Autor Tópico: Resolução do vídeo se perde (Ubuntu 16.04 e 17.04)  (Lida 3594 vezes)

Offline kuvasney

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Resolução do vídeo se perde (Ubuntu 16.04 e 17.04)
« Online: 04 de Outubro de 2017, 11:41 »
Trabalho com dois monitores, o principal do notebook e o secundário, um LG Flatron W2252TQ ligado na porta VGA. Meu notebook é um Dell Inspiron 5110 com placa de vídeo dedicada ATI Mobility Radeon HD 7570M e placa de vídeo onboard é uma Intel HD Graphics 3000. Atualmente estou com o Ubuntu 16.04 (fiz downgrade do 17.04 para tentar solucionar, mas sem sucesso).

Pesquisei e descobri que o Ubuntu não dá mais suporte ao driver proprietário das placas ATI da AMD, por causa do Catalyst. Eu não preciso rodar nada muito pesado, então dá pra levar assim.

Quando ligo o notebook, após alguns minutos, 20 ou 30, os monitores começam a tentar reajustar a resolução. Primeiro o adicional apaga e o primário fica, depois inverte, depois ambos ficam espelhados em 1024 x 768 e assim fica num looping de uns 15 minutos, até que eles param, normalmente numa resolução totalmente errada. Então eu entro nas configurações e ajusto manualmente. Se o computador for colocado em modo de hibernação, ao retomar isso volta a ocorrer. Se for desligado, mesma coisa.

Se eu desconectar o monitor VGA, o principal fica piscando do mesmo jeito, apenas não muda a resolução de tela.

A impressão que tenho é que algum processo do Sistema Operacional está tentando forçar a resolução de tela, mas não consegue. Como se fosse um looping.

Em Drivers adicionais vejo "Processador microcode Firmware for Intel CPUs de Intel-microcode". Pesquisei sobre e li que isso está correto.

Tentei seguir algumas dicas que encontrei no Google para forçar a instalação dos drivers AMD, atualizei o MESA, tentei o xrandr, reescrever o monitors.xml, vga_switcheroo...

Procurei por erros tipo "Ubuntu perdendo configuração do monitor adicional" ou "forçar resolução tela no Ubuntu" (e muitos outros) em inglês e português e também não obtive grande sucesso. Esgotei as tentativas e estou aqui apelando para a ajuda do fórum.

Aqui um pequeno vídeo que fiz após o problema ocorrer e eu tentar mudar as configurações do monitor: https://www.youtube.com/watch?v=I2ZTdkNknVg (depois de um tempo descobri que o ideal é não tentar mudar a resolução enquanto o processo estiver tentando ajusta-las).

Muito obrigado pela atenção!
« Última modificação: 06 de Outubro de 2017, 09:26 por kuvasney »

Offline Alexandre Flach

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Resolução do vídeo se perde (Ubuntu 16.04 e 17.04)
« Resposta #1 Online: 08 de MAR?O de 2018, 21:45 »
Mesmo problema aqui, amigo.

Você conseguiu alguma solução?