Autor Tópico: Instalação de LUBUNTU e recuperação de partição  (Lida 3162 vezes)

Offline rengav

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Instalação de LUBUNTU e recuperação de partição
« Online: 28 de Dezembro de 2017, 16:00 »
Boa tarde
Eu estava usando o UBUNTU 14.04 e recentemente tive problema no sistema de arquivos da partição do /home.
Pensei em recuperar o conteúdo da partição com uma instalação LIVE CD e não consegui o resultado esperado desse modo.
Acabei usando comandos linux que acabaram transformando o sistema de arquivos EXT3 para EXT2.
Finalmente instalei o LUBUNTU 16.04, mantendo junto o UBUNTU. Não consegui ainda dar boot na máquina, mas consegui recuperar grande parte dos arquivos usando o LIVE-CD do UBUNTU 12.04
Nesta semana em mais um tentativa de recuperar mais arquivos entrei com o LIVE CD do UBUNTU e ocorreu um erro que dizia que a programa de instalação não podia ser executado, mas ele abriu o sistema e ao abrir a partição com problema apareceram todos os arquivos. O problema foi que eu não tinha acesso à nenhuma entrada USB.
Ao reiniciar a máquina, ao entrar na partição com problema, não apareceram todos os arquivos.
Então as minhas dúvidas:
Qual foi o tipo de montagem da partição que possibilitou ver todos os arquivos da partição com problema ? Cheguei a pensar  que  o sistema operacional usado naquela ocasião seria o LUBUNTU, porém com não verifiquei na ocasião não posso ter certeza
Não seria o caso de instalar apenas o LUBUNTU mantendo intacta a partição /home para recuperar a partição com problema?
Se alguém entender essa confusão e puder me ajudar eu agradeço




Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Instalação de LUBUNTU e recuperação de partição
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2017, 21:55 »
Não entendi como que seu HD está particionado mas se você está querendo recuperar arquivos do HD, recomendo dar o boot apenas por um Live CD/USB (para não correr o risco de sobreescrever dados, caso precise recuperar algo apagado), e mostrar aqui no Fórum a saída do seguinte comando:

Código: [Selecionar]
sudo parted -l
Isso vai mostrar informações sobre o particionamento que tem aí.

Você disse que instalou o Lubuntu no HD, mas não consegue dar o boot. Não consegue dar o boot no Lubuntu e no Ubuntu também não? Apenas por Live CD, é isso? A /home é compartilhada pelo Lubuntu e Ubuntu? Usou particionamento avançado na hora de instalar o Lubuntu?

Esse problema no sistema de arquivos da /home do Ubuntu 14.04, poderia descrever?

Citar
Acabei usando comandos linux que acabaram transformando o sistema de arquivos EXT3 para EXT2.

Então você formatou uma partição? Usou algum comando no terminal para isso? Qual é essa partição exatamente? Se estou entendendo, não pode ser a /home, pois creio que não existe forma de alterar o sistema de arquivos sem apagar os dados e formatando.

Citar
Qual foi o tipo de montagem da partição que possibilitou ver todos os arquivos da partição com problema ?

Qualquer montagem com acesso para leitura possibilita isso. Mas é saber como que você montou a partição. Usou linha de comando?

Citar
Não seria o caso de instalar apenas o LUBUNTU mantendo intacta a partição /home para recuperar a partição com problema?

Como disse, não consigo entender muito bem a descrição do seu problema. Então por enquanto vou aconselhar à usar o computador apenas pelo Live CD/USB sem alterar nada no HD, para não correr risco de sobrescrever dados aí.

Se for o caso, esse link tem dicas sobre recuperação de arquivos deletados:

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,118292.msg650987.html#msg650987

Sei que acrescentei mais perguntas que respostas no seu tópico, mas é que sem informações mais claras creio que vai ser difícil ajudar.

Offline rengav

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Instalação de LUBUNTU e recuperação de partição
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2018, 15:42 »

Boa tarde


Obrigado pela resposta.
Eu estou tentando recuperar os arquivos por um LIVE CD
Como eu disse tive um problema no Ubuntu  - um erro na montagem de  /dev/sda2  -  e acabei executando, precipitadamente, alguns comandos que mudaram os arquivos de EXT3 para EXT2. Não me lembro se foi alguma opção do comando fsck ou e2fsck. Eu devia ter ido direto para a instalação do Lubuntu
Na instalação do Lubuntu, eu estava pensando em usar o particionamento avançado para não sobrescrever a partição /home, mas havia uma opção de instalar o Lubuntu junto com o Ubuntu e eu escolhi essa opção.
A partição /home (/dev/sda2) não foi perdida, mas eu não consigo dar boot normalmente com o Ubuntu e nem com o Lubuntu.
Já recuperei grande parte dos arquivos com o LIVE CD. Em algumas pastas, recebo mensagem que não tenho permissão de acesso, e também existe uma pasta "Lost & Found"
Em umas das primeiras tentativas de recuperar os arquivos com o LIVE CD do Ubuntu 12.04 recebi uma mensagem de problema no program de instalação, mas o sistema operacional foi aberto e ao clicar na partição /home todos os  arquivos apareceram. Não copiei os arquivos pois nesse ambiente não tinha acesso à porta USB
Estou encaminhando o comando sudo parted -l, usando os LIVE CD do Ubuntu 12.04. Não achei a opção de anexar arquivo. Assim vou colocar as informações principais.
Ubuntu 1204 - sudo parted -l

[/size][size=78%]Modelo: ATA WDC WD3200AAJS-0 (SCCI)[/size]
Disco /dev/sda: 320GB
Tamanho de setor (lógico / físico): 512B / 512B
Número   Início      Fim      Tamanho      Tipo      Sistema de Arquivos      Sinalizador
1      32,3kB      80,0GB   80,0GB      primary      ext3               boot
2      80,0GB      317GB   237GB      primary                                    <<<<<<< esta é a partição /home, que eu quero recuperar completamente
3      317GB      320GB   3068MB      primary   


** veio também a mensagem: Aviso: não posso abrir /dev/sr0 para leitura-gravacao (Sistema de arquivos para leitura). /dev/sr0 fpi aberto somente-leitura. Erro: Não pode ter uma partição para fora do disco!


Lubuntu 16.04 - sudo parted -l
*** apareceu algo parecido ao Ubuntu
Number   Start      End      Sizenho      Type      File System             Flags       
1      32,3kB      80,0GB   80,0GB      primary      ext3               boot
2      80,0GB      317GB   237GB      primary      ext2                     <<<<<<< esta é a partição /home, que eu quero recuperar completamente
3      317GB      320GB   3068MB      primary      linux-swap(v1)


Model: Unknown (unknown)
Disk /dev/zram1: 511MB
Sector size (logical/physical): 4096B/4096B
Partition Table: loop
Disk Flags:
Number   Start      End      Sizenho      File System             Flags       
1      0,00B      511MB   511MB      linux-swap(v1)         boot


*******************


Estou pensando em instalar apenas o Lubuntu usando o particionamento avançado, para isso vou atribuir /home  a partição  /dev/sda2 (ParticionamentoAvancado). Pena que depois de instalar o Lubuntu junto com o Ubuntu uma opção que instalava o Lubuntu em cima do Ubuntu, preservando os dados, não apareça mais.
Espero que tenha conseguido esclarecer um pouco mais o meu problema.


Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Instalação de LUBUNTU e recuperação de partição
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2018, 22:10 »
A saída do parted -l não bate com o que você falou.

Se a sda2 for a /home e só (não tiver sido utilizada na instalação do Lubuntu), sobra apenas a sda1 e, assim, teria ou o Ubuntu ou Lubuntu (um ou outro e não os dois), já que a sda3 é swap. Tem algum outro HD no seu computador?

Se você está seguro que os arquivos que você quer recuperar estão todos na sda2, realmente teria a opção de instalar o Lubuntu na sda1 (mas sem usar a sda2 como /home ou qualquer outra coisa, ficando / + /home na sda1, para não correr o risco de sobrescrever nada). Mas cuidado quando for mexer em qualquer coisa nesse HD!!! Tratando de acessar os arquivos da sda2, não tem diferença entre você acessar por um Live ou instalar o Lubuntu na sda1 para isso. Então aconselho a usar o Live mesmo por enquanto.

PS: a sda1 está com a flag boot. Uma opção é recuperar o Grub. Mas sem saber direito o que tem nessa sda1, não dá para garantir que o sistema que você vai recuperar não poderá sobreescrever algo na sda2.

---

A pasta Lost & Found aparece em sistema de arquivos EXT, nada demais com isso.

No mais, se está faltando algo na sda2, é porque foi apagado e precisa tentar recuperar. Nunca fiz esse procedimento no Linux, mas deixei o link na minha primeira resposta que pode ajudar.

Ou também pode ser problema de permissão apenas, que não te dá acesso a algo. Se for esse o caso, pode tentar acessar a sda2 com gksu pcmanfm para Lubuntu ou gksu nautilus para Ubuntu e ver se consegue algo. Uma dica é usar o comando
Código: [Selecionar]
ls -al que vai listar os arquivos (inclusive ocultos, opção a) com as suas permissões, proprietário e grupo (opção l). Mas para usar o ls -al, você vai ter que acrescentar o caminho/ponto de montagem do que você quiser ver.

Mas de tudo, se mesmo assim você quiser correr o risco de sobrescrever algo na sda2 e instalar o Lubuntu usando a sda2 como /home, se eu entendi o que você quer, teria que usar o mesmo nome de usuário antigo do Ubuntu na instalação do Lubuntu, e tomar cuidado em não marcar para formatar a sda2, definindo o ponto de montagem dela como /home. Mas é o que eu disse, por sua conta e risco arriscar sobrescrever algo que foi apagado, e também isso pode dar errado pelo motivo das permissões que você apontou. Minha recomendação é ver sobre as permissões e, se falta algum arquivo aí, tentar recuperar conforme o link que passei na primeira resposta (e tudo usando um live mesmo).

Você lembra se chegou a usar alguma opção de criptografia nessa /home (sda2)?