Autor Tópico: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões  (Lida 31295 vezes)

Offline FilipeRegis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Online: 26 de Outubro de 2006, 21:59 »
Este tópico é para discutir o sistema em si e as primeiras impressões que os usuário tiveram.
Para discutir sobre download e outros assuntos, dirija-se a http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=12268.0

Pra quem baixou e já está testando o novo Ubuntu, contem suas primeiras impressões:

Minhas 1as impressões:
Eu tô com um pé atrás. Sinceramente.
Quando instalei o Dapper, parecia mais redondo, mais maduro, estável e funcional.
Aqui, não instalei nada ainda (instalação nova em folha) e já deu uma travada que só reset deu jeito.

E a aceleração 3d pra placas ATI ou NVidia.. disseram que viria ativado "de fabrica". Vcs conseguiram?
Aqui o glxinfo retorna o seguinte:

name of display: :0.0
X Error of failed request:  BadAlloc (insufficient resources for operation)
  Major opcode of failed request:  142 (GLX)
  Minor opcode of failed request:  3 (X_GLXCreateContext)
  Serial number of failed request:  16
  Current serial number in output stream:  17

Offline TIGOS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2006, 22:05 »
Ja que foi criado um topico para isso... deixe-me copiar o que eu tinha postado em outro...

O que o TIGOS notou:

Gnome : impressionante o ganho de performance.... fiquei pasmo!
Rede : Não sei porque diabos minha placa de rede "amanheceu" desativada... fiquei aqui que nem um babaca tentando configurar o pppoe e fui ver que ela estava desativada.... mas sem pânico!
Visual : o novo boot ficou dahora, nao digo o design, e sim o seu funcionamento!, e sim... ele está mais rapido mesmo!
Continuando no Visual, eu mudei os Controles (Controls) para o ClearLooks e ele ficou com um azul muito bonito! Gostei!!!

Ah... o FF 2.0 ta show!

Engraçado que não vi o icone de updates no tray.... hehehehhee

PS: Esperando quando é que vão surgir os tais "repositórios" para o mesmo!... tenho muito o que instalar!

Será que os do Dapper servem? se não, porque a cada versão tem que ser repositórios novos?, sei lá acho meio que burrice isso ... mas blz!

Offline Screwball

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • Code Warrior
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2006, 22:14 »
Chama a atenção:
A nova tela do boot, colorida ao invés daquele âmbar. Não exibe mais mensagens sobre o que o sistema está carregando no momento.

Boot mais rápido.

Fontes mais claras, tanto no X quanto no terminal.

Reconhecimento de QUASE todo hardware (placa de vídeo não foi corretamente instalada).

Firefox 2.  ;D


Eu tive uns probleminhas também.

Na instalação, o instalador não reconhecia a partição raiz ("/").
Solução: deletar a partição e recriá-la.

Placas NVidia: o sistema não instalou automaticamente os drivers. Então instalei o pacote nvidia-glx. Não funcionou.
Solução: baixei os drivers beta (1.0-9625) do site da NVidia e instalei. Precisa instalar o pacote xorg-dev antes. Agora tá funcionando redondo.

Foram esse probleminhas que tive até agora. Vou continuar fuçando aqui pra ver se aparece mais coisas.


PS: também estou aguardando os repositórios para o Edgy.
$>cd /pub && more beer && \
> cd ~ && make unzip && strip && touch && grep && \
> finger && mount && fsck && \
> more && yes && umount && sleep

Offline FilipeRegis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2006, 22:36 »
Na instalação, o instalador não reconhecia a partição raiz ("/").
Solução: deletar a partição e recriá-la.

Passei pelo mesmo.

Placas NVidia: o sistema não instalou automaticamente os drivers. Então instalei o pacote nvidia-glx. Não funcionou.
Solução: baixei os drivers beta (1.0-9625) do site da NVidia e instalei. Precisa instalar o pacote xorg-dev antes. Agora tá funcionando redondo.
Com aceleração 3D? essa receita funciona também pra ATI? (no caso X1600PRO)

Offline Screwball

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • Code Warrior
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2006, 06:23 »
Placas NVidia: o sistema não instalou automaticamente os drivers. Então instalei o pacote nvidia-glx. Não funcionou.
Solução: baixei os drivers beta (1.0-9625) do site da NVidia e instalei. Precisa instalar o pacote xorg-dev antes. Agora tá funcionando redondo.
Com aceleração 3D? essa receita funciona também pra ATI? (no caso X1600PRO)

Sim, com aceleração 3D! Inclusive instalei o Beryl e ficou show com umas bordas semi-transparentes e outros efeitos.

Mas para placas ATI o procedimento é um pouco diferente, não sei bem como fazer, porque não tenho uma placa dessas.
$>cd /pub && more beer && \
> cd ~ && make unzip && strip && touch && grep && \
> finger && mount && fsck && \
> more && yes && umount && sleep

Offline vlad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2006, 07:25 »
Sobre o Beryl, o Hamacker fez dois tópicos a respeito disso, mas não os testei. Seguem os links:

AIGLX + Beryl no Ubuntu Edgy 6.10 só para NVIDIA
http://planeta.ubuntubrasil.org/post/1145

AIGLX + Beryl no Ubuntu Edgy 6.10:
http://planeta.ubuntubrasil.org/post/1122

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2006, 08:54 »
Em pouco tempo de teste, posso dizer que o Edgy:

- não "entendeu" a placa de vídeo GEFORCE MX 400. Tive que "forçar" a resolução 1280 no xorg.conf.
- ainda com o bug do modem SpeedTouch 510 da Speedy (conexão cai a qualquer momento). Solução: remover o DHCP.

Agora as maravilhas do Edgy:

- o boot muuuuito mais bonito e elegante já feito no Ubuntu.
- o ambiente tá mais rápido nas respostas dos cliques.

Com o Automatix2 (também numa versão mais bonita) o Ubuntu tá ficando show. Agora preciso testar o OpenOffice... não sei se ele está em inglês. Se tiver, preciso ver como mudar isso. Dicas???

Abraços

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2006, 09:55 »
três palavras:


feio pra burro!



quanto à placas NVidia, eu instalei com o pacote nvidia-glx, e deu pau no X. aí eu fui ver no xorg.conf e vi que o nvidia-glx enable errou o endereço da placa. ele colocou 0:5:0, e minha placa esta em 3:0:0. foi só trocar isso que funcionou normal...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

ginho

  • Visitante
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2006, 11:20 »
Eu gostaria de uma informação....
Qual a versão do Grub numa instalação limpa
Grub ou
Grub2?
Talvez não tenha nada a ver, porém ao tentar instalar o Driver da NVIDIA, seguindo o
tuto acima só que do sitio frances, observei que o módulo é o 2.6.17.5...... e no meu
Grub, só aparece a opção do 2.6.17.10....Estou com a impressão que não habilitou a
imagem correta. Pode ser?

Offline arllen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2006, 11:30 »
Bem, lá vou eu...

O GNOME 2.16 está show de bola. O Boot também está mais rápido. Estou notando que o sistema está com o visual mais bonito, organizado, padronizado. Enfim, Nota 10.0 ao GNOME 2.16.

Já o EDGY particularmente Nota 7.0.

- Na instalação do sistema sumiu a opção do teclado Brasil ABNT-2. Não tive dificuldades, mas alguns usuários com certeza terão.

- A instalação foi MUITO, na verdade, MUITO MESMO demorada em relação à versão DAPPER e BREEZY. Tudo bem que é um sistema mais atual do que os outros, mas DEMORAR MUITO MUITO como demorou pra concluir é demais. A instalação do Dapper aqui era feita em no máximo 20 minutos. Essa nova versão levou uns 40 a 45 minutos. Já falei que a instalação demorou muito...?

- Após a instalação do EDGY o mesmo me apareceu com um drive de "disquete 1" para ser montado em "/dev". Não sei onde ele achou esse dispositivo. Mas tudo bem, foi só editar o FSTAB que tava tudo resolvido. Creio que foi por causa dos leitores de cartão de memória da impressora HP Photosmart 7260 que pode ter confundido o sistema (mas isso não acontecia no Dapper).

- Achei o desempenho das animações do BERYL inferior ao do Dapper.

Apesar desses erros, posso garantir que o sistema está muito bom. Para mim foram apenas quatro erros contra dezenas de melhorias.

Abraços. Fiquem na paz.

Carlos Araujo

  • Visitante
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #10 Online: 27 de Outubro de 2006, 13:50 »
Perfomance: Melhorias substanciais, o ambiente está mais leve e bonito, claro

O Centro de Controle do Gnome me parece estar mais amigável, encontramos todas as definições mais usuais do ambiente de modo fácil e amigável;

Vídeo: Os velhos problemas de instalação e suporte às placas gráficas, em especial ATI, persistem.Nenhuma facilidade nova ou evolução neste ítem, infelizmente.É pressionar os fabricantes para liberarem drivers decentes que ofereçam suporte aos recursos que o Ubuntu oferece.Para quem possui ATI este é um cenário nada animador.

o K3B continua ruim, instável e estúpido.Troquei pelo Brasero (versão dapper) que dá conta do recado

Multimídia, Som,etc.: Tasquei as dicas do Guia, Youtube e Flash (versão 9) funcionando numa boa

Firefox:Desabilitar IPV6 produz um enorme ganho de performance

Firewall: O velho firestarter continua lá, firme e forte.Falta um front end mais redondo

Mouses: Quem quiser ver seus novos mouses logitech funcionando ter que seguir as dicas do Fórum...na munheca mesmo


Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #11 Online: 27 de Outubro de 2006, 22:13 »
Apesar de ter voltado para o Dapper eu utilizei ele durante uma semana e aqui não tive grandes problemas com ele.
A instalação correu sem problemas e com ajuda das dicas aqui do forum consegui instalar tudo que eu tinha funcionando no Dapper.
Realmente o boot é mais rapido que o do Dapper mas pelo que tinha ouvido falar a diferença não é tão significativa... é perceptivel mas nada de extraordinario.
Depois de tudo instalado achei que o uso de memoria estava mais baixo que o do Dapper e o sistema também é mais rapido no uso diario... os programas abrem com um pouco mais de velocidade e o uso de memoria permanece mais baixo mesmo com varias aplicações abertas ao mesmo tempo. (Com relação ao uso da memória eu achei que a diferença estava grande até reinstalar o Dapper e notar que ele também passou a utilizar menos memória.. o que me fez perceber que havia algo errado na instalação anterior, mas mesmo assim o Edgy é mais economico na memoria)
Não tive problema serio com nenhum dos aplicativos... a parte multimidia não funcionou tão perfeitamente como no Dapper mas acredito que isso foi devido a algum problema de instalação dos pacotes mesmo e não do sistema ja que no topico em que o Galactus postou as dicas outras pessoas postaram dizendo que não tiveram problemas.
O Firefox funcionou bem.. apenas alguns travamentos sem explicação mas que não causavam grandes problemas bastando fechar o aplicativo e abrir novamente pra que voltasse ao normal.. achei ele mais rapido que a versão 1.5 mas tenho que levar em consideração a falta das extensões que tornam o aplicativo mais leve mesmo.
No geral o sistema se comportou bem... as vezes ao mandar abrir algum aplicativo ele tentava e não conseguia... na segunda tentativa funcionava.
Em função desses detalhes optei por voltar ao Dapper que ja provou sua estabilidade e confiabilidade... o Edgy ainda tem pequenas instabilidades mas que devem ser corrigidas muito em breve... achei muito bom por ser novo... normalmente versões novas assim costumam ser mais instaveis, mas como não faço muita questão das ultimas novidades eu vou ficar com o Dapper mais um tempo.

Abraço a todos!!

Vivendo e Aprendendo!!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #12 Online: 27 de Outubro de 2006, 22:35 »
Não instalei ainda, baixei ontem e só testei o Desktop como liveCD em diversas máquinas...

É só comigo que ele ficou lerdo pra caramba pra carregar o LiveCD como boot?????

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #13 Online: 28 de Outubro de 2006, 00:10 »
Não consegui nem mesmo rodar o LiveCD. O sistema começa a dar o boot mas depois trava e não vai pra frente, nem os terminais caracter.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Sevrale

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Edgy Eft 6.10 - Primeiras Impressões
« Resposta #14 Online: 28 de Outubro de 2006, 07:50 »
Não instalei ainda, baixei ontem e só testei o Desktop como liveCD em diversas máquinas...

É só comigo que ele ficou lerdo pra caramba pra carregar o LiveCD como boot?????

Não foi só com vc não! Essa versão deveria anida estar em teste, pois está cheia de problemas.
Comigo aconteceu o seguinte:
Não tive nenhum problema com o Dapper (Continúo com a mesma máquina -descrita abaixo) nem com o Kurumin 7.0b1, este rodando "redondo".
Já com o Edgy, desde a primeira versão de teste que não consigo rodar de nenhum jeito. Só agora com versão final ( final???) é que consegui rodar pelo live e instalar no HD e pelo menos dois problemas sérios que me chateou e desinstale, sem procurar outros:
- O Gerenciador de Arquivos só abre os diretórios Home, Desktop e um outro, que nem me lembro.
- Fica abrindo uma janela indicando erro no soundserver (tanto no live, como depois de instalado)
Resumindo: Vou esperar uma versão realmente definitiva e continuar com o meu Kurumin.

AMD Athlon 64 2800+ Motherboard GA-K8VM800M
512 Mb mem.