Autor Tópico: [RESOLVIDO]Ubuntu Não Inicia kernel 4.13 17.10  (Lida 4901 vezes)

Offline Denis Natã

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
[RESOLVIDO]Ubuntu Não Inicia kernel 4.13 17.10
« Online: 21 de Dezembro de 2017, 12:30 »
Bom dia a todos. Sou iniciante no Ubuntu, já sabendo o básico e um pouco mais. Na minha última utilização do sistema, estava tentando instalar a Steam, e instalei o Synaptic. Fui desligar normalmente, tudo certo. Quando fui ligar, me apareceu O pepino, dos grandes.
Comecou o fsdk a correr, achei que era de rotina (limpando em /dev/sda1). Após algum tempo, comeca o erro do rtlwifi= AP off, trying to reconnect now, e assim
sussecivamente. Tento ir no prompt tty1 mas fica infinitamente com ^@ aparecendo na tela. vou no recovery, nada parece funcionar, e o desistir e ir no terminar em modo root fica pedindo a senha para manutenção (give root password for maintenance). A única saída é alterar o script de inicialização de ro quiet splash para rw init=/bin/bash que loga no terminal. Espero que alguém consiga me ajudar e obrigado desde já
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2017, 19:34 por Denis Natã »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Não Inicia kernel 4.13 17.10
« Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2017, 14:56 »
[...] Tento ir no prompt tty1 mas fica infinitamente com ^@ aparecendo na tela. [...]

Situação complicada essa aí, mas vamos tentar uma abordagem testando uma hipótese inicial que haja um problema relacionado ao driver de teclado.

No menu do grub, isto é, na tela inicial do sistema,edite a linha de boot acrescentando:

Código: [Selecionar]
modprobe.blacklist=peaq_wmi
Note que há um ponto separando modprobe.blacklist e um underline separando peaq_wmi

Use Ctrl X ou F10 para iniciar (e não <enter>) a partir da linha de boot modificada conforme acima.

O resultado que se pretende obter é que desapareça a repetição do caracter ^@ quando se vai ao prompt.

Como essa alteração na linha de boot é provisória, se perde ao reiniciar, se funcionar em seguida é torná-la permanente adicionando em

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist-wmi.conf
(nota: ao invés do gedit pode usar qualquer editor de texto, como o nano)

Esse arquivo estará em branco porque não existia anteriormente, então acrescente nele:

blacklist peaq_wmi

blacklist input_polldev

blacklist wmi.ko

Salvar e sair

Reinicie o sistema

Confirme fazendo o comando abaixo para ver se os arquivos bloqueados foram mesmo barrados na carga do sistema.

Código: [Selecionar]
lsmod | grep wmi
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Denis Natã

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Não Inicia kernel 4.13 17.10
« Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2017, 12:24 »
Onde eu deveria colocar esse código no script de inicialização? No final não deu certo

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Não Inicia kernel 4.13 17.10
« Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2017, 16:30 »
Onde eu deveria colocar esse código no script de inicialização? [...]

Então, @Denis Natã,


Se não está conseguindo sequer subir o sistema, coloca o código mencionado na linha de boot, na tela inicial do menu do grub, para editar essa linha quando estiver no menu do grub basta acionar a tecla 'e' (vogal 'e') para editar, como aliás está escrito na própria tela. Acrescente na linha onde geralmente está o quiet e o splash.

A linha é algo assim, apenas um exemplo, os dados concretos serão outros (como o uuid obviamente será outro):

linux /boot/vmlinuz-4.13.17-10-generic root=UUID=7a0f44d0-f6b9-4660-bee6-b83634b2af41 ro quiet splash modprobe.blacklist=peaq_wmi



As imagens abaixo, exemplificativas, ilustram a questão:










Como dito antes, essa edição se perde ao reiniciar o sistema, portanto, se funcionar para o fim que se pretende, precisa tornar defintiva.

« Última modificação: 22 de Dezembro de 2017, 16:33 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Denis Natã

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Não Inicia kernel 4.13 17.10
« Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2017, 13:23 »
Desta vez funcionou!! Aleluia!