Olá a todos,
Bom, só tive tempo de fazer o procedimento agora e, infelizmente, no meu caso, não resolveu.
O problema persiste.
Fiz todo o procedimento detalhadamente, mas não resolveu.
PS em 30/05/2018. Considerando que a Caixa Econômica Federal disponibilizou uma nova versão do arquivo GBPCEFwr64.deb no mesmo link citado abaixo, a qual apresenta compatibilidade com ubuntu 18.04 e com o firefox das versões 58 em diante, simplificando o processo de instalação, tornando desnecessários os passos 6, 7 e 11 sugerimos não usar o presente tutorial, . O texto abaixo fica mantido apenas para registro histórico. Vamos lá, mais uma tentativa, siga o passo a passo: (procure copiar os comandos)
1. Baixar e instalar o navegador Chrome caso não tenha. O instalador Warsaw não implementa o certificado "Warsaw Personal CA" na versão 58 ou superior do Firefox.
2. Baixar o Warsaw fornecido pela CEF, no endereço -
https://cloud.gastecnologia.com.br/cef/warsaw/install/GBPCEFwr64.deb - versão 1.12.5.1 -compatível com CEF, BB e Itaú, com os navegadores Chromium, Chrome, Firefox e Opera.
3. Abrir o terminal e remover qualquer versão anteriormente instalada com o comando.
sudo apt-get purge warsaw
4. instalar a dependência.
sudo apt-get install libnss3-tools
5. Ainda no terminal acessar a pasta onde foi baixada o arquivo do warsaw. Pressupondo que foi na pasta Downloads
cd Downloads
e logo após
sudo dpkg -i GBPCEFwr64.deb
e aguardar o termino da instalação.
(durante este passo é fundamental que o navegador Chrome esteja fechado. Se precisa verificar este tutorial, ou copiar os comandos, usar o firefox)
6. verificações:
A) a instalação do warsaw com o comando;
ps -ef |grep -v grep |grep -i warsaw
a saída vai indicar um warsaw/core rodando como usuário do computador tipo:
usuario 1516 1 0 10:17 ? 00:00:16 /usr/local/bin/warsaw/core B) abrir o navegador chrome e no endereço: chrome://settings/certificates acessar a aba autoridades e procurar por Warsaw Personal CA. se o certificado não estiver presente, repita os passos 3, 5 e 6.
7 - Abrir o terminal e rodar os comandos:
A - Acessando a pasta
cd /usr/local/lib/warsaw
B. Substituindo os arquivos por links para os arquivos do sistema
sudo ln -sf /lib/x86_64-linux-gnu/ld-linux-x86-64.so.2 ; sudo ln -sf /lib/x86_64-linux-gnu/libc.so.6 ; sudo ln -sf /lib/x86_64-linux-gnu/libpthread.so.0 ; sudo ln -sf /lib/x86_64-linux-gnu/libdl.so.2
C: Ative e inicie o serviço do warsaw :
sudo systemctl enable warsaw
sudo systemctl start warsaw
sudo /usr/local/bin/warsaw/core
8: Verifique que os processos relacionados ao warsaw estão rodando corretamente:
ps -ef |grep -v grep |grep -i warsaw
Você deve observar no mínimo 1 [...]/warsaw/core rodando como root e pelo menos um [...]/warsaw/core rodando como usuário. tipo:
root 1103 1 0 13:33 ? 00:00:01 /usr/local/bin/warsaw/core
usuario 2165 1 0 13:33 ? 00:00:01 /usr/local/bin/warsaw/core9 - Reiniciar o computador.
10) para acesso aos bancos:
A) CEF =. Abrir o navegador chrome e acessar a página -
https://internetbanking.caixa.gov.br/sinbc/nb/login/redirecionaDispSeguranca - vai aparecer a mensagem: adicional de segurança instalado incorretamente. Aguarde enquanto configuramos seu computador. encerrado aparece a mensagem: Adicional de Segurança CAIXA instalado. Acesse a sua conta.
B) ITAU = pelo chrome acesse a página do Itau, insira o numero de agencia e conta - vai aparecer o nome do correntista e na parte inferior a msg guardiao itau instalado. Está configurado o acesso para o banco itau
C) BB = Pelo Chrome acesse a pagina
https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp e espere configurar o acesso. Quando estiver disponível os campos: agencia, conta e senha Está configurado o acesso para o banco do brasil
11. Para configurar o acesso pelo firefox. (versão 58 em diante o certificado não é injetado automaticamente pelo Warsaw.)
A) abrir o navegador chrome e no endereço: chrome://settings/certificates acessar a aba autoridades e procurar por Warsaw Personal CA. Escolha exportar e salve o certificado na pasta de sua preferência.
B) abra o navegador firefox e vá ao endereço: about:preferences#privacy opção ver certificados, escolha importar e aponte para o certificado anteriormente exportado. Marque os campos para confiar.
tutorial baseado no archlinux com as modificações sugeridas pelo Sampayu.
DidBrother