode me ajudar: será que se eu meter depois o cd do edgy ele vai atualizar sem remover essas características que estão funcionando normalmente no dapper?e esse poble de hora o boor ficar uma bala e e outra demorar muito mas muito pra iniciar o que pode ser?
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

Offline pedropg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Laranja Mecanica
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #27 Online: 29 de Outubro de 2006, 09:55 »
Ah, outra coisa que notei! Fuso horário. Antes era só colocar Sao Paulo. Agora tem mais fusos. Por exemplo pra ficar a hora Ok aqui eu tive que por Bahia  :o Essa eu não entendi... Sao Paulo tá como GMT -2 (antes era -3) e Bahia que é GMT -3. Não entendi muito bem essa não... ;)

Não seria por causa do horário de verão??? pode ser pois ele foi adiado por causa das eleições do segundo turno, e naum deve ter sido atualizado o pacote que cuida do horário (que naum lembro o nome)
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #28 Online: 29 de Outubro de 2006, 09:59 »
Estou testando também o Edgy, e tive algumas dificuldades para instalar ( atualizar do Dapper para o Edgy ), primeiro o script do CD do alternate não funcionou de jeito nenhum, tive que atualizar na marra com apt-get, tive problema com algumas dependências ( inclusive do Firefox ), que me fez inicialmente ficar sem o X, coisa que consegui resolver rápido ( mais ou menos ), o firefox deu mais trabalho, mas agora também está redondo.

Uma coisa que estranhei foi de existir apenas o kernel Generic no Edgy, no Dapper tinha kernel para a maioria dos processadores. Será que vou ter que compilar o kernel para o meu AMD 32 bits e para o meu Opteron 165 ( dual core ) ??? ( já não faço isto desde o tempo do Conectiva Linux 10 )

Offline arllen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #29 Online: 29 de Outubro de 2006, 13:37 »
galactus, realmente o driver da nvidia sendo beta não posso esperar maravilhas. rsrsrs.
a versão do Edgy foi a versão final. Logo quando li a noticia no planeta ubuntu brasil  que tinha saido a versão final, corri pra baixa-lo. gravei num cd e fiz a instalação. ainda verifiquei o md5sum se estava tudo ok. uma vez tive problemas com um ubuntu dapper devido ao ISO defeituoso que eu tinha baixado. Mas dessa vez está tudo correto.

Quanto ao Rhythmbox concordo com você. Está muito bom. Abraço.

lfernandosg, que pena que você teve problemas tambem. Desejo sinceramente que possa resolve-los. Tenho pouco conhecimento em Linux mas estarei acompanhando este tópico e desejando boa sorte a todos que tiveram problemas e ajudando no que for possível. Experimenta fazer a atualização como você falou, mas faça um belo de um backup antes rsrsrs. Em breve eu creio que teremos alguma atualização importante para o Edgy, na qual muita correção a acompanhará.

Abraços a todos.
Fiquem na paz.