Autor Tópico: Módulos de segurança de bancos no Ubuntu  (Lida 15792 vezes)

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Módulos de segurança de bancos no Ubuntu
« Online: 14 de MAR?O de 2018, 21:19 »
Boa noite pessoal, segue a saga. Cada coisa que preciso fazer no Ubuntu está sendo um parto.

Depois de muito custo consegui instalar e fazer funcionar o IRPF  2018.
Agora estou tentando fazer os bancos que uso funcionarem, CEF, BB e Itaú. Depois de muito custo consegui fazer o BB funcionar, pesquisando em outros foruns vi que tinha que ativar o flash, pois mesmo estando com todos os módulos de segurança instalados, só consegui fazer funcionar no BB. CEF e Itaú continuam sem funcionar, achei que poderia ser uma incompatibilidade do firefox, instalei o Chrome (inclusive achei estranho que sequer foi gerado um ícone dele na área de trabalho, tive que pesquisar via dash), mas nem com o chrome resolveu, fica pedindo o módulo do mesmo jeito, como se não tivesse sido instalado. Já fiz e refiz várias vezes e nada. Estou desanimando já, tarefas básicas se tornando algo tão chato e trabalhoso pra conseguir. Pra tudo tenho que ficar perguntando.

Offline DidBrother

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Avante. sempre em frente
    • Ver perfil
Re:Módulos de segurança de bancos no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 15 de MAR?O de 2018, 11:51 »
Bom Dia.



Como tens por objetivo acessar CEF, BB,  e Itaú, sugiro que utilize o warsaw baixado no site da CEF a partir do link https://internetbanking.caixa.gov.br/sinbc/nb/login/redirecionaDispSeguranca  que baixa a versão 1.12.5.1 compatível com BB, CEF, Itau, e também compatível com os navegadores Chrome, Chromium,  Firefox e Opera, sem necessidade de qualquer alteração nas configurações de flash.

Testado ubuntu 16.04

DidBrother

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:Módulos de segurança de bancos no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 15 de MAR?O de 2018, 17:21 »
Boa tarde, mas eu baixei este tbm e não funcionou 😐

Já tentei no chrome, tbm não funcionou,
Único que consegui fazer funcionar foi o BB usando esse negócio que falei de ativar o flash no firefox.
Instalei os 3 módulos de segurança separados, BB, Itaú e CEF (depois vi que na verdade parecem ser os mesmos),

Por via das dúvidas, já que no seu funciona, desinstalei usando o seguinte comando:
sudo apt-get remove warsaw*

AI baixei e instalei apenas o da CEF
Reiniciei o Ubuntu LTS 16.04
e....
https://ibb.co/fAtUNx
https://ibb.co/meN0Uc
« Última modificação: 15 de MAR?O de 2018, 18:10 por Nocturne »

Offline DidBrother

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Avante. sempre em frente
    • Ver perfil
Re:Módulos de segurança de bancos no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 15 de MAR?O de 2018, 19:23 »
Caro colega,

1-  instalou  as dependências necessárias

Código: [Selecionar]
sudo apt install libnss3-tools libcurl3
no ubuntu 16.04 caso o firewall ufw esteja ativado é necessário como administrador(sudo) abrir e modificar o arquivo /etc/ufw/sysctl.conf  modificando o parâmetro  "net/ipv4/tcp_syncookies=0"  para "net/ipv4/tcp_syncookies=1".

também é necessário verificar  se o navegador realmente importou o certificado - Warsaw Personal CA - quando da instalação do Warsaw.

Por fim leia atentamente o topico    https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=121558.0   o qual apresenta  um longo histórico de discussões sobre o warsaw, tendo o cuidado de observar que algumas respostas foram editadas após novas postagens.

DidBrother 

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:Módulos de segurança de bancos no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 15 de MAR?O de 2018, 20:17 »
Então, como falei, no BB eu havia conseguido fazer funcionar, apenas no Itaú e Caixa que não, mas enfim, tem 1 semana que estou tentando pagar uma conta e não consigo fazer funcionar. Infelizmente mais fácil eu voltar pra porcaria do Windows mesmo.

Já tinha instalado as dependências, feito tudo rigorosamente

Eu queria muito aprender um novo SO, de verdade, mas está muito difícil, nem seguindo tutoriais resolve. Só se estiver algum resto dos warshaw do BB e Itaú no SO q estado dando problemas. Lembro apenas que do BB era.run e não sei se o comando informado remove ele também
« Última modificação: 16 de MAR?O de 2018, 06:13 por Nocturne »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Módulos de segurança de bancos no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 16 de MAR?O de 2018, 08:40 »
O meu BB e Itaú estão funcionando apenas no Firefox.

Como está sua situação agora? Só o BB no Firefox?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline murgiaMoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Módulos de segurança de bancos no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 16 de MAR?O de 2018, 16:10 »
Estou no mesmo barco furado que você. Há anos eu era usuário do ubuntu. Sempre tive problemas com warsaw. Nunca consegui resolver. Saí do ubuntu e fui para o Linux Mint, sempre usando versões seguras (LTS e tal) para não ter problemas com bugs. Porém já me ferrei várias vezes, perdi dados do pc  com o ubuntu e agora perdi dados com o Linux Mint. Estou chegando a conclusão de que não há versão segura. Estou chegando a conclusão de que realmente a solução é voltar para o windows. Se bem que eu ainda não tentei nenhuma versão paga do Linux (por falta de confiança no sistema operacional).
Hoje liguei para assistência técnica do Itaú e assim que me retornarem a ligação se conseguir fazer o Guardião funcionar eu posto aqui. Estou até com receio de instalar o IRPF2018. Acho que vem dor de cabeça pela frente.

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:Módulos de segurança de bancos no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 17 de MAR?O de 2018, 01:22 »
O meu BB e Itaú estão funcionando apenas no Firefox.

Como está sua situação agora? Só o BB no Firefox?

sim,  mesmo assim ativando flash pra funcionarae no bb

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:Módulos de segurança de bancos no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 17 de MAR?O de 2018, 01:26 »
Estou no mesmo barco furado que você. Há anos eu era usuário do ubuntu. Sempre tive problemas com warsaw. Nunca consegui resolver. Saí do ubuntu e fui para o Linux Mint, sempre usando versões seguras (LTS e tal) para não ter problemas com bugs. Porém já me ferrei várias vezes, perdi dados do pc  com o ubuntu e agora perdi dados com o Linux Mint. Estou chegando a conclusão de que não há versão segura. Estou chegando a conclusão de que realmente a solução é voltar para o windows. Se bem que eu ainda não tentei nenhuma versão paga do Linux (por falta de confiança no sistema operacional).
Hoje liguei para assistência técnica do Itaú e assim que me retornarem a ligação se conseguir fazer o Guardião funcionar eu posto aqui. Estou até com receio de instalar o IRPF2018. Acho que vem dor de cabeça pela frente.

irpf é tranquilo

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Módulos de segurança de bancos no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 17 de MAR?O de 2018, 12:23 »
Sugiro fortemente que os bancos sejam acessados por aplicativos de smartphone. Mais simples, mais disponível, mais seguro.


Enviado do meu smartphone
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline silva francisco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:Módulos de segurança de bancos no Ubuntu
« Resposta #10 Online: 17 de MAR?O de 2018, 23:26 »
Boa noite pessoal, segue a saga. Cada coisa que preciso fazer no Ubuntu está sendo um parto.

Depois de muito custo consegui instalar e fazer funcionar o IRPF  2018.
Agora estou tentando fazer os bancos que uso funcionarem, CEF, BB e Itaú. Depois de muito custo consegui fazer o BB funcionar, pesquisando em outros foruns vi que tinha que ativar o flash, pois mesmo estando com todos os módulos de segurança instalados, só consegui fazer funcionar no BB. CEF e Itaú continuam sem funcionar, achei que poderia ser uma incompatibilidade do firefox, instalei o Chrome (inclusive achei estranho que sequer foi gerado um ícone dele na área de trabalho, tive que pesquisar via dash), mas nem com o chrome resolveu, fica pedindo o módulo do mesmo jeito, como se não tivesse sido instalado. Já fiz e refiz várias vezes e nada. Estou desanimando já, tarefas básicas se tornando algo tão chato e trabalhoso pra conseguir. Pra tudo tenho que ficar perguntando.






prezado senhor:
Sugiro que instale o virtualbox e coloque 3 sistemas ubuntu nele, um para banco brasil, outro caixa e outro itau, porque acho que um modulo warsaw de um banco atrapalha o outro. fica ai a sugestão.

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:Módulos de segurança de bancos no Ubuntu
« Resposta #11 Online: 18 de MAR?O de 2018, 17:42 »
Boa noite pessoal, segue a saga. Cada coisa que preciso fazer no Ubuntu está sendo um parto.

Depois de muito custo consegui instalar e fazer funcionar o IRPF  2018.
Agora estou tentando fazer os bancos que uso funcionarem, CEF, BB e Itaú. Depois de muito custo consegui fazer o BB funcionar, pesquisando em outros foruns vi que tinha que ativar o flash, pois mesmo estando com todos os módulos de segurança instalados, só consegui fazer funcionar no BB. CEF e Itaú continuam sem funcionar, achei que poderia ser uma incompatibilidade do firefox, instalei o Chrome (inclusive achei estranho que sequer foi gerado um ícone dele na área de trabalho, tive que pesquisar via dash), mas nem com o chrome resolveu, fica pedindo o módulo do mesmo jeito, como se não tivesse sido instalado. Já fiz e refiz várias vezes e nada. Estou desanimando já, tarefas básicas se tornando algo tão chato e trabalhoso pra conseguir. Pra tudo tenho que ficar perguntando.






prezado senhor:
Sugiro que instale o virtualbox e coloque 3 sistemas ubuntu nele, um para banco brasil, outro caixa e outro itau, porque acho que um modulo warsaw de um banco atrapalha o outro. fica ai a sugestão.

Boa tarde, pois é, mas eu tentei instalar de um banco só, da CEF pra ver se funcionava todos, já que são a mesma coisa, e não funciona.

Instalar virtual box pra acessar bancos é sim uma solução, entretanto fica fora de mão, pois pago boletos gerados pela internet e por isso tem que ser pelo aplicativo, não dá pra ser pelo celular.

Preciso de informes de rendimentos dos bancos... não dá pra ser pelo celular.

Então infelizmente, o Ubuntu não está servindo pra mim e digo isso com mto pesar, pois há mto tempo estou farto do windows e não consigo abandoná-los por estes fatores citados

Offline DidBrother

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Avante. sempre em frente
    • Ver perfil
Re:Módulos de segurança de bancos no Ubuntu
« Resposta #12 Online: 19 de MAR?O de 2018, 17:20 »
Caros colegas

parece que o método correto para instalar e fazer o warsaw é o famoso - tentativa e erro, tentativa e erro - e com um pouquinho de sorte- tentativa e acerto.

fui instalar  em um notebook com ubuntu mate 16.04, utilizando o warsaw baixado de https://internetbanking.caixa.gov.br/sinbc/nb/login/redirecionaDispSeguranca e lamentavelmente não funcionou. Verifiquei as configurações, reinstalei, importei certificado, alterei configurações, etc. Nada funcionou. O site da caixa retorna que o plugin está instalado com as configurações incorretas. Inicia-se um procedimento de correção que encerra informando que não foi possível corrigir.

Tendo total confiança na minha dica referente ao warsaw baixado do endereço acima resolvi fazer  dois testes em  maquina virtual:

Maquina 1-  Sistema xubuntu 16.04.04, sem atualizações, firewall estado original(desativado), instalado o navegador Chrome.
A instalação ocorreu sem problemas. Acesso CEF, BB e Itau imediato pelo Chrome. Para o firefox foi necessário realizar a importar o certificado "warsaw personal ca".
resultado final: acesso total pelos dois navegadores.

Maquina 2-  Sistema xubuntu 16.04.04, atualizado, firewall  ativado, arquivo /etc/ufw/sysctl.conf modificado o  parâmetro  "net/ipv4/tcp_syncookies=0"  para "net/ipv4/tcp_syncookies=1" instalado o navegador Chrome.
A instalação ocorreu sem problemas. Acesso CEF, BB e Itau imediato pelo Chrome. Para o firefox foi necessário realizar a importar o certificado "warsaw personal ca".
resultado final: acesso total pelos dois navegadores.

Assim, digo eu - não vamos desanimar porque um dia venceremos  a batalha.

como está parecendo que o warsaw não gosta de instalação muito  fuçada, estou pensando em formatar o notebook e reinstalar o ubuntu 16.04. caso faça isso postarei o resultado aqui.


DidBrother

obs: Não precisou formatar. bastou uma limpeza previa nos caches de sistema e cache dos navegadores
« Última modificação: 30 de MAR?O de 2018, 12:24 por DidBrother »

Offline marcos90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re:Módulos de segurança de bancos no Ubuntu
« Resposta #13 Online: 20 de MAR?O de 2018, 13:08 »
Eu segui o tutorial do https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=121558.0 e deu certo . Faz tempo que já tenho instalado e pelo que eu me lembre , eu instalei primeiro o da Caixa , e aí não precisei instalar do BB  . 

Offline DidBrother

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Avante. sempre em frente
    • Ver perfil
Re:Módulos de segurança de bancos no Ubuntu
« Resposta #14 Online: 21 de MAR?O de 2018, 21:48 »
PS  em 19/06/2018 - Não use mais este tutorial.    Agora a CEF, no link https://cloud.gastecnologia.com.br/cef/warsaw/install/GBPCEFwr64.deb,  fornece o arquivo  GBPCEFwr64.deb na versão  1.12.9-5 que apresenta compatibilidade com as versões 58 em diante do firefox e não precisa modificar o arquivo /etc/ufw/sysctl.conf,  nas versões 16.04 do ubuntu. Na maioria  das versões ubuntu e linux mint  pode ser instalado com  os dois comandos na sequencia:   "sudo dpkg - i GBPCEFwr64.deb" e "sudo apt install  -f".
 
O texto original abaixo mantido  para efeito histórico.

Pequeno e Simples Tutorial para Ubuntu 16.04

1. Baixar e instalar o navegador chrome, caso não tenha.

2. Baixar o Warsaw do endereço -  https://cloud.gastecnologia.com.br/cef/warsaw/install/GBPCEFwr64.deb  - versão 1.12.5.1 - compatível com CEF, BB e Itaú e com os navegadores Chrome, Chromium, Firefox e Opera.  Não precisa de ajustes de flash no navegador para acesso ao BB.
 
3. Abrir o terminal e remover qualquer versão anteriormente instalada com o comando.
Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge warsaw
4. No terminal verificar se o firewall está ativado
Código: [Selecionar]
sudo ufw status
Resultado: ativo – siga para o  para o item 5.
                      inativo –  não recomendável um sistema com firewall desligado.  ative com o comando
Código: [Selecionar]
sudo ufw  enable
5.  Abrir  o arquivo /etc/ufw/sysctl.conf como administrador.
Código: [Selecionar]
sudo xxxxx /etc/ufw/sysctl.conf
substituir xxxxx por kedit, gedit, pluma, mousepad, leafpad, etc.(editor de texto)  conforme  sua distribuição. No arquivo localizar a linha contendo o  parametro: -   net/ipv4/tcp_syncookies=0  modificar o  paramentro  para net/ipv4/tcp_syncookies=1

6. Reiniciar o computador e não abrir qualquer navegador.

7. Abrir o terminal e instalar a dependência.
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install libnss3-tools

8. Ainda no terminal acessar a pasta onde foi baixada o arquivo do warsaw. Pressupondo que foi na pasta Downloads
Código: [Selecionar]
cd Downloads e logo após
Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i GBPCEFwr64.deb   e aguardar o termino da instalação.

9. Verificações:
A) a instalação do warsaw com o comando;
Código: [Selecionar]
ps -ef | grep warsaw a saída correta indica um warsaw/core rodando como root e outro como o usuário do computador. tipo:
root       1022 1 0 10:16 ? 00:00:03 /usr/local/bin/warsaw/core
usuario 1516 1 0 10:17 ? 00:00:16 /usr/local/bin/warsaw/core


B) abrir o navegador chrome e no endereço: chrome://settings/certificates acessar a aba autoridades e procurar por Warsaw Personal CA. Se não estiver presente, feche o navegador. repita os passos 3, 6 8 e 9.

10. Abrir o navegador chrome e acessar a página -     https://internetbanking.caixa.gov.br/sinbc/nb/login/redirecionaDispSeguranca - Vai aparecer a mensagem: adicional de segurança instalado incorretamente. Aguarde enquanto configuramos seu computador. Encerrado aparece a mensagem: Adicional de Segurança CAIXA instalado. Acesse a sua conta.

11. Ainda pelo crome acesse a pagina  https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp e espere configurar o acesso.
Quando estiver disponível os campos: agencia, conta e senha Está configurado o acesso para o banco do brasil

12. Para o Itau  insira o numero de agencia e conta - vai aparecer o nome do correntista e na parte inferior a msg guardiao itau instalado. Esta configurado o acesso para o banco itau


13. Para configurar o acesso pelo firefox. (versão 58 em diante o certificado não é injetado automaticamente pelo Warsaw.)

A)  abrir o navegador chrome e no endereço:  chrome://settings/certificates  acessar a aba autoridades e procurar por Warsaw Personal CA. Escolha exportar e salve o certificado na pasta de sua preferência.
B) abra o navegador firefox e vá ao endereço:  about:preferences#privacy   opção ver certificados, escolha importar e aponte para o certificado  anteriormente exportado.
 apos a importação o firefox acessa os bancos citados acima.

Testado no ubuntu mate 16.04,  xubuntu  16.04 e lubuntu 16.04,  linux mint 18.2, 18.3

Tambem funciona para o Ubuntu 17.10,  saltando o passo   5 - testado no xubuntu 17.10

DidBrother
« Última modificação: 19 de Junho de 2018, 13:05 por DidBrother »