Autor Tópico: Asus Z97M Plus + Linux  (Lida 7948 vezes)

Offline Roger-X

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Asus Z97M Plus + Linux
« Online: 21 de Dezembro de 2017, 11:25 »
Estou com um problema para instalar, seja qual distro que for, em um computador com placa mãe Asus Z97M Plus

Pelos sintomas, parece que eu estou errando em alguma configuração de BIOS com essa placa, que tem UEFI.

Ja que fiz um bilhao de downloads de imagens, copiei para varios pen drivers e se rodo um Oracle Virtualbox, ele entra beleza e funciona....da pra instalar uma maquina virtual tranquilo....mas eu nao quero usar o Linux em maquina virtual e sim em um HD SSD separado especialmente para ele. (eu ja tenho um outro SSD com Windows + 2 HDs com jogos)

Vamos la, estou gravando a imagem ISO no pendrive via Rufus 2.18

Ao se apontar ISO do Linux (por exemplo, o Mint) ele se autoconfigura para:

- Partição MBR ou para BIOS ou UEFi-CSM

Na minha MOBO Asus as configurações estão:

- Fast Boot - Disable

- CSM (Compatibility Support Mode)->
- Launch CSM - Enable
- Boot Device Control - UEFI and Legacy OPROM (Outras opcoes sao: Legacy OPROM only e UEFI only)
- Boot from Network Devices - Legacy OPROM first (Outras opcoes sao: UEFI drives first e Ignore)
- Boot from Storage Devices - Legacy OPROM first(Outras opcoes sao: Both, UEFI first, Legacy OPROM firt, UEFI driver first e Ignore)   
- Boot from from PCI-E/PCI Expasion Devices- Legacy OPROM first (Outras opcoes sao: UEFI driver first)

- Secure Boot->
- Secure Boot - Enable
- Plataform Key state - Unloaded
- OS Type - Other OS (inves de Windows UEFI Mode)

Esqueci de falar o principal, o que acontece (ou não acontece)

Eu simplesmente nao consigo dar o boot pelo pendrive e acessar o linux via pendrive para instalar no HD SSD, quando gero o pendrive aparece dois HDs (ou pendirives) no boot do Asus: um com fat32 e outro sem nada escrito, apenas o nome do pendrive.

Ao escolher  a versao fat32 para dar o boot, ele entra entra no menu de boot do linux e para, na outra versao (sem fat) nem aparece mais nada.


Muito obrigado
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2018, 16:52 por Roger-X »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Asus Z97M Plus + Linux
« Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2017, 14:52 »
[...] Eu simplesmente nao consigo dar o boot pelo pendrive e acessar o linux via pendrive para instalar no HD SSD, quando gero o pendrive aparece dois HDs (ou pendirives) no boot do Asus: um com fat32 e outro sem nada escrito, apenas o nome do pendrive.
Ao escolher  a versao fat32 para dar o boot, ele entra entra no menu de boot do linux e para, na outra versao (sem fat) nem aparece mais nada.

Se o sistema já possui UEFI, então em princípio deverá usar UEFI, nada de Legacy, que é reservado para situações muito específicas de compatibilidade.

No setup, em  Boot Device Control, use a opção UEFI only.

Agora, muito importante, ao gravar o pendrive precisa usar GPT como método de particionamento do próprio pendrive para que venha a funcionar. Sem isso não funciona, não dá certo.

Gravar o pendrive com o RUFUS está bom, ele é ótimo.,

« Última modificação: 21 de Dezembro de 2017, 16:05 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Roger-X

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Asus Z97M Plus + Linux
« Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2017, 17:24 »
[...] Eu simplesmente nao consigo dar o boot pelo pendrive e acessar o linux via pendrive para instalar no HD SSD, quando gero o pendrive aparece dois HDs (ou pendirives) no boot do Asus: um com fat32 e outro sem nada escrito, apenas o nome do pendrive.
Ao escolher  a versao fat32 para dar o boot, ele entra entra no menu de boot do linux e para, na outra versao (sem fat) nem aparece mais nada.

Se o sistema já possui UEFI, então em princípio deverá usar UEFI, nada de Legacy, que é reservado para situações muito específicas de compatibilidade.

No setup, em  Boot Device Control, use a opção UEFI only.

Agora, muito importante, ao gravar o pendrive precisa usar GPT como método de particionamento do próprio pendrive para que venha a funcionar. Sem isso não funciona, não dá certo.

Gravar o pendrive com o RUFUS está bom, ele é ótimo.,



Fiz todas as modificações sugeridas, eu me cansei e fui gravar um DVD com o ISO (detalhe, tenho varios ISOs, de Mint, Ubuntu, etc...)

Tentei agora gravar um DVD, ja que eu estou ficando louco com o pendrive, queimei e deu os mesmos erros, que eu tirei uma foto e coloco aqui....

https://www.4shared.com/s/fY_h6xhVpca

« Última modificação: 21 de Dezembro de 2017, 17:26 por Roger-X »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Asus Z97M Plus + Linux
« Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2017, 18:43 »
Qual a gpu (=placa de vídeo) desse sistema?

Experimente subir usando o parâmetro nomodeset na linha de boot

Acione a tecla F6 no menu do grub do live-iso (pendrive ou cdrom)


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Roger-X

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Asus Z97M Plus + Linux
« Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2017, 20:55 »
Qual a gpu (=placa de vídeo) desse sistema?

Experimente subir usando o parâmetro nomodeset na linha de boot

Acione a tecla F6 no menu do grub do live-iso (pendrive ou cdrom)

Meu micro

Placa Mãe Asus Z97M-Plus BR
NVIDIA GeForce GTX 970
Processador: i5-4690 CPU @ 3.50GHz
2 Pentes 4 Gb Corsair Vengeance 1600Mhz 9-9-9-24 1.50v

SSD1: WD Green 240Gb
SSD2: Kingston 240Gb
HD1: Seagate Barracuda ST500DM002 - 500Gb
HD2: Seagate Barracuda ST31000524AS - 1T

Sobre editar o boot  e o menu do grub, cara, não tenho a minima ideia....sou mega newbie em Linux

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Asus Z97M Plus + Linux
« Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2017, 21:29 »
NVIDIA GeForce GTX 970
Sobre editar o boot  e o menu do grub, cara, não tenho a minima ideia....sou mega newbie em Linux

Suspeitava que você tivesse aí uma nvidia, sem o nomodeset na linha de boot não vai subir para poder instalar.

Várias e vários tópicos aqui do Fórum tratam disso, muitos dos quais participei e alguns deles estão razoavelmente detalhados e ilustrados.

Para não ter que repetir tudo de novo, escreve nomodeset na caixa de pesquisa do Fórum, pode selecionar de um ano para cá o período, para não ficar muito extensa a lista e com o resultado acho que você consegue resolver.

Outro modo, acho que até mais fácil, pesquise por GTX 970 aqui no Fórum.

Só como exemplo, peguei um aqui ao acaso, de onde dá para entender como colocar o parâmetro:

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,122215.0.html

« Última modificação: 21 de Dezembro de 2017, 21:31 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Roger-X

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Asus Z97M Plus + Linux
« Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2017, 22:45 »
NVIDIA GeForce GTX 970
Sobre editar o boot  e o menu do grub, cara, não tenho a minima ideia....sou mega newbie em Linux

Suspeitava que você tivesse aí uma nvidia, sem o nomodeset na linha de boot não vai subir para poder instalar.

Várias e vários tópicos aqui do Fórum tratam disso, muitos dos quais participei e alguns deles estão razoavelmente detalhados e ilustrados.

Para não ter que repetir tudo de novo, escreve nomodeset na caixa de pesquisa do Fórum, pode selecionar de um ano para cá o período, para não ficar muito extensa a lista e com o resultado acho que você consegue resolver.

Outro modo, acho que até mais fácil, pesquise por GTX 970 aqui no Fórum.

Só como exemplo, peguei um aqui ao acaso, de onde dá para entender como colocar o parâmetro:

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,122215.0.html


Jamais pensaria que seria uma placa de video que ia me impedir de instalar uma distro Linux, vou dar uma lida no assunto, se tiver mais duvidas continuo....se resolver coloco como RESOLVIDO.

Muito obrigado

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Asus Z97M Plus + Linux
« Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2017, 01:21 »
Jamais pensaria que seria uma placa de video que ia me impedir de instalar uma distro Linux, vou dar uma lida no assunto, se tiver mais duvidas continuo....se resolver coloco como RESOLVIDO.

Então, @Roger-X,

Alguma dificuldade inicial é natural e isso é um processo, uma caminhada na aquisição de conhecimento, a tal da curva de aprendizagem.

O que se pode objetivamente constatar, olhando por aí na net, são vários relatos de pessoas que possuem essa motherboard e/ou essa gpu GTX 970 e conseguem instalar Linux, mais exatamente o Ubuntu ou derivados. Não há porque ser diferente com o seu sistema, certamente também vai conseguir instalar.

Depois que conseguir subir o sistema talvez esse link também possam te ajudar como um bom roteiro bem demonstrado de instalação:

Guia de instalação do Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus

http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/04/guia-instalacao-ubuntu-16-04-xenial-xerus.html

Se de fato empacar em alguma coisa, não se acanhe, é só voltar aqui perguntar que certamente o Fórum tentará te ajudar.  :)
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Roger-X

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Asus Z97M Plus + Linux
« Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2017, 14:21 »
Jamais pensaria que seria uma placa de video que ia me impedir de instalar uma distro Linux, vou dar uma lida no assunto, se tiver mais duvidas continuo....se resolver coloco como RESOLVIDO.

Então, @Roger-X,

Alguma dificuldade inicial é natural e isso é um processo, uma caminhada na aquisição de conhecimento, a tal da curva de aprendizagem.

O que se pode objetivamente constatar, olhando por aí na net, são vários relatos de pessoas que possuem essa motherboard e/ou essa gpu GTX 970 e conseguem instalar Linux, mais exatamente o Ubuntu ou derivados. Não há porque ser diferente com o seu sistema, certamente também vai conseguir instalar.

Depois que conseguir subir o sistema talvez esse link também possam te ajudar como um bom roteiro bem demonstrado de instalação:

Guia de instalação do Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus

http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/04/guia-instalacao-ubuntu-16-04-xenial-xerus.html

Se de fato empacar em alguma coisa, não se acanhe, é só voltar aqui perguntar que certamente o Fórum tentará te ajudar.  :)


Oi  @druidaobelix

Normal a dificuldade, eu estou penando mas vou conseguir vencer as dificuldades, faz parte nao é verdade ?

Olhei varios relatos de gringos com problemas tanto com a placa de video quanto da placa mãe ou a serie dele Z97.

Minha maior dificuldade agora é dar o boot (no bom sentido kkk) tanto do pendrive como do DVD, mas é o que vc disse, ao subir ambos da um "tilt" grafico que realmente leva a acreditar que existe algum problema entre placa grafica e a interface do software.

Uma curiosidade, eu sei que driver quem tem que ter responsabilidade é o fabricante, mas como ate agora ninguem conseguiu fazer que isso seja evitado ?? (essa dor de cabeca)

Em tempo, estou tentando tanto com Ubuntu como Mint, os erros são exatamente iguais.


Obrigado por tudo !

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Asus Z97M Plus + Linux
« Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2017, 14:58 »
Mas então, experimentou subir o live-pendrive usando o parâmetro nomodeset na linha de boot como conversamos?

O que resultou, conseguiu ou não chegar na tela do desktop?

O parâmetro vai exatamente como nessa tela do live-pendrive, ali na linha onde está o quiet e o splash:





Além disso, novamente, apenas lembrando, se for um pendrive ele precisa estar em GPT, sem o que o setup para não vai identificar e deixar subir.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Roger-X

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Asus Z97M Plus + Linux
« Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2017, 16:43 »
Mas então, experimentou subir o live-pendrive usando o parâmetro nomodeset na linha de boot como conversamos?

O que resultou, conseguiu ou não chegar na tela do desktop?

O parâmetro vai exatamente como nessa tela do live-pendrive, ali na linha onde está o quiet e o splash:





Além disso, novamente, apenas lembrando, se for um pendrive ele precisa estar em GPT, sem o que o setup para não vai identificar e deixar subir.

Vamos por partes, como um bom newbie eu to apanhando para entender o que vc fala.

Exemplo 1: Nem tenho ideia de onde é a linha do boot do pendrive/dvd, quanto mais para inserir o parâmetro nomodeset
Exemplo 2: Nem sei como inserir um F6 no menu do grub, alias, acho entendi aonde fica (na pasta boot/grub/grub.cfg )  mas nem tenho ideia de como parametrizar
Exemplo 3: Nas figuras postadas, que sao do topico de 2015 que vc mostra aqui, o camarada usou uma maquina virtual correto ? (aparece oracle virtualbox) mas nem tenho ideia de como fazer aparecer o menu a direita e como editar a linha.


No momento so consigo rodar tanto o Ubuntu como o Mint em maquinas virtuais, mas como te disse, eu nao quero isso e sim no SSD, mas eu vou descobrir tudo, questao de tempo...!!!


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Asus Z97M Plus + Linux
« Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2017, 19:51 »
Exemplo 1: Nem tenho ideia de onde é a linha do boot do pendrive/dvd, quanto mais para inserir o parâmetro nomodeset
Exemplo 2: Nem sei como inserir um F6 no menu do grub, alias, acho entendi aonde fica (na pasta boot/grub/grub.cfg )  mas nem tenho ideia de como parametrizar
Exemplo 3: Nas figuras postadas, que sao do topico de 2015 que vc mostra aqui, o camarada usou uma maquina virtual correto ? (aparece oracle virtualbox) mas nem tenho ideia de como fazer aparecer o menu a direita e como editar a linha.

Não, não, não, @Roger-X, vamos clarear isso, não é dessa forma que você está supondo.

Essas imagens do post #9, postadas para melhor ilustrar e orientar, embora tenham sido capturadas a partir de uma máquina virtual, na realidade não têm nada a ver com máquina virtual no assunto que aqui tratamos no seu tópico. Você deverá estar vendo tais imagens quando inicia o sistema a partir de um live-iso (pendrive ou cdrom).

Aparentemente você não está vendo essas telas quando inicia o sistema a partir de um live-iso (pendrive ou cdrom), caso contrário facilmente as teria identificado, então talvez estajamos diante de uma outra questão.

Vamos começar do começo para ver se conseguimos clarear isso.

Suponho que no momento você tenha aí um Windows instalado, então baixe o arquivo .iso no site oficial do Ubuntu, esse aqui, escolhendo a arquitetura e o sabor que pretende:

https://help.ubuntu.com/community/UbuntuHashes

Uma vez baixado o arquivo iso faça a conferência dele usando o md5.exe, que se pode baixar por aí na Internet, conferindo com o md5sums que há lá no site de onde baixou, para ver se a transferência ocorreu de forma correta, ou seja, se não houve falha de transmissão que possa ter corrompido o arquivo baixado.

Como gerar e checar hashs MD5

http://www.mundodoshackers.com.br/como-gerar-e-checar-hashs-md5

Como consta lá nesse link, o arquivo pode ser baixado a partir desse endereço:

etree.org/cgi-bin/counter.cgi/software/md5sum.exe

Também pode baixar a partir desse site:

http://www.fourmilab.ch/md5/md5.zip

Nesse caso é um pacote .zip, é só descompactar no sistema comercial e usar o md5.exe que está lá ambutido.

Agora um aspecto muito, mas muito importante mesmo: não se trata apenas de copiar o arquivo iso baixado para um pendrive ou para um cdrom. Não é uma cópia simples, isso dessa forma jamais irá funcionar, é preciso gravar num pendrive ou num cdrom de forma que o torne bootável, sem o que não funciona, ou seja, precisa gravar o arquivo iso baixado como uma imagem.

Insistindo: gravar num pendrive ou cdrom tornando-o bootável, gravar como imagem !!!

Para fazer isso precisa de um software apropriado, já que não se trata de uma simples cópia.

Vamos supor que você tenha aí um pendrive, que é o processo mais fácil e mais rápido.

Então, por depois, baixe o programa RUFUS para poder gravar o arquivo .iso baixado num live-pendrive (lembre-se que o particionamento do pendrive precisa estar em GPT), com o qual fará a instalação;

https://rufus.akeo.ie/?locale=pt_BR

Se for usar um cdrom precisa de um programa que faça isso, existem vários no Windows com o qual se pode fazer isso, nativamente o Gravador de Imagem do Wndows, Ashampoo Burning Studio, ImgBurn e velho conhecido Nero, dentre outros.

Isso feito, já com o pendrive ou cdrom com o iso gravado como imagem e, portanto, bootável, é preciso ir lá no setup da máquina e acertar a **ordem do boot** para que o sistema inicie fazendo o boot primeiramente pelo pendrive ou pelo cdrom, sem o que irá iniciar pelo disco e, por conseguinte, você jamais conseguirá ver aquelas telas que mencionamos.

Ao iniciar o boot, pelo live-iso, seja ele um live-pendrive ou live-cdrom, irá parar naquela tela mencionado lá no post #9 e então, estando nela, você edita a linha de boot acrescentando o parâmetro nomodeset, naquela mesma linha onde está o quiet e o splash.

É isso.

« Última modificação: 22 de Dezembro de 2017, 21:39 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Roger-X

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Asus Z97M Plus + Linux
« Resposta #12 Online: 27 de Dezembro de 2017, 14:55 »
Boa tarde @druidaobelix  e amigos.

Desculpe o sumiço !! Eu tive visita (com cachorro) em casa no Natal e complicado vc ficar enfurnado em computadores nessa hora, as pessoas querem atenção certo?

Vamos la !!! Voltando ao assunto:

Agradeço ao how-to sensacional do ultimo post, muito obrigado.

Finalmente consegui achar onde editar o grub (no arquivo grub.cfg) e achei a linha para editar, seria esta:

http://ge.tt/7Isxbsn2

E finalmente......o Pendrive deu boot !! Nem acreditei ! Consegui acessar via 1024x768 o ambiente que funciona a partir do pendrive e agora preciso entender como instalar nesse SSD zerado que tenho !

Offline Roger-X

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Asus Z97M Plus + Linux
« Resposta #13 Online: 02 de Janeiro de 2018, 16:54 »
Pois eh....

Agora conseguiu instalar o Linux no SSD e fiz uma parti;áo de SWAP no hd.....ate ai beleza.

Mas quando dá  o boot e inicia pelo SSD do Linux.......da o pau grafico que dava antes de colocar nomodeset no pendrive.

Pergunta: tenho que editar agora a linha do boot do SSD para que consiga rodar ?