Autor Tópico: TV 3D no Ubuntu  (Lida 9217 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:TV 3D no Ubuntu
« Resposta #15 Online: 20 de Novembro de 2017, 21:42 »
Dê uma olhada nesse antigo tópico, especialmente o último post #8

https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=95619.0

Também se pode experimentar usando o bino - 3D video player para ver o que dá:

https://bino3d.org/

Para instalar:

Código: [Selecionar]
sudo apt install bino
« Última modificação: 20 de Novembro de 2017, 21:44 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:TV 3D no Ubuntu
« Resposta #16 Online: 20 de Novembro de 2017, 22:57 »
Finalmente, continuo achando que a TV deva fazer isso por si só, isto é, enquadrar a imagem de forma correta dentro dos seus limites e, portanto, fazer por si só o redimensionamento, o que significa ler o manual e esmiuçar suas funções, porém se não está fazendo sei lá por qual razão, um recurso que se pode usar é modificar a escala, o que talvez signifique o que parece que você está querendo, isto é, alterar o tamanho do que é projetado na tela, sem alterar a resolução.

De toda forma, se não conseguir pela própria TV, faça o teste para ver se responde e quais são os resultados concretos.

Na parametrização da escala números menores que 1 produzirão uma imagem maior; números maiores que 1 produzirão uma imagem menor e, por consequência, o 1 trará ao valor normal. O separador de decimal é ponto e não vírgula (já que o programa é em inglês). Note ainda que se trata de duplo hífen antes do --output e do --scale

Por exemplo:

aumenta a tela:

xrandr --output HDMI-1 --scale 0.9x0.9

diminui a tela:

xrandr --output HDMI-1 --scale 1.1x1.1

restabelece o normal:

xrandr --output HDMI-1 --scale 1.0x1.0

Experimente variações desses valores para ver o que melhor enquadra a tela.

Isso funciona se o display-server for o X11, não sei se funcionará usando o Wayland.

« Última modificação: 20 de Novembro de 2017, 22:59 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline maurente

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re:TV 3D no Ubuntu
« Resposta #17 Online: 20 de Novembro de 2017, 23:18 »
Finalmente, continuo achando que a TV deva fazer isso por si só, isto é, enquadrar a imagem de forma correta dentro dos seus limites e, portanto, fazer por si só o redimensionamento, o que significa ler o manual e esmiuçar suas funções, porém se não está fazendo sei lá por qual razão, um recurso que se pode usar é modificar a escala, o que talvez signifique o que parece que você está querendo, isto é, alterar o tamanho do que é projetado na tela, sem alterar a resolução.

De toda forma, se não conseguir pela própria TV, faça o teste para ver se responde e quais são os resultados concretos.

Na parametrização da escala números menores que 1 produzirão uma imagem maior; números maiores que 1 produzirão uma imagem menor e, por consequência, o 1 trará ao valor normal. O separador de decimal é ponto e não vírgula (já que o programa é em inglês). Note ainda que se trata de duplo hífen antes do --output e do --scale

Por exemplo:

aumenta a tela:

xrandr --output HDMI-1 --scale 0.9x0.9

diminui a tela:

xrandr --output HDMI-1 --scale 1.1x1.1

restabelece o normal:

xrandr --output HDMI-1 --scale 1.0x1.0

Experimente variações desses valores para ver o que melhor enquadra a tela.

Isso funciona se o display-server for o X11, não sei se funcionará usando o Wayland.

Sim, agora você me entendeu. Mas infelizmente não adiantou. No driver do Windows isso era possível.
Mesmo assim você me ajudou. Pois descobri que o drive do Windows fazia uma mudança automática, que pelo Linux eu tenho que fazer manual. O Linux nos obriga a sair da zona de conforto. Entrei nas opções de tela da TV. O formato da tela sempre esteve "Pelo programa". Escolhi uma que eu nunca havia utilizado: "Just Scan". Boom! Funcionou!
Valeu Druida!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:TV 3D no Ubuntu
« Resposta #18 Online: 20 de Novembro de 2017, 23:38 »
Excelente, era como pensava que deveria ser, uma função do próprio aparelho de TV.

Mas @maurente, pelo amor do santo Linux, vamos tentar falar a mesma língua.  :)

O tópico é sobre 3D no Linux e não sobre enquadramento de imagem na tela.

Está conseguindo ou não está conseguindo ver vídeo 3D usando o VLC ou outro player de vídeo (diga qual)?

Essa resposta é que de fato interessa ao tópico conforme você o propôs inicialmente.

Sim ou não? Está vendo vídeo 3D ou não está?

Entenda, por fim, que quando alguém responde a um tópico (no caso eu nesse seu tópico), isso não é feito para resolver os **seus** problemas individuais, pois que se assim o fosse isso aqui iria se tornar um SAC, Serviço de Atendimento ao Cliente, e como se sabe Linux não tem cliente, já que não se paga nada por ele, e sim para formar uma base de dados para futuros usuários que possam ter o mesmo problema, então eventualmente acharão o tópico e encontrarão a solução sem que mais ninguém precise despender tempo individualmente para encontrar a solução, logo, ao conduzir um tópico, tenha isso sempre em mente, isto é, que o que se expõe, discute, esclarece, deve ser feito de forma a ajudar futuros usuários e, assim, subsidiar a comunidade opensource com soluções.

« Última modificação: 20 de Novembro de 2017, 23:45 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline maurente

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re:TV 3D no Ubuntu
« Resposta #19 Online: 21 de Novembro de 2017, 00:21 »
Peraí Druida, eu não mudei o tópico propositalmente, na Resposta #5 eu expliquei que descobri o que havia de errado, mas não sabia como consertar. Por isso comecei a seguir aquele caminho.
Mas deixa assim. A não sei que você queira alterar o tópico? Para mim está bem. Você jogou as possibilidades e eu achei a mais adequada. ;)
Abraço.

P.S.: O 3D da TV está habilitável agora.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:TV 3D no Ubuntu
« Resposta #20 Online: 21 de Novembro de 2017, 00:33 »
P.S.: O 3D da TV está habilitável agora.

De que maneira?
O que alguém que queira executar vídeo 3D num equipamento igual ao seu deve fazer?
Usar o VLC é uma solução?
É isso que precisa ficar registrado aqui no Fórum.

Se além disso você disser qual é sua placa de vídeo (veja post #13 anterior onde coloquei o código para isso) e qual é a marca/modelo da TV (idem, perguntado antes no mesmo post #13), então ficará perfeito no sentido de auxiliar futuros usuários com idêntico problema.

Lembrando que o material aqui debatido será adiante indexado pelo Google e ficará disponível para o mundo.

É essa a ideia que deve permear os tópicos e não apenas a solução individual tópica de um problema.

« Última modificação: 21 de Novembro de 2017, 00:42 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline maurente

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re:TV 3D no Ubuntu
« Resposta #21 Online: 21 de Novembro de 2017, 17:23 »
Esclareça, por favor:

1. marca e modelo da TV;

2. um link do fabricante, melhor ainda se referir ao manual da TV;

3. resolução nativa máxima da TV;

4. placa de vídeo e driver utilizado (traga o resultado do comando abaixo):

Código: [Selecionar]
lspci -knn | grep -i vga -A3
5. display server que está usando:

Código: [Selecionar]
lsb_release -rd&&echo "${XDG_CURRENT_DESKTOP}"&&echo $XDG_SESSION_TYPE

htpc@htpc-ULTRATOP-BRIX:~$ lspci -knn | grep -i vga -A3
00:02.0 VGA compatible controller [0300]: Intel Corporation HD Graphics 5500 [8086:1616] (rev 09)
   Subsystem: Gigabyte Technology Co., Ltd HD Graphics 5500 [1458:1000]
   Kernel driver in use: i915
   Kernel modules: i915
htpc@htpc-ULTRATOP-BRIX:~$

htpc@htpc-ULTRATOP-BRIX:~$ lsb_release -rd&&echo "${XDG_CURRENT_DESKTOP}"&&echo $XDG_SESSION_TYPE
Description:   Ubuntu 17.10
Release:   17.10
ubuntu:GNOME
x11
htpc@htpc-ULTRATOP-BRIX:~$


Eu havia esquecido disso.

Offline maurente

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re:TV 3D no Ubuntu
« Resposta #22 Online: 21 de Novembro de 2017, 17:28 »
P.S.: O 3D da TV está habilitável agora.

De que maneira?
Por que eu consegui deixar a resolução no Ubuntu em Full HD, senão o menu 3D da TV não funciona.
O que alguém que queira executar vídeo 3D num equipamento igual ao seu deve fazer?
O meu aparelho é uma TV LG 55LW6500, e ela precisa receber resolução Full HD para que o menu 3D da TV seja habilitado.
Usar o VLC é uma solução?
Se a resolução for full hd, qualquer player serve. Pois é a TV que faz o serviço.

É isso que precisa ficar registrado aqui no Fórum.

Se além disso você disser qual é sua placa de vídeo (veja post #13 anterior onde coloquei o código para isso) e qual é a marca/modelo da TV (idem, perguntado antes no mesmo post #13), então ficará perfeito no sentido de auxiliar futuros usuários com idêntico problema.
É uma GPU. Mandei antes o comando.
Lembrando que o material aqui debatido será adiante indexado pelo Google e ficará disponível para o mundo.

É essa a ideia que deve permear os tópicos e não apenas a solução individual tópica de um problema.