Olha aí um mau exemplo, na minha opinião:
http://www.driverstock.com/ASUS-SL500-driver-download/6-28-4856/index.html"ASUS SL500 Firmware
Description for ASUS SL500 Firmware:
SL1000 and SL500 GPL source code
Before using the source code, please note:
1. The router's firewall and VPN are licensed 3rd party code and are not subjected to GPL terms.
2. Several software modules are derived from BSD codes, which ASUS won't release.
3. These codes that rely on Linux are running on CPU0 and most of the codes running on CPU1, which process most of the traffic, are not GPL codes."
Verifica a parte da licença BSD, os gajos utilizam o trabalho de outros, que foi licenciado em BSD, mas não partilham nada!! Apenas partilham o trabalham com licença GPL porque são obrigados a isso, porque se não, não partilhariam nada.. fariam um "tomas" .|. :-( :-(
E o Stallman, dá o exemplo do Tivosation, eu dei esse outro exemplo.. um outro exemplo poderia ser todo o Windows e o software à volta dele.. já se perguntaram porque não há nenhum software free para gravar DVD pró WinXP?? enquanto que para Linux, isso já existe há muito??
Para mim, a GPLv3 faz todo o sentido em existir para evitar casos como o Tivosation e esses outros exemplos.. mas, sabendo que qualquer pessoa é livre de continuar a usar a GPLv2 :-)
"Stallman vive em um mundo utópico, onde tudo é de todos e a "liberdade" está acima de qualquer coisa. É tão radical que não assiste a filmes, não ouve música "proprietária" e não usa celular." -> Mundo utópico?? eu também quase não ouço música proprietária, prefiro ouvir de sites como o
www.Jamendo.com com licenças Creative Comons e tento não usar o celular, afinal antigamente não haviam celulares e as pessoas existiam na mesma :-) , nunca as pessoas deixaram de falar, de comunicar porque não haviam celulares :-)
E os filmes, como a música, há muita coisa com licenças Creative Commons na net..
E as licenças Creative Commons já têm partes semelhantes ao que pretendem colocar na GPLv3, para evitar a Tivoisation.. claro!! :-)
Vou tentar resumir em poucas palavras o texto:
Narrando parte da história de Stallman e do próprio Linux, o jornalista afirma que a GPLv3, se realmente sair do papel do modo como tem sido "rascunhada", vai prejudicar tanto as empresas que utilizam parte ou todo o código do Linux quanto os clientes dessas e a comunidade como um todo.
Concordo com o jornalista.
Stallman vive em um mundo utópico, onde tudo é de todos e a "liberdade" está acima de qualquer coisa. É tão radical que não assiste a filmes, não ouve música "proprietária" e não usa celular.
Na melhor das hipóteses, a GPLv3 será totalmente ignorada e Stallman será apenas um capítulo obscuro na história do Linux.