Autor Tópico: Problema com Rede Linux Ubuntu x Windows 10  (Lida 5132 vezes)

Offline tourinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Problema com Rede Linux Ubuntu x Windows 10
« Online: 22 de Outubro de 2017, 10:17 »
Prezados,

Sou um novo usuário do Linux e quase apaixonado por completo pelo sistema operacional!

Estou utilizando o Ubuntu 16.04 a mais ou menos uns três meses e já estou me aventurando a trabalhar em rede.

Coloquei o Linux para conversar em rede com as minhas máquinas com o Windows 10 e no início foi uma lenha para eles se enxergarem, mas após bastante pesquisa na internet, no final a coisa deu certo.

Do linux para o Windows 10 estou conseguindo acessar todas as pastas compartilhadas sem qualquer problema, porém, quando vou fazer o inverso, vejo a pasta que compartilhei no Linux, porém quando clico em cima para abri-la no computador com o Windows 10 aparece uma janela de segurança do windows pedindo que eu entre com as credenciais de rede. Já fiz de tudo, como dito anteriormente, minha versão do Ubuntu é a 16.04 em Dual Boot com o Windows 10 em um Notebook ASUS S550C com Intel Core I5, 1 também de HD (50 Gb na Partição do Linux) e Memória de 8GB. A minha rede é uma rede sem fio onde uso um Roteador da D Link DIR 822 Dual Band.

Do linux para o Windows 10 estou conseguindo acessar  todas as pastas compartilhadas sem qualquer problema, porém, quando vou fazer o inverso, vejo a pasta compartilhada, porém quando clico em cima para abri-la aparece uma janela de segurança do windows pedindo que eu entre com as credenciais de rede. Já fiz de tudo, porém não consigo o acessar a pasta.

Não sei onde estou errando e tenho a sensação de que a solução é simples mas não consegui vislumbrá-la.

Acertando este passo começo a me encorajar a preparar minha primeira máquina para 100% Linux e me libertar pouco a pouco do sistema operacional da Microsoft, por isso estou aqui neste fórum para pedir uma ajuda a vocês para a solução deste problema.

Desde já agradeço a ajuda! Abs
« Última modificação: 28 de Outubro de 2017, 10:09 por tourinho »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Problema com Rede Linux Ubuntu x Windows 10
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2017, 23:36 »
Prezados,

Sou um novo usuário do Linux e quase apaixonado por completo pelo sistema operacional!

Estou utilizando o Ubuntu 16.04 a mais ou menos uns três meses e já estou me aventurando a trabalhar em rede.

Coloquei o Linux para conversar em rede com as minhas máquinas com o Windows 10 e no início foi uma lenha para eles se enxergarem, mas após bastante pesquisa na internet, no final a coisa deu certo.

Do linux para o Windows 10 estou conseguindo acessar todas as pastas compartilhadas sem qualquer problema, porém, quando vou fazer o inverso, vejo a pasta que compartilhei no Linux, porém quando clico em cima para abri-la no computador com o Windows 10 aparece uma janela de segurança do windows pedindo que eu entre com as credenciais de rede. Já fiz de tudo, como dito anteriormente, minha versão do Ubuntu é a 16.04 em Dual Boot com o Windows 10 em um Notebook ASUS S550C com Intel Core I5, 1 também de HD (50 Gb na Partição do Linux) e Memória de 8GB. A minha rede é uma rede sem fio onde uso um Roteador da D Link DIR 822 Dual Band.

Do linux para o Windows 10 estou conseguindo acessar  todas as pastas compartilhadas sem qualquer problema, porém, quando vou fazer o inverso, vejo a pasta compartilhada, porém quando clico em cima para abri-la aparece uma janela de segurança do windows pedindo que eu entre com as credenciais de rede. Já fiz de tudo, porém não consigo o acessar a pasta.

Não sei onde estou errando e tenho a sensação de que a solução é simples mas não consegui vislumbrá-la.

Acertando este passo começo a me encorajar a preparar minha primeira máquina para 100% Linux e me libertar pouco a pouco do sistema operacional da Microsoft, por isso estou aqui neste fórum para pedir uma ajuda a vocês para a solução deste problema.

Desde já agradeço a ajuda! Abs

Olá @tourinho, seja bem-vindo ao fórum e ao mundo Linux.

Você deve ter seguido algum tutorial de configuração do Samba, certo? Nesse tutorial, provavelmente, havia um passo onde você cadastrava o seu usuário Linux no Samba. Lembrou de fazer isso? Sem isso, não adianta tentar usar as credenciais do Linux no Windows.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline tourinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Problema com Rede Linux Ubuntu x Windows 10
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2017, 10:09 »
Caro zekkerj,

pois é... para um iniciante uma simples "fagulha de luz", na maioria das vezes, é a solução e foi o que aconteceu neste caso. Fiz tudo certinho, porém deixei de criar o usuário e senha para permitir o acesso.  ;D ;D ;D

Fiz agora via terminal, mapeei no windows e funcionou tudo bem redondinho.

Obrigado pela luz! Abs  ;)
« Última modificação: 28 de Outubro de 2017, 10:11 por tourinho »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Problema com Rede Linux Ubuntu x Windows 10
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2017, 17:49 »
Que bom que ajudei. :D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline tourinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Problema com Rede Linux Ubuntu x Windows 10
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2017, 10:25 »
Ajudou sim! Obrigado...  ;) ;)