Autor Tópico: Ubuntu não instala (USB live não encontra partições)  (Lida 2283 vezes)

Offline jerrylee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ubuntu não instala (USB live não encontra partições)
« Online: 19 de Fevereiro de 2018, 15:28 »
Amigos,
sou iniciante no ubuntu e estou tendo alguns problemas para conseguir instalar (reinstalar) o ubuntu 16.04.3 LTS no meu notebook.
Para vocês entenderem melhor a situação vou descrever o que aconteceu comigo.
Eu tinha instalado no meu notebook o ubuntu 17.04. Durante alguns meses não tive problema algum, mas nas últimas semanas vinha tendo problemas na inicialização e decidi reinstalar, mas agora com o ubuntu 16.04.
Criei o USB bootavel com o ubuntu 16.04 e reinstalei o sistema. Durante dois dias funcionou bem, mas voltou a apresentar problema na inicialização. As vezes demorava muito a iniciar (mais de 5 minutos) e as vezes não iniciava, ficava travado na tela roxa (mais de 1 hora) forçando-me a desligar o PC para tentar iniciar novamente.
Então decidi reinstalar novamente, mas desta vez não estou conseguindo. Quando chega na etapa de definir as partições ele não reconhece o hd.
Tentei criar as partições pelo GParted do live, mas ele também não encontra as partições do HD. Quando abro o GParted ele exibe a mensagem:
The driver descriptor says the physical block size is 2048 bytes, but Linux says it is 512 bytes. E depois exibe apenas o espaço do pendrive (4G).
Na instalação anterior eu havia criado 4 partições: sda1 efi com 500 MB, sda2 / raiz com 100 GB, sda3 home com 650 GB e sda4 swap com 4G.

Sai do live e tentei reiniciar o sistema, mas entra numa tela preta e são exibidas algumas mensagens de erro (ata1: COMRESET failed (errno=-16)) (ver imagem no link abaixo). tentei executar o fsck na sda2 (partição raiz), mas também acusa erro, como mostrado na imagem:
https://photos.app.goo.gl/U0pVeWdwNWQv7ziB3

Quando entro pelo live antes de iniciar o sistema também é exibido em uma tela preta as mensagens