Autor Tópico: Como abortar gravação em execução de um HD para um HD externo  (Lida 2099 vezes)

Offline von macaba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Como abortar gravação em execução de um HD para um HD externo
« Online: 07 de Fevereiro de 2018, 14:26 »
Pessoal, boa tarde.

Estou com um pequeno prolema, que, talvez seja de mui fácil solução, mas como sou totalmente leigo em Linux...

Tenho um PC com o Windows 7 Ultimate. Este deixou de carregar em dezembro do ano passado. Tentei recuperá-lo pelo próprio Windows mas não logrei êxito.
Então resolvi partir para a solução do live CD. Aí baixei uma imagem iso do Ubuntu versão 12.04.5 LTS e gravei num DVD.
Hoje pela manhã, parti para a tentativa de recuperar meus arquivos pessoais gravando-os num HD externo, mas, antes, tive a idéia de clonar todo o HD do PC.

Bem, como não sei manusear nenhuma distro (inclusive o Ubuntu), todos os comandos que usei encontrei em dicas na Web.
Então usei o sudo fdisk -l para visualizar os conteúdos dos HDs.
O HD que deveria ser clonado (o do PC) possui 4 partições descritas como sda1, sda2, sda3 e sda4; o HD externo apareceu como sdb, com GPT.

A solução que encontrei para "clonar" o HD sda foi usando o comando dd. E como não encontrei um modo de copiar todas as partições de uma vez só, tive a idéia de copiar uma partição de cada vez.
Comecei pela sda1 usando o comando sudo dd if=/dev/sda1 of=/dev/sdb. Essa é a menor partição. O processo foi concluído com êxito.
Ai parti para copiar a sda2 usando o mesmo comando (trocando o sda1 pelo sda2, evidentemente). Isso foi por volta das 9hs da manhã, e, aparentemente, o processo está rolando até agora, ou então está travado (não tenho certeza).

Ainda pela manhã, enquanto o processo de gravação (ou tentativa de gravação) do sda2 se processava, abri outro terminal e executei o sudo fdisk -l para visualizar as mudanças no HD externo. E, dentre as informações (relativas ao sda2) apresentadas, estavam as seguintes:
     "Isto não parece ser uma tabela de partições. Provavelmente vc selecionou o dispositivo errado."
E mais embaixo, lá no final:
     "Partições lógicas fora da ordem do disco"...

Em vista de tudo isso, quero abortar o processo para recomeçar. Mas não sei como fazer isso por comandos.
E tenho medo de fechar o terminal em que dei o comando para gravar, e, de alguma forma, danificar o HD externo.

Por isso mesmo estou recorrendo aqui ao fórum: para resolver este imbróglio digital e, sobretudo, me introduzir no universo Linux.

Espero que alguém possa me ajudar. Desde já agradeço.
Muito obrigado!

*************************************************************************************************************

Pessoal, fica aqui um exemplo vivo da importância de se fazer uma pesquisa no fórum (e na Web também), antes de abrir um tópico.
Acabei encontrando a resposta - irritavelmente e prazerosamente simples, ao mesmo tempo - para o meu problema.

Bastou teclar CTRL+C e depois digitar o comando 'exit' e dar Enter, para terminar.

Portanto, novatos/iniciantes como eu, insista em fazer uma prévia e acurada pesquisa sobre o problema, para não abrir mais um tópico desnecessário.

Observação: É fato que as facilidades de um sistema operacional como o Windows deixa os seus usuários mal-acostumados (incluo-me aqui). Aliás, qualquer tipo de facilidade excessiva não deve ser bom para o ser humano. Fica aqui o toque.

Valeu!
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2018, 15:36 por von macaba »

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re:Como abortar gravação em execução de um HD para um HD externo
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2018, 18:56 »
Apenas para complementar:

O "CTRL + C" é o padrão para cancelar uma operação de um comando no terminal, seja uma instalação ou download, etc.

Marque o tópico como "Resolvido" por favor.

Obrigado por retornar com a solução !
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz