Autor Tópico: Ubuntu não instala (USB live não encontra partições)  (Lida 2283 vezes)

Offline jerrylee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ubuntu não instala (USB live não encontra partições)
« Online: 19 de Fevereiro de 2018, 15:28 »
Amigos,
sou iniciante no ubuntu e estou tendo alguns problemas para conseguir instalar (reinstalar) o ubuntu 16.04.3 LTS no meu notebook.
Para vocês entenderem melhor a situação vou descrever o que aconteceu comigo.
Eu tinha instalado no meu notebook o ubuntu 17.04. Durante alguns meses não tive problema algum, mas nas últimas semanas vinha tendo problemas na inicialização e decidi reinstalar, mas agora com o ubuntu 16.04.
Criei o USB bootavel com o ubuntu 16.04 e reinstalei o sistema. Durante dois dias funcionou bem, mas voltou a apresentar problema na inicialização. As vezes demorava muito a iniciar (mais de 5 minutos) e as vezes não iniciava, ficava travado na tela roxa (mais de 1 hora) forçando-me a desligar o PC para tentar iniciar novamente.
Então decidi reinstalar novamente, mas desta vez não estou conseguindo. Quando chega na etapa de definir as partições ele não reconhece o hd.
Tentei criar as partições pelo GParted do live, mas ele também não encontra as partições do HD. Quando abro o GParted ele exibe a mensagem:
The driver descriptor says the physical block size is 2048 bytes, but Linux says it is 512 bytes. E depois exibe apenas o espaço do pendrive (4G).
Na instalação anterior eu havia criado 4 partições: sda1 efi com 500 MB, sda2 / raiz com 100 GB, sda3 home com 650 GB e sda4 swap com 4G.

Sai do live e tentei reiniciar o sistema, mas entra numa tela preta e são exibidas algumas mensagens de erro (ata1: COMRESET failed (errno=-16)) (ver imagem no link abaixo). tentei executar o fsck na sda2 (partição raiz), mas também acusa erro, como mostrado na imagem:
https://photos.app.goo.gl/U0pVeWdwNWQv7ziB3

Quando entro pelo live antes de iniciar o sistema também é exibido em uma tela preta as mensagens
ata1: COMRESET failed (errno=-16)
ata1: COMRESET failed (errno=-16)
ata1: COMRESET failed (errno=-16)
ata1: COMRESET failed (errno=-16)
ata1: reset failed, giving up

Alguem já passou por algo parecido? Procurei em outros tópicos, mas não encontrei. Se puderem me orientar na solução deste problema fico muito grato. Não quero ter que voltar para o windows.


« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2018, 16:02 por jerrylee »

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re:Ubuntu não instala (USB live não encontra partições)
« Resposta #1 Online: 27 de MAR?O de 2018, 09:47 »
tá parecendo algum problema de hardware no equipamento.