Autor Tópico: Como instalar Ubuntu 17.10 em pc com 32bit  (Lida 4219 vezes)

Offline Julianzbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liberdade Digital
    • Ver perfil
Como instalar Ubuntu 17.10 em pc com 32bit
« Online: 19 de Novembro de 2017, 13:34 »
Gostaria de instalar o Ubuntu 17.10 no meu pc Dell Inspiron 1545 - 32bits (atualmente utilizo a versão 17.04)

Li que a partir dessa versão 17.10 não será mais possível, apenas em pc's 64bits.

Há alguma possibilidade de efetuar essa instalação?

O que vocês me aconselham?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar Ubuntu 17.10 em pc com 32bit
« Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2017, 15:29 »
Se quer mesmo experimentar, instale normalmente, apenas que fazendo uma instalação limpa (=clean), isto é, partindo do zero.

Se você está usando um sistema 32-bit supostamente é porque tem pouca memória RAM no hardware, 2GB ou menos.

O que vai acontecer na prática é que ao usar a arquitetura 64-bit o sistema irá consumir um pouco mais de memória RAM inicial, mas não é muito,

Se seu sistema tiver 2GB ele na prática já está bastante 'apertado' quanto ao uso da memória RAM e muito possivelmente precisando fazer swap com grande frequência, o que torna o sistema muito lento, então isso que já é realidade não vai piorar tanto assim, o que precisa fazer é adequar os hábitos de uso, não abrindo muitas janelas simultaneamente, para evitar o uso da lentíssima swap em disco.

O ideal evidentemente é adquirir mais um pente de memória e aumentar a RAM, mas nem sempre isso é verdadeiramente possível ou prático.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar Ubuntu 17.10 em pc com 32bit
« Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2017, 15:34 »
Acabei de ver num outro antigo post seu que o hardware da sua máquina tem 3GB RAM, se é isso mesmo então é sem susto instalar 64-bit.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Julianzbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liberdade Digital
    • Ver perfil
Re:Como instalar Ubuntu 17.10 em pc com 32bit
« Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2017, 15:56 »
Grato.

Uma dúvida: você quer dizer que, por eu ter 3MB de RAM, o ideal seria eu modificar meu PC para 64 bit ? Ou simplesmente instalar o Ubuntu 17.10 64 bit  diretamente no meu PC  32bit ?

Essa segunda opção é possível?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar Ubuntu 17.10 em pc com 32bit
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2017, 16:18 »
Uma dúvida: você quer dizer que, por eu ter 3MB de RAM, o ideal seria eu modificar meu PC para 64 bit ? Ou simplesmente instalar o Ubuntu 17.10 64 bit  diretamente no meu PC  32bit ?
Essa segunda opção é possível?

Faça uma instalação 'clean', isto é, grave um live-iso (pendrive ou cdrom) com o Ubuntu 17.10 e instale.

Apenas lembre que ao fazer uma nova instalação os seus arquivos pessoais que existirem serão perdidos, então antes faça um backup.

Talvez possa estar existindo alguma dúvida quanto ao conceito do que seja uma arquitetura 32-bit ou 64-bit.

Faça uma distinção entre a cpu, que é o processador, e o sistema operacional, são duas coisas distintas.

O hardware do seu computador, essencialmente o processador, isto é, a cpu, é 64-bit com certeza.

Isso quer dizer que o processador consegue processar instruções 64-bit sem nenhum problema.

Há uns 15 anos mais ou menos não são mais produzidos processadores 32-bit, de lá para cá todos eles possuem capacidade de processar instruções 64-bit.

O que é 32-bit ou 64-bit?

Leia esse tópico e nele especialmente o post #1 onde há uma analogia que ajuda a melhor entender o que seja isso:

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120021.msg659161.html#msg659161



« Última modificação: 19 de Novembro de 2017, 16:22 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Julianzbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liberdade Digital
    • Ver perfil
Re:Como instalar Ubuntu 17.10 em pc com 32bit
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2017, 17:13 »
OK! Grato.

Boas informações. Realmente acreditava que o meu pc, com sistema 32 bit, não aceitaria um Ubuntu 64bit. Mas, pelo que entendi, meu processador suporta (certo?)

Bom, minha RAM é de 3 MB, não é muita mas vou experimentar instalar o 17.10 desktop 64bit, via pendrive de instalação, fazendo backup de tudo, conforme sua dica anterior. Vou testar se meu computador ficou (ainda) mais lento e depois posto aqui os resultados.

Qualquer outra dica será benvinda, agradeço desde já.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar Ubuntu 17.10 em pc com 32bit
« Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2017, 17:28 »
[...] Realmente acreditava que o meu pc, com sistema 32 bit, não aceitaria um Ubuntu 64bit. Mas, pelo que entendi, meu processador suporta (certo?)

Sim, o hardware da sua máquina, especificamente o processador, a cpu (central processing unity) é 64-bit com certeza.

Ela não é tão antiga que pudesse ter um processador apenas 32-bit, já é um Dell Inspiron 1545.

Faça esse código no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo dmidecode -t4
Ele irá mostrar o tipo de instruções que o processador da sua máquina consegue processar.

O que aparece na última linha?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Julianzbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liberdade Digital
    • Ver perfil
Re:Como instalar Ubuntu 17.10 em pc com 32bit
« Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2017, 17:52 »
Characteristics:
      64-bit capable
 :)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar Ubuntu 17.10 em pc com 32bit
« Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2017, 17:59 »
Characteristics:
      64-bit capable
 :)

Ok, como disse, certamente esse processador já é um 64-bit, como o código executado o demonstra.

Pois bem, feito o backup, gravado corretamente o live-iso (pendrive ou cdrom) do Ubuntu 17.10 Artful suba o sistema por ele usando a opção "Experimentar o Ubuntu sem Instalar" e verifique se todo o hardware funciona bem, ou seja, teste antes de fazer a instalação, pois evidentemente sempre podem ocorrer problemas pontuais ao se instalar um novo sistema operacional, então o melhor é antes testar o hardware, principalmente conexão internet.

Muito possivelmente não deverá existir maiores dificuldades com esse hardware, mas ainda assim teste com o live-iso, para só depois instalar.

O desempenho deve ficar bem razoável, talvez até um pouco mais rápido, digo, não no live-iso, porque um pendrive não é a instalação real e evidentemente o acesso é mais lento, mas depois que estiver no disco rígido propriamente dito.




« Última modificação: 19 de Novembro de 2017, 18:02 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.