Autor Tópico: [Resolvido] brilho da tela, teclas de atalho funcionam, mas brilho não muda  (Lida 12992 vezes)

Offline linconhawks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Olá amigos, tenho um notebook Acer aspire e1-471, e após alguns problemas com vírus, deixei o windows 7, e estou migrando para o software livre. Instalei o Ubuntu versão 10.04, muito bom por sinal. Como instalei o SO ontem, ainda estou personalizando, e tem alguns probleminhas que eu estou tentando resolver. Primeiro era o touch pad que não funcionava, resolvido.
Agora notei que o brilho da tela não dá pra ajustar. O quando pressiono as teclas de atalho (fn+up ou down), a barrinha indicadora de brilho aparece no canto superior direito da tela, e se move quando pressiono as teclas, mas o brilho não muda. Nas configurações de energia a mesma coisa, se eu mexo no brilho, a barrinha se move, mas o brilho não muda. Já o volume funciona perfeitamente pelas teclas de atalho.
Por enquanto era isso, agradeço se puderem me ajudar.
« Última modificação: 10 de Julho de 2013, 16:06 por linconhawks »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: ajuste de brilho da tela, teclas de atalho funcionam, mas brilho não muda
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2013, 15:25 »
Cara, nunca me importei com isso, já acostumei, mas tem um tópico aqui, que dá uma forma de fazer isso.


Offline linconhawks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: ajuste de brilho da tela, teclas de atalho funcionam, mas brilho não muda
« Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2013, 15:40 »
Sim, amigo, eu também não me importo com isso, mas como é um notebook, dá pra aumentar o tempo de duração da bateria ao diminuir o brilho da tela. Vou dar uma lida no link que tu postaste. Obrigado.

Offline linconhawks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] brilho da tela, teclas de atalho funcionam, mas brilho não muda
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2013, 16:08 »
Opa, consegui, agora sim, tá 100%

O procedimento que fiz foi modificar o arquivo "grub" pelo comando:

sudo gedit /etc/default/grub

Depois alterei a linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
para GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet acpi_osi=linux acpi_backlight=vendor splash"

depois salvei, fechei e atualizei o grub pelo comando:

sudo update-grub

e por fim reiniciei o notebook.

valeu

Offline andersonbruno02

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] brilho da tela, teclas de atalho funcionam, mas brilho não muda
« Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2013, 16:04 »
tentei esses comandos inclusive do link e de outros sites, porem não deu certo. eu já tinha esse problema desde o windows será que tem jeito?

Offline Nightlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 353
    • Ver perfil
Re:[Resolvido] brilho da tela, teclas de atalho funcionam, mas brilho não muda
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2017, 23:33 »
Olá!

Eu estou com este problema. Atalhos de brilho de tela e volume (Fn + mais botões), Fn + F2 e F5 (atualização dos navegadores) não estão funcionando corretamente ou não funcionam (caso do F5) no meu Ubuntu 16.04. Corro o risco de danificar o sistema se eu testar essa mudança?

Obrigado.

Offline Nightlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 353
    • Ver perfil
Re:[Resolvido] brilho da tela, teclas de atalho funcionam, mas brilho não muda
« Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2017, 20:06 »
Oi.

No meu caso, instalei o pacote dell-recovery, disponível nos repositórios, e resolveu o problema. As teclas de atalho voltaram ao normal. Meu notebook é um Dell Inspiron 14 5458, uso Ubuntu 16.04.