Autor Tópico: QoS para conexões de entrada  (Lida 2710 vezes)

Offline nandoin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
QoS para conexões de entrada
« Online: 29 de Janeiro de 2018, 09:08 »
Bom dia Srs,

Alguém tem ou já fez algum QoS com qualquer tipo de ferramenta no ubuntu que limite a conexão de entrada dos clientes?

Exemplo: tenho um cliente que tem um servidor Apache, onde com base no DNS é feito o redirecionamento para a aplicação/banco. O problema é que alguns clientes quando fazer algum tipo de requisição no sistema consomem a banda toda de 40Mbps por 2~5 segundos, fazendo com que qualquer outra conexão nesse periodo fique lenta. Tenho um zabbix monitorando a banda desse cliente, mas não detectou. Consegui saber o problema com o tcptrack, na hora que a banda é consumida 100% o ping externo passa de 8-10ms para 200-300ms.

Não sou programador/desenvolvedor, somente cuido da infraestrutura. Enfim basicamente é isso, se alguém tiver uma ideia e possa compartilhar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:QoS para conexões de entrada
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2018, 14:21 »
Você só controla o tráfego que envia. Assim, se você precisa regular o tráfego entrando, tem que fazer isso no aparelho que está enviando pra sua rede.
Pelo que eu entendi, você tem um servidor concentrador, distribuindo o tráfego de entrada pras várias saídas. Acho (acho!!!) que pode ser feito com algum plugin no próprio Apache.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D