Autor Tópico: usar a tecla Super para mostrar todos aplicativos?  (Lida 9847 vezes)

Offline Croisebeck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
usar a tecla Super para mostrar todos aplicativos?
« Online: 07 de Novembro de 2017, 01:53 »
olá pessoal!

preciso trocar o atalho "super + a" por apenas "super" ou "Super_L' ou "tecla do windows".

tentei usando as configurações do teclado e no editor dconf.

Ubuntu 17.10

Obrigado!! Croisebeck.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re:usar a tecla Super para mostrar todos aplicativos?
« Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2017, 02:31 »
Normalmente seria simples no gnome-shell algo como:
super digita tec ENTER, altera os atalhos de teclado, maaaaaaas como eu já deveria saber
no ubuntu a coisa é mais complicada pois titio mark desabilitou a busca nas configuraçõesl "péssima ideia" assim fica difícil dos usuários do Ubuntu gostarem do gnome-shell então faça do modo titio mark.

EDITADO___________________________________________________________________________
"Corrigindo meu próprio erro, funciona porém ao inves de tec (teclado)
você tem que digitar em inglês (keyb)" normalmente deveria funcionar pois o gnome é totalmente traduzido para pt_BR.
Desculpem-me pois instalei o Ubuntu 17.10 ontem no Boxes e ainda não configurei tudo.
___________________________________________________________________________________
Super digita config, abre a central de controle vá em dispositivos->teclado
Altere os atalhos que quiser ou de outra forma clique no menu do painel superior->clique no icone de configurações->dispositivos->teclado.

Segue screenshot:https://i.imgur.com/pEJIIcm.png

Só uma observação, utilize a ajuda do gnome antes de qualquer coisa já recomendei isto aqui fazem alguns anos pois ela é muito completa, você só conseguirá redefinir o atalho após modificar a função que ele executa exemplo para poder utilizar Super+A para outra função antes você deve atribuir outro atalho.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2017, 03:55 por Xterminator »

Offline Croisebeck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re:usar a tecla Super para mostrar todos aplicativos?
« Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2017, 11:58 »
Certo obrigado por essa resposta!

mas não sei se não entendi... ou você escreveu 3 parágrafos ensinando a acessar os atalhos do teclado no gnome?

o meu problema é que quando tento trocar o atalho do "Show all applications" que está desabilitado (como você sugere no ultimo paragrafo)  ao pressionar a tecla "windows" do meu teclado é executado o "show the overview"  que este já esta setado como "super + tab".

* existe  essa extensão: https://extensions.gnome.org/extension/1198/start-overlay-in-application-view/ que faz oque preciso, porém ela deixa um atraso enorme e as vezes precisa teclar 2 vezes.

eu sei que no xfce é so acessar os atalhos do teclado e usar o atalho "super_l" que funciona mas como já disse não consegui com o 'editor dconf'.

Mais uma vez obrigado pela atenção.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re:usar a tecla Super para mostrar todos aplicativos?
« Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2017, 19:25 »
Entendi agora o que você quer fazer, este comportamento nunca foi padrão no gnome-shell e é obtido por extensão ou editando o código fonte do gnome-shell, utilizo o gnome-shell vanilla faz muito tempo e o comportamento padrão e Super, Super+S,ALT+F1  abre o panorama de atividades e Super+A abre a lista de programas Super+M notificações etc...
Infelizmente não sou programador, mas isto provavelmente é muito fácil de modificar, já que pode ser feito atravśs de extensões pode ser editado diretamente no código fonte.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2017, 19:34 por Xterminator »

Offline Croisebeck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re:usar a tecla Super para mostrar todos aplicativos?
« Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2017, 00:00 »
hmmm blz,

acredito que a própria canonical faça essa modificação pois irá ajudar a conquistar novos usuários...

até que estou me acostumando a pesquisar, porém as vezes não lembro o nome do aplicativo ai fica mais lento.

vlw, flw!

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re:usar a tecla Super para mostrar todos aplicativos?
« Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2017, 05:44 »
hmmm blz,

acredito que a própria canonical faça essa modificação pois irá ajudar a conquistar novos usuários...

até que estou me acostumando a pesquisar, porém as vezes não lembro o nome do aplicativo ai fica mais lento.

vlw, flw!
Creio que utilizar a extensão dash to dock e adicionar favoritos seja um jeito tranquilo, ou caso queira ativar a extensão applications menu também é uma opção, porém a usabilidade é a mesma.

Dash to dock= 1 clique para aplicação favorita e 2para aplicativos no dash.

Applications menu, dependendo do nível do menu=3 cliques.

Sua opcao com a extensão=Super procura aplicação+click.

Padrão=Super digita algo que lembre o aplicativo +enter.

Atualmente utilizo a primeira e a última opção, apps de uso intensivo deixo no dock como favorito, utilizo a extensão places ativada pois da acesso rápido ao gerenciador de arquivos.
Não utilizo lançadores para aplicativos padrão do sistema ex tocador de música, vídeos, compactação de arquivos pois basta clicar no arquivo ou utilizar o menu de contexto no Nautilus isso deixa o desktop bem limpo.

É isto, qualquer coisa estamos aí.

Offline marcex_7069

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:usar a tecla Super para mostrar todos aplicativos?
« Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2023, 13:51 »
Cara encontrei a solução em um site gringo:

Instale o xcape com:
Código: [Selecionar]
sudo apt install xcape
Após isso execute o comando abaixo para mostrar todos os aplicativos com a tecla Super:
Código: [Selecionar]
xcape -e "Super_L=Super_L|a"
Ela vai fazer o ubuntu enteder que você apertou Super + A quando você apertar apenas Super.

Espero ter ajudado  : )