Autor Tópico: (Resolvido) Minha rede sumiu  (Lida 22955 vezes)

Offline Rafael431168

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re:(Resolvido) Minha rede sumiu
« Resposta #30 Online: 16 de Maio de 2018, 11:56 »
Aparentemente o NetworkManager reconheceu sua interface e está tentando lidar com ela.

Seu modem da Net tem WiFi?

Tem Wi-Fi sim!
👍

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:(Resolvido) Minha rede sumiu
« Resposta #31 Online: 16 de Maio de 2018, 13:07 »
Certo. Isso é importante, não que eu pretenda te colocar pra usar o Wi-Fi, mas pq assim eu sei que o modem (muito provavelmente!) está trabalhando em modo roteador.

Mais um comando...

journalctl -m | grep dhclient | tail -20
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Rafael431168

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re:(Resolvido) Minha rede sumiu
« Resposta #32 Online: 16 de Maio de 2018, 18:18 »
Certo. Isso é importante, não que eu pretenda te colocar pra usar o Wi-Fi, mas pq assim eu sei que o modem (muito provavelmente!) está trabalhando em modo roteador.

Mais um comando...

journalctl -m | grep dhclient | tail -20

Boa noite.
 Primeiramente quero agradecer pela ajuda que estou recebendo. Essa é, a meu ver, a melhor coisa de se usar linux. A comunidade é muito colaborativa e atenciosa. Por isso, muito obrigado!  :D :D :D

Agora os comandos sugeridos me deram a seguinte saida:
Código: [Selecionar]
rafael@Familia-desktop:~$ journalctl -m |grep dhclient | tail -20
mai 16 14:27:16 Familia-desktop audit[512]: AVC apparmor="STATUS" operation="profile_load" profile="unconfined" name="/sbin/dhclient" pid=512 comm="apparmor_parser"
mai 16 14:27:16 Familia-desktop audit[512]: AVC apparmor="STATUS" operation="profile_load" profile="unconfined" name="/usr/lib/connman/scripts/dhclient-script" pid=512 comm="apparmor_parser"
mai 16 14:27:16 Familia-desktop kernel: audit: type=1400 audit(1526491636.454:8): apparmor="STATUS" operation="profile_load" profile="unconfined" name="/sbin/dhclient" pid=512 comm="apparmor_parser"
mai 16 14:27:16 Familia-desktop kernel: audit: type=1400 audit(1526491636.454:11): apparmor="STATUS" operation="profile_load" profile="unconfined" name="/usr/lib/connman/scripts/dhclient-script" pid=512 comm="apparmor_parser"
mai 16 14:27:30 Familia-desktop NetworkManager[620]: <info>  [1526491650.0510] dhcp-init: Using DHCP client 'dhclient'

E agora?
« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 23:14 por Rafael431168 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:(Resolvido) Minha rede sumiu
« Resposta #33 Online: 17 de Maio de 2018, 15:44 »
Bem estranho. Será que esse "dhclient", necessário, está instalado??? Confirme com o comando "dhclient -h".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Rafael431168

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re:(Resolvido) Minha rede sumiu
« Resposta #34 Online: 17 de Maio de 2018, 22:09 »
Bem estranho. Será que esse "dhclient", necessário, está instalado??? Confirme com o comando "dhclient -h".
fiz o comando e não entendi nada, a saída do terminal parece dizer que não reconhece o parâmetro -h, ou eu entendi errado?
Código: [Selecionar]
rafael@Familia-desktop:~$ dhclient -h
Internet Systems Consortium DHCP Client 4.3.5
Copyright 2004-2016 Internet Systems Consortium.
All rights reserved.
For info, please visit https://www.isc.org/software/dhcp/
Unknown command: -h
Usage: dhclient [-4|-6] [-SNTPRI1dvrxi] [-nw] [-p <port>] [-D LL|LLT]
                [-s server-addr] [-cf config-file]
                [-df duid-file] [-lf lease-file]
                [-pf pid-file] [--no-pid] [-e VAR=val]
                [-sf script-file] [interface]*

If you think you have received this message due to a bug rather
than a configuration issue please read the section on submitting
bugs on either our web page at www.isc.org or in the README file
before submitting a bug.  These pages explain the proper
process and the information we find helpful for debugging..

exiting.
rafael@Familia-desktop:~$ dhclient-h
dhclient-h: comando não encontrado
rafael@Familia-desktop:~$


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:(Resolvido) Minha rede sumiu
« Resposta #35 Online: 18 de Maio de 2018, 13:14 »
A resposta é positiva, o comando está instalado. Se não estivesse, a saída seria outra.

Vc consegue abrir o gerenciador de redes (network manager) e editar a interface cabeada?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Rafael431168

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re:(Resolvido) Minha rede sumiu
« Resposta #36 Online: 18 de Maio de 2018, 16:34 »
A resposta é positiva, o comando está instalado. Se não estivesse, a saída seria outra.

Vc consegue abrir o gerenciador de redes (network manager) e editar a interface cabeada?
Na verdade, eu não tenho a menor ideia se tenho como fazer isso, nem o que eu deveria mudar, caso tenha como.
Como eu devo proceder para Editar a rede?
Na verdade, se você se refere a janela de configuração da conexão de rede, eu já verifiquei o que consta lá, mas não saberia se deve mudar alguma coisa naquela janela.
Vi no YouTube alguma coisa sobre problemas na última versão LTS quanto à rede, segui os passos ensinados, que consistia em incluir uma linha de código em um arquivo de configuração do sistema, é uma máscara 8.8.8.8 e 4.4.8.8  na aba IPV4 desta janela, mas não funcionou também.
Tudo isso eu fiz antes de tentar pedir ajuda no fórum.
Até segui os passos de outro tópico, com problema quase idêntico ao meu, mas com Ubuntu 14.04, o qual foi resolvido, se não estiver lembrando errado, com a edição do arquivo rc.local e da blacklist além da utilização dos comandos

rmmode forcedeth
E
modeprobe msi=0 msix=0

Salvo engano nos comandos que estou  recordar.
Mas eu tentei sem sucesso replicar aqui este processo, pois não encontrei os arquivos mencionados no meu sistema, com exceção do blacklist, para que pudesse editá-los.
Já o comando "rmmode forcedeth"(acho que é isso) simplesmente trava meu sistema completamente e o segundo comando utilizado, "modeprobe msi=0 msix=0" (acho que era isso) não produz qualquer efeito.
Descobri que meu sistema, talvez por que uso uma placa de vídeo Nvidia e tenho uma placa mãe AMD, pode estar tendo um 'kernel panic' mas isso é assunto para outro tópico.
No entanto não posso atualizar o kernel sem internet e estou tentando começar por aí.
Depois de ter tentado seguir, sem sucesso, os passos daquele tópico, formatei o HD e reinstalei novamente do zero meu sistema, mas o problema persiste 
« Última modificação: 18 de Maio de 2018, 19:47 por Rafael431168 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:(Resolvido) Minha rede sumiu
« Resposta #37 Online: 18 de Maio de 2018, 16:58 »
Eu posso te ajudar pouco ou nada nessa parte, pois você usa o Ubuntu (padrão), eu uso o Kubuntu (distribuição derivada com interface diferente).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Rafael431168

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re:(Resolvido) Minha rede sumiu
« Resposta #38 Online: 19 de Maio de 2018, 01:47 »
Acho que a resposta é sim. Eu tenho como utilizar o network Manager, se souber identificar como ele deve ser configurado.
O problema é que eu não sei bem o que estou fazendo é continuo sem conexão.
Alguem tem alguma ideia de como posso fazer esse Ubuntu funcionar e estabelecer um conexão com a internet?
« Última modificação: 19 de Maio de 2018, 20:23 por Rafael431168 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:(Resolvido) Minha rede sumiu
« Resposta #39 Online: 20 de Maio de 2018, 15:22 »
Não é isso que a gente vai fazer agora. A gente só precisa que o NM faça uma nova tentativa de conexão, pra ver como o sistema reage. Não espere que esses movimentos que eu pedi vão resolver seu problema, por enquanto.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Rafael431168

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re:(Resolvido) Minha rede sumiu
« Resposta #40 Online: 20 de Maio de 2018, 21:12 »
Estive pesquisando na internet sobre o network manager e descobri que ele é um serviço do sistema e não um aplicativo, por isso não teria uma interface gráfica, mas que gerencia as conexões automaticamente.
Toda vêz que eu conecto o cabo se rede o NM automaticamente tenta conectar.
Bem, desconectei o cabo e tornei a ligar e não surtiu efeito algum.
Mas vou transcrever as informações da conexão:
Endereço físico: 70:85:C2:6A:45:51
Nome: Conexão cabeada 1
Endereço MAC 70:85:C2:6A:45:51 (enp0s7)
Endereço clonado: 70:85:C2:6A:45:51
MTU: automático

Método IPV4: automático (DHCP)
Dns e Rotas: selecionado modo automático para ambos

Método IPV6: automático
DNS e Rotas: selecionado modo automático para ambos
Na verdade, o problema começou logo na instalação do sistema. Estava lendo um tópico de 2015 e acho que o problema é a placa mãe se uma Asrock N68-GS4 FX R2.0 pois vi que outros usuários que têm a mesma placa tiveram problemas semelhantes.
No tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,113792.0.html
O usuário acabou conseguindo estabelecer conexão, mas não consegui aplicar todos os passos que ele utilizou por que meu sistema é 17.10 e não tem os mesmos arquivos de configuração que ele editou para resolver o problema.
Será que existe um meio de contornar isso no 17.10?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:(Resolvido) Minha rede sumiu
« Resposta #41 Online: 20 de Maio de 2018, 21:28 »
O NM é o sistema padrão de controle e gerenciamento de rede para o Ubuntu, ele, em si, não é um aplicativo, mas como ele é o gerenciador padrão, há um aplicativo do Ubuntu que tem o mesmo nome, e conversa diretamente com o NM.

Eu estou imaginando que, de alguma forma, o seu sistema não está reconhecendo sua placa de rede como uma placa de rede válida. Até pq não é uma placa de rede no sentido estrito, se vc olhar na lista de adaptadores PCI ou USB você não vai encontrar um dispositivo. Vc só sabe que há uma placa de rede pq há o conector RJ45 na placa-mãe.

Eu imagino que isso seja um bug no Ubuntu. Isso é muito comum nessa época de pós-lançamento. Logo será corrigido, mas até entrar na imagem de instalação, fica a dificuldade.

O que eu te sugiro, neste momento, é que você consiga um adaptador USB Wireless (ou mesmo cabeado) e tente usá-lo, e com ele, aplicar as atualizações do Ubuntu. Talvez isso resolva seu problema, se não agora, daqui a alguns dias.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D