Autor Tópico: Por que no Ubuntu ainda não facilitaram a criação de atalho de pastas e arquivos  (Lida 3302 vezes)

Offline Digox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
No Windows é só vc clicar com o botão direito e clicar em criar atalho, pronto.
Por que no Linux tem toda essa dificuldade de ter que abrir o terminal digitar um comando para fazer uma simples operação como essa? Como automatizar isso, tem algum "plugin" ou algo do tipo pra criar esse botão de criar atalho?

Eu estou usando o Ubuntu 18 de testes, mas se não me engano na 16 e 17 tbm não tem esse botão.

Isso é uma das coisas que me desmotiva a usar Linux, sempre tem algumas coisinhas assim que enrosca no dia a dia, coisas simples que já deveria estar automatizado...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Por que no Ubuntu ainda não facilitaram a criação de atalho de pastas e arquivos
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 09:44 »
Em uma frase curta? Pq o Linux não é o Windows.

Você quer trabalhar da mesma forma nos dois sistemas, por isso não consegue se ajustar.


Enviado do meu smartphone
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Por que no Ubuntu ainda não facilitaram a criação de atalho de pastas e arquivos
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 11:25 »
Diga a sua razão para necessidade de criar um atalho. Talvez existam outras formas de fazer o que você deseja.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re:Por que no Ubuntu ainda não facilitaram a criação de atalho de pastas e arquivos
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 13:08 »
É só pensar fora da caixinha "Janela", se você utiliza ícones no desktop basta você copiar/colar o que você quer na área de trabalho o efeito é o mesmo, basta pensar um pouco você não está no Windows. "na descrição do windows se me lembro dizia, Copiar para área de trabalho, criar atalho"
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2018, 13:11 por Xterminator »

Offline Digox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Por que no Ubuntu ainda não facilitaram a criação de atalho de pastas e arquivos
« Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 21:16 »
É só pensar fora da caixinha "Janela", se você utiliza ícones no desktop basta você copiar/colar o que você quer na área de trabalho o efeito é o mesmo, basta pensar um pouco você não está no Windows. "na descrição do windows se me lembro dizia, Copiar para área de trabalho, criar atalho"

Não é a mesma coisa.
Vamos supor que eu tenha um HD de 1TB com conteúdos todo organizado, e estou trabalhando em alguma coisa e queria deixar um atalho dessa pasta que estou trabalhando neste HD na área de trabalho, sem ter que copiar os arquivos. Não e´a mesma coisa eu copiar e jogar tudo d enovo pro Desktop e manter no HD com um atalho na área de trabalho.

Eu acho que criar atalho é uma função que facilita muito o dia a dia e não consigo entender o porquê disso não ter sido automatizado até agora, pois a função existe, é possível fazer essa função, mas pra isso tem que ir no terminal e digitar comando, pra quê? É só os desenvolvedores criar um botão, tão simples , a minha crítica agora é que eu não consigo entender por que ninguém ainda fez isso, visto que Ubuntu é para uso de desktop - home? E deve incluir algumas facilidades práticas... Como já incluíram várias, eu acho que o Ubuntu melhorou bastante desde a versão 8 ou 9 que eu tentei usar no meu primeiro contato com Linux, mas achei estranho ainda não ter esse tipo de função.

E outra, isso não é só coisa de Windows.

Imagina se vc tivesse no celular Android e quisesse mudar o atalho de um programa pra tela inicial e tivesse que digitar um comando pra fazer isso? Não tem nada de legal nisso...
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2018, 21:18 por Digox »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Por que no Ubuntu ainda não facilitaram a criação de atalho de pastas e arquivos
« Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2018, 07:48 »
Não é a mesma coisa.
Vamos supor que eu tenha um HD de 1TB com conteúdos todo organizado, e estou trabalhando em alguma coisa e queria deixar um atalho dessa pasta que estou trabalhando neste HD na área de trabalho, sem ter que copiar os arquivos. Não e´a mesma coisa eu copiar e jogar tudo d enovo pro Desktop e manter no HD com um atalho na área de trabalho.

Um favorito no Nautilus (gerenciador de arquivos) não dá no mesmo ou até melhor?

R. Vá até a pasta de seu HD, segure-a com o mouse, puxe para o lado esquerdo até aparecer "novo marcador" e jogue-a lá.

Área de Trabalho é um conceito antigo. É pior local para se colocar um atalho porque as janelas ficam por cima.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
No caso de diretórios com muitos arquivos utilize os marcadores é simples, eles ficarão disponíveis em Locais, o conceito de desktop com ícones na aŕea de trabalho é ultrapassado, caso você seja adepto aconselho a procurar outro desktop pois o gnome não utiliza esse padrão faz muito tempo, você pode até utilizar, porém vai ter um pouco mais de trabalho.
https://i.imgur.com/imOboaV.png