Autor Tópico: Dúvida - Qual versão utilizar?  (Lida 4081 vezes)

Offline Fugem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Dúvida - Qual versão utilizar?
« Online: 17 de Abril de 2018, 00:00 »
Olá Pessoal,

Gostaria de uma opinião de vocês para um pequeno projeto pessoal. Dei uma pesquisada aqui no fórum mas ainda estou na dúvida.

Basicamente tenho um Notebook sobrando em casa e quero transformá-lo em um pequeno servidor de dados (para acesso interno e externo) e impressora.
A dúvida está em qual versão do Ubuntu utilizar, a Server ou a Desktop normal. A resposta mais obvia seria o server pois é feito para isto, mas há alguns outros pontos a considerar que coloco abaixo.
--Tenho pouca experiência com o Linux, então ainda ajuda bastante uma interface gráfica.
--Também precisarei acessar de dois notebook com windows os arquivos.
--Pretendo depois configurar também um acesso VPN para quando estiver fora e quiser acessar algum arquivo.
--Pretendo instalar uma multifuncional e compartilhar na rede e também nas núvens. Inclusive gostaria de configurar o scanner para tudo que digitalizar cair em uma pasta compartilhada.

Vocês que tem experiência, é viável de fazer isso na versão normal do Linux? sem que envolva ser expert em linux.. rsrs

Agradeço desde já..
Abraços
Fugem

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Dúvida - Qual versão utilizar?
« Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2018, 11:21 »
Olá Pessoal,

Gostaria de uma opinião de vocês para um pequeno projeto pessoal. Dei uma pesquisada aqui no fórum mas ainda estou na dúvida.

Basicamente tenho um Notebook sobrando em casa e quero transformá-lo em um pequeno servidor de dados (para acesso interno e externo) e impressora.
A dúvida está em qual versão do Ubuntu utilizar, a Server ou a Desktop normal. A resposta mais obvia seria o server pois é feito para isto, mas há alguns outros pontos a considerar que coloco abaixo.
--Tenho pouca experiência com o Linux, então ainda ajuda bastante uma interface gráfica.
--Também precisarei acessar de dois notebook com windows os arquivos.
--Pretendo depois configurar também um acesso VPN para quando estiver fora e quiser acessar algum arquivo.
--Pretendo instalar uma multifuncional e compartilhar na rede e também nas núvens. Inclusive gostaria de configurar o scanner para tudo que digitalizar cair em uma pasta compartilhada.

Vocês que tem experiência, é viável de fazer isso na versão normal do Linux? sem que envolva ser expert em linux.. rsrs

Agradeço desde já..
Abraços
Fugem
Olá Fugem!

Vc pode instalar qualquer uma das duas versões. A diferença básica entre elas é que a versão desktop tem a interface gráfica e programas que só rodam numa interface gráfica e a server não tem. Mas vc pode instalar a Desktop e usar como servidor ou vice-versa, Desde que instale ou remova os pacotes necessários. O nome das versões não tem nada a ver com a serventia, isto é, a SERVER só servir se o computador for um servidor e a DESKTOP só se for um computador doméstico. Elas poderiam se chamar TEXTO e GRAFICO ou até PROMPT e JANELAS.
Uma outra diferença crucial é o tamanho de Download entre uma versão e outra.
Se vc é acostumado a usar a interface gráfica, instale essa e adicione os pacotes necessários para os serviços que desejar.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Fugem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Dúvida - Qual versão utilizar?
« Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2018, 13:09 »
Perfeito.. Muito obrigado pela explicação selvaking!

Abs

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Dúvida - Qual versão utilizar?
« Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2018, 13:46 »
Só não cometa o erro de instalar uma versão antiga e sem suporte, só porque a máquina não tem muito recurso...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Dúvida - Qual versão utilizar?
« Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2018, 17:57 »
Qual a configuração do notebook?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Fugem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Dúvida - Qual versão utilizar?
« Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2018, 00:01 »
Qual a configuração do notebook?

É um Core I7, com 4Gb de Ram.
é um bom notebook. Só esta parado porque tive que comprar um mais leve para transitar com ele e por causa da bateria deste antigo que arriou de vez. É um lenovo então não encontro mais peças como uma bateria.
Ou seja, vou aproveitar para algo que ele ainda servirá muito bem.. rsrs

Abs

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Dúvida - Qual versão utilizar?
« Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2018, 09:16 »
Com essa configuração e esse propósito eu instalaria a versão normal desktop do Ubuntu.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson