Autor Tópico: Xubuntu resetando ao mexer com vídeos (RESOLVIDO)  (Lida 10987 vezes)

Offline marcos90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re:Xubuntu resetando ao mexer com vídeos
« Resposta #15 Online: 11 de Outubro de 2017, 10:45 »
O Lubuntu é bem diferente do Xubuntu. É bem mais simples, mas também mais leve!

Também pode testar o Debian ou o OpenSuse tanto com XFCE como com LXDE.
Então ... sou leigo em Linux , mas tipo ,  quase todos as distros atuais são 16.04 , então quer dizer que no fundo , todos os drivers para  hardware do pc  são iguais independentemente da distribuição ?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Xubuntu resetando ao mexer com vídeos
« Resposta #16 Online: 11 de Outubro de 2017, 11:29 »
Sim, se for o 16.04 a base do sistema é a mesma, o Kernel (aonde ficam os drivers), o Xorg e o Mesa ( a parte gráfica) e outras bibliotecas principais, são as mesmas.  O que muda é o ambiente gráfico: Unity, Gnome, XFCE, LXDE, KDE.


Mas pode acontecer de problemas que você enfrenta no LXDE, não ocorrerem no XFCE, KDE e etc.

Por isso o teste em modo Live vai te ajudar nisso.

Mudando de distribuição, se for o Debian 9 ou 8, por exemplo, ele vai usar outra combinação de kernel e drivers, a mesma coisa vale para o OpenSuse ou Mageia. 

Eu costumo dizer as pessoas que instalo Linux em suas máquinas: "Linux bom é aquele que funciona bem na sua máquina!" 

Quando eu comecei no Linux fui a um "Install Fest" aonde a distro principal era o saudoso Conectiva Linux.  Não funcionava o som no meu PC de forma alguma.  Eu não usei o Conectiva por isso, quem funcionou de cara sem problemas?  O Ubuntu 5.04!  Então já viu!

Em determinadas combinações de hardware é melhor usar uma distro baseada em rpm como  Suse ou Mageia, em outros casos o Slackware e assim vai.  Você tem muitas opções se não funcionar com Ubuntu.   
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline marcos90