Autor Tópico: touchpad morto - ideapad 310 - lenovo  (Lida 12915 vezes)

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re:touchpad morto - ideapad 310 - lenovo
« Resposta #15 Online: 03 de Dezembro de 2017, 06:43 »
[...]  a única explicação seria problema no hardware pois são máquinas idênticas.

Então, @Xterminator,

Concordo, como tira-teima uma reinstalação 'clean' (=limpa), pode ser interessante.

Entretanto, note que eventualmente ainda que as máquinas sejam do mesmo modelo, eventualmente o firmware embarcado em uma e em outra, em tese, poderiam ser diferente.

Note a comparação entre a dele e a sua a partir do inxi:

@luksquaresma

Machine:   Device: laptop System: LENOVO product: 80UG v: Lenovo ideapad 310-14ISK serial: N/A
           Mobo: LENOVO model: Toronto 4A2 v: SDK0J40679 WIN serial: N/A
           UEFI [Legacy]: LENOVO v: 0XCN43WW date: 07/10/2017

@Xterminator

Machine:   Device: laptop System: LENOVO product: 80UG v: Lenovo ideapad 310-14ISK serial: N/A
           Mobo: LENOVO model: Toronto 4A2 v: NO DPK serial: N/A
           UEFI: LENOVO v: 0XCN37WW date: 10/03/2016

No mínimo a versão do setup (antigo BIOS) aparenta não ser a mesma.



Isto seria um agravante, provavelmente o SETUP/BIOS foi atualizado ele está utilizando BIOS Legacy e eu UEFI de fabrica com todos recursos ativados Secure Boot, VT etc..., mas mesmo assim acho que foram feitas alterações no sistema que estão impedindo do touch funcionar seria muito estranho como frisei anteriormente eu adquiri 2 máquinas e em ambas tudo funciona, não fiz nenhuma alteração no firmware, só adicionei mais 8GB em minha máquina.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2017, 06:50 por Xterminator »

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re:touchpad morto - ideapad 310 - lenovo
« Resposta #16 Online: 03 de Dezembro de 2017, 07:05 »
Existia um bug sim mas em versões do kernel mais antigas, infelizmente não será posível postar o conteudo do dmidecode que é o que daria para realmente ver as diferenças no firmware postarei somente a parte inicial.


Código: [Selecionar]
BIOS Information
   Vendor: LENOVO
   Version: 0XCN37WW
   Release Date: 10/03/2016
   Address: 0xE0000
   Runtime Size: 128 kB
   ROM Size: 6080 kB
   Characteristics:
      PCI is supported
      BIOS is upgradeable
      BIOS shadowing is allowed
      Boot from CD is supported
      Selectable boot is supported
      EDD is supported
      Japanese floppy for NEC 9800 1.2 MB is supported (int 13h)
      Japanese floppy for Toshiba 1.2 MB is supported (int 13h)
      5.25"/360 kB floppy services are supported (int 13h)
      5.25"/1.2 MB floppy services are supported (int 13h)
      3.5"/720 kB floppy services are supported (int 13h)
      3.5"/2.88 MB floppy services are supported (int 13h)
      8042 keyboard services are supported (int 9h)
      CGA/mono video services are supported (int 10h)
      ACPI is supported
      USB legacy is supported
      BIOS boot specification is supported
      Targeted content distribution is supported
      UEFI is supported
   BIOS Revision: 1.37
   Firmware Revision: 1.37


Handle 0x0001, DMI type 1, 27 bytes
System Information
   Manufacturer: LENOVO
   Product Name: 80UG
   Version: Lenovo ideapad 310-14ISK
   Serial Number: PE02DEA0
   UUID: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX(UID omitido por questões de segurança :-P)
   Wake-up Type: Power Switch
   SKU Number: LENOVO_MT_80UG_BU_idea_FM_Lenovo ideapad 310-14ISK
   Family: IDEAPAD


Sessão relativa ao Touch


Código: [Selecionar]
Handle 0x002E, DMI type 21, 7 bytes
Built-in Pointing Device
Type: Touch Pad
Interface: PS/2
Buttons: 4
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2017, 07:15 por Xterminator »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:touchpad morto - ideapad 310 - lenovo
« Resposta #17 Online: 03 de Dezembro de 2017, 16:22 »
Existia um bug sim mas em versões do kernel mais antigas, [...]

Então, @Xterminator,

Se olhar lá no link postado do bugs.launchpad.net veja que não é coisa antiga, o que se está falando é de agora, de setembro/2017, coisa de 30 a 60 dias atrás, é bug recente e não aqueles mais antigos e conhecidos com esse elantech.

O problema é atual e pelo que se vê ainda existe variantes a serem corrigidas e se for olhar numa outra trend lá no ask ubuntu tem gente fazendo post no dia 08/11/2017, ou seja, 25 dias atrás dizendo que não está funcionando.

Vejas as datas dos comentários desses posts:

https://askubuntu.com/questions/948439/touchpad-not-detected-on-lenovo-ideapad-320-with-kubuntu-17-04

Há uma boa possibilidade de que o firmware do note do @ luksquaresma seja de fato outro e por isso não esteja funcionando.

Se for esse o caso o caminho é registrar oficialmente o bug, não há mais o que fazer.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re:touchpad morto - ideapad 310 - lenovo
« Resposta #18 Online: 03 de Dezembro de 2017, 16:55 »
Existia um bug sim mas em versões do kernel mais antigas, [...]

Então, @Xterminator,

Se olhar lá no link postado do bugs.launchpad.net veja que não é coisa antiga, o que se está falando é de agora, de setembro/2017, coisa de 30 a 60 dias atrás, é bug recente e não aqueles mais antigos e conhecidos com esse elantech.

O problema é atual e pelo que se vê ainda existe variantes a serem corrigidas e se for olhar numa outra trend lá no ask ubuntu tem gente fazendo post no dia 08/11/2017, ou seja, 25 dias atrás dizendo que não está funcionando.

Vejas as datas dos comentários desses posts:

https://askubuntu.com/questions/948439/touchpad-not-detected-on-lenovo-ideapad-320-with-kubuntu-17-04

Há uma boa possibilidade de que o firmware do note do @ luksquaresma seja de fato outro e por isso não esteja funcionando.

Se for esse o caso o caminho é registrar oficialmente o bug, não há mais o que fazer.



@druidaobelix valeu pela informação, bom testei agora a pouco com o linuxmint e também não houve problema algum, nem sei o que dizer, pois ví que antes havia problema com o kernel e que teoricamente já teria sido resolvido, antes de adquirir estes notes eu pesquisei bastante para eliminar qualquer chance de incompatibilidade inclusive antes de formatar o da minha filha deixei o tal satux rodando um dia inteiro tive problemas com o Windows 7 pois o mesmo não foi projetado para rodar este sistema, porém mesmo assim consegui deixar 99% funcionando só não consegui a Webcam por este motivo acabei instalando o Windows 10 pois possui um melhor suporte a drivers (Estas máquinas foram fabricadas em 2016), o meu nunca viu a cara do SO da MS só executa GNU/Linux.


« Última modificação: 03 de Dezembro de 2017, 17:16 por Xterminator »

Offline luksquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:touchpad morto - ideapad 310 - lenovo
« Resposta #19 Online: 04 de Dezembro de 2017, 02:36 »
Sobre a versão do firmware da bios, eu mesmo atualizei quando tentava resolver da última vez.


Não sei se mudou algo, mas acredito que não resolveu naquela época.

Offline luksquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:touchpad morto - ideapad 310 - lenovo
« Resposta #20 Online: 04 de Dezembro de 2017, 02:52 »
Voltando ao meu problema:

A impressão que eu tenho é que seja algo de natureza do gerenciamento elétrico do touchpad.

Da outra vez, o problema foi resolvido com essa instalação de drivers no windows da forma específica que mencionei.

Após ter sido consertado, quando o notebook ficava muito tempo aberto e sem uso, após sair da hibernação o touchpad apresentava mal funcionamento que era resolvido reiniciando o notebook. Aconteceu exatamente o mesmo no dia da famigerada atualização do windows 10 que me vez voltar pra toda essa desgraça de problema.

Ocorreu o bug, só que quando eu vi o notebook ele reiniciaria e instalaria atualizações, eu deixei que fizesse e por isso, acredito que o touchpad não tenha sido reconhecido novamente (como era todas as vezes que era reiniciado) e a instalação das atualizações do windows, não reconheceram mais o hardware como instalado, daí gerando problema nos drivers novamente.

O que eu acho:

Os drivers tem algum tipo de interação específica e não trivial nesse modelo, acho que eles devam alterar a interação do touchpad com o restante num nível mais profundo que o sistema operacional, no caso algo que interfira com a bios ou algo do tipo.


Ainda sobre a questão elétrica, existe até uma postagem oficial da lenovo sobre problemas de natureza elétrica em computadores dessa mesma linha, sobre a necessidade de fazer power dupms (que eu tentei várias e váris vezes), etc.

Enfim, galera, acho que vou tentar resolver na moda windows mesmo porque não tive muita sorte por aqui. Resolvendo lá, volto pra cá, pro ubuntu, poque tenho gostado bastante do tempo que passei aqui no quesido produtividade e agilidade.

Se quiserem podem finalizar o tópico que eu revivo ele (se for possível) se conseguir uma solução via windows.


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:touchpad morto - ideapad 310 - lenovo
« Resposta #21 Online: 04 de Dezembro de 2017, 03:30 »
Pois então, @luksquaresma,

A questão é conhecida conforme claramente mostra o bug relatado, é só ir lá no link e constatar, além da trend que mencionei.

Insisto que muito possivelmente o firmware específico do seu notebook não está dentre aqueles reconhecidos pelo kernel, o que não é exatamente uma novidade no mundo Linux e menos ainda para esse hardware elantech.

O que há a fazer é relatar o bug oficialmente, pois somente assim haverá algum possível movimento no sentido concreto da correção (que nem dif[icil é, basta ver os patches anteriores, facilmente acessíveis a partir dos links que mencionei)  infelizmente para tanto algum nível de inglês é necessário, mas não é exatamente difícil, já que a maior parte é simplesmente juntar os arquivos necessários e o restante é explicação básica, não há muito mais o que falar, apenas não funciona com os kernels atuais.

Como já existe aquele registro lá no buglaunchpad, se for encarar a missão, sugiro que faça, por exemplo, algo como "Touchpad not detected yet" ou algo parecido e ainda mencionando como referência o registro anterior e dizendo que não funcionou para o seu caso, o que deverá atrair os desenvolvedores responsáveis para o problema.

Como certamente esse aí não é o único computador do mundo com idêntico hardware e idêntico problema, e como se trata de uma marca conhecida e com vendas relevantes, de uma forma ou de outra muito possivelmente acabará havendo uma correção em kernels futuros, mas claro, se você puder diretamente contribuir sempre é bom.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2017, 03:34 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline luksquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:touchpad morto - ideapad 310 - lenovo
« Resposta #22 Online: 04 de Dezembro de 2017, 03:42 »
Eu sou fluente em inglês e já olhei tudo que deu nos foruns gringos, acabei vindo aqui mais pela comodidade mesmo.


O que eu estou optando por fazer é realmente tentar algo que resolva, se der certo, postarei as soluções aqui e por lá também, talvez assim possa ter algum progresso.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re:touchpad morto - ideapad 310 - lenovo
« Resposta #23 Online: 04 de Dezembro de 2017, 14:51 »
Só uma observação, experimente testar o fedora 27, por ser uma distribuição muito utilizada no meio corporativo talvez você tenha mais sorte e talvez funcione, baixe a ISO live da versão Workstation só para desencargo de consciência.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:touchpad morto - ideapad 310 - lenovo
« Resposta #24 Online: 04 de Dezembro de 2017, 17:50 »
O que o patch que consta lá no bug-launchpad fez foi apenas acrescentar um novo ID para o touchpad, isto é, um novo modelo, mais especificamente o ELAN0608, ou seja, sem essa identificação o touchpad não era identificado.

Como se pode ver a partir do código patcheado:

From   Kai-Heng Feng <>
Subject   [PATCH] Input: elan_i2c - add ELAN0608 to the ACPI table
Date   Thu, 10 Aug 2017 16:53:52 +0800
   

    share 0
    share 0

Similar to commit 722c5ac708b4f ("Input: elan_i2c - add ELAN0605 to the
ACPI table"), ELAN0608 should be handled by elan_i2c.

This touchpad can be found in Lenovo ideapad 320-14IKB.

BugLink: https://bugs.launchpad.net/bugs/1708852

Signed-off-by: Kai-Heng Feng <kai.heng.feng@canonical.com>
---
 drivers/input/mouse/elan_i2c_core.c | 1 +
 1 file changed, 1 insertion(+)

diff --git a/drivers/input/mouse/elan_i2c_core.c b/drivers/input/mouse/elan_i2c_core.c
index 3b616cb7c67f..9fe3908d12d5 100644
--- a/drivers/input/mouse/elan_i2c_core.c
+++ b/drivers/input/mouse/elan_i2c_core.c
@@ -1248,6 +1248,7 @@ static const struct acpi_device_id elan_acpi_id[] = {
    { "ELAN0100", 0 },
    { "ELAN0600", 0 },
    { "ELAN0605", 0 },
+   { "ELAN0608", 0 },
    { "ELAN1000", 0 },
    { }
 };
--
2.14.0

A questão então seria achar o específico ID que há nessa máquina, se é algo diferente ou não desses que constam acima.

« Última modificação: 04 de Dezembro de 2017, 17:54 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline luksquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:touchpad morto - ideapad 310 - lenovo
« Resposta #25 Online: 15 de Dezembro de 2017, 02:40 »
É gente, por conta do final de período e da dor de cabeça que passei com a tentativa de voltar ao windowsm acabei continuando com o ubuntu mesmo, pelo menos por um tempo.

Vi as respostas aqui sobre o modelo específico do touchpad, como eu poderia ver isso?

Offline luksquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:touchpad morto - ideapad 310 - lenovo
« Resposta #26 Online: 15 de Dezembro de 2017, 03:00 »
Ainda sobre isso, procurando o número do modelo do hardware, que eu tinha tirado fotos quando desmontei o notebook em busca de problemas, achei a seguinte linha numa página de drivers:

%LenovoDeviceDesc% = ETD0623_Inst, *ETD0623 ; SmartPad for LCFC S8442D-71H3

Acredito que esse ETD0623 tenha a ver.

(essa página https://www.necacom.net/index.php/elan/10145-elan-touchpad-drivers-version-11-4-81-1-lenovo)
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2017, 03:02 por luksquaresma »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:touchpad morto - ideapad 310 - lenovo
« Resposta #27 Online: 18 de Dezembro de 2017, 19:08 »
Se for isso mesmo, o modelo 0623, então de qualquer maneira não vai funcionar, portanto, o caminho é mesmo ir lá e registrar o bug para que algum desenvolvedor implemente a solução.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.