Autor Tópico: Fórum morreu?!  (Lida 30766 vezes)

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Fórum morreu?!
« Online: 10 de Setembro de 2017, 19:29 »
Eae "ubunteiros", onde estão? O fórum tá meio "morto"...

Ainda tem gente na ativa? Vamos dar um "sudo update" na galera (kkk)


[]'s

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2017, 08:28 »
O Fórum não morreu, o que ocorreu é que o movimento diminuiu bastante da época que o Ubuntu era "novidade" e liderava o DistroWatch.

Outra coisa que ajudou muito a diminuir o movimento aqui foi o surgimento de várias distros derivadas do Ubuntu, que não os da família Ubuntu como Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu e etc.

São muitas as distros que usam a base do Ubuntu, como o Linux Mint, que ajudam a espalhar usuários que eram do Ubuntu, mas não gostavam do Unity e passam o usar outra distro que sabe que tem a base do Ubuntu, que funcionava para ele, mas mudou o ambiente gráfico para algo que lhe agradava mais.

Eu mesmo usei muito o Linux Mint com Mate até o versão do Ubuntu Mate estivesse  boa o suficiente pra mim. Funcionava tudo o que eu já usava no Ubuntu mas tinha outro ambinete gráfico que me agradava mais.

O número de distribuições também aumentou muito desde o surgimento do Ubuntu, isso também ajuda em espalhar usuários.  Hoje o interesse das pessoas cresceu muito em de distros baseadas no Arch Linux e o Debian deu uma reagida grande, coisa que não acontecia antes.   
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2017, 08:32 »
Estamos aqui...

Acho que atualmente as distros estão ganhando poucos adeptos, pois diminuiu o número de distros nacionais embarcadas de fábrica em notebooks e desktops. Pela falta de suporte dessas distros, ou por sua morte, muitas vezes o Ubuntu ganhava usuários.
A uns 9 anos atrás, havia uma distro brasileira chamada Satux. O Satux vinha embarcado em máquinas CCE. Eu comprei um desktop CCE Darth (era um dos melhores modelos na época, possuia um hardware de alta qualidade e preço justo). Ele veio com o Satux e era uma distro de boa qualidade baseada no Debian, mas tão boa que fiquei usando ele por uns 2 anos. Antes de participar aqui no fórum Ubuntu eu participei do deles. Era um fórum movimentado pra caramba, pois escolas públicas distribuíram notebooks CCE a professores em 2010. No fórum do Satux eles tinham um lance de dar estrelas a usuários pelo número de contribuições com respostas no fórum. Era interessante... cheguei a ganhar 4 estrelas lá, rsrs. Foi um sistema em que aprendi muito resolvendo problemas. Quando eu comecei a usar o Fórum ubuntu eu mentia, dizendo que estava usando o ubuntu (com medo de não receber ajuda), mas na verdade usava o Satux. 95% das vezes eu solucionava o problema. Eu tive muitos problemas para usar modens 3G no Satux. Eu testei um Ubuntu em liveCD e vi que o problema era o mesmo. Com a ajuda de colegas como o Zekkerj aqui do fórum Ubuntu (que manjam bem mais de redes do que eu), consegui configurar o wvdial de forma mais eficiente, deixando a conexão com mais estabilidade. Depois ajudei colegas no fórum do Satux que tinham o mesmo problema.
Então me parece que era um projeto sustentado com verba pública e privada em parceria. Em 2012 com a Lenovo comprando a CCE, a distro morreu, foi encerrada por falta de verba. Deixou pessoas talentosas desempregadas, espero que não por muito tempo, e usuários órfãos. Eu continuei usando o fórum ainda por um ano. Eu já havia migrado pro Ubuntu e participava mais do fórum daqui e acabei sugerindo a alguns usuários experimentarem o Ubuntu, pois o Satux não receberia mais atualizações. Mesmo ele aceitando repositórios do Debian Squeeze, isso daria a ele mais 1 ano de vida.
Sei que deve ter gente aqui no fórum, que nessa época bombava, que veio do Satux... acredito que muitos outros vieram de distros (talvez não tão boas) como a da FeniX Systems e acabaram ficando.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2017, 08:37 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2017, 08:44 »
Eu acho que o maior culpado pela desaceleração do fórum foi a migração do destkop pro mobile. Muitas das tarefas que a gente fazia no Ubuntu passamos a fazer no Android (ou iOS), inclusive aplicativos. Então, por exemplo, não há porque quebrar tanta cabeça no Ubuntu para acessar o internet banking se o aplicativo do celular funciona tão bem.

Outros fatores que incluo ainda: a supremacia do Chrome que tirou muitos problemas com navegadores que tínhamos e o próprio amadurecimento do Ubuntu que diminuiu a quantidade problemas.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2017, 08:44 »
Concordo com o Galactus, os usuários estão mais espalhados hoje... o fórum do mint também tá devagar. Olha... acrescento que as distros estão mais redondas também. O kernel está mais alinhado as tecnologias de hardware recém lançadas... não é como na época dos modens 3G que davam dor de cabeça, pois dependendo do kernel e da versão do networkmanager não funcionavam direito, tinha que configurar PPPoE... isso era tenso... 
« Última modificação: 11 de Setembro de 2017, 08:56 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Alexandre Baquero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2017, 09:22 »
Acho que essa questão do aumento do número de distribuições derivadas não é um problema em si. Eu sou um usuário comum, sem conhecimentos técnicos de Linux, e já usei várias distribuições (Ubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Kubuntu - atualmente estou com Ubuntu Mate) e sempre voltei aqui para este fórum para minhas dúvidas, pois é o melhor fórum em português que conheço. Acho que a grande questão é mesmo o pouco uso residencial de desktops em geral ultimamente. Uso meu computador pessoal muito pouco hoje em dia e com as atualizações constantes ele praticamente não dá problemas.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2017, 08:33 »
Concordo que a diminuição do uso de pcs tenha contribuído, assim como a estabilidade do sistema também. Eu uso o Ubuntu desde o 8.04 e nunca vi ele tão redondo quanto hoje em dia.
Percebi que muitos usuários do fórum  (que eram bem ativos) migraram para o Mint, e, de certa forma deixando este fórum. 

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2017, 22:50 »
A galera tá usando muito os grupos do Telegram , do UBUNTU por exemplo tem dois grupos sendo que um deles tem 1000 membros.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2017, 09:31 »
Conhece algum grupo do Whatsapp? Poderiamos criar um caso não haja...

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2017, 10:00 »
A galera tá usando muito os grupos do Telegram , do UBUNTU por exemplo tem dois grupos sendo que um deles tem 1000 membros.

Não entendo porque fazer isso.

1. O conteúdo debatido não fica compartilhado por todos.
2. Deve ser um flood de mensagens no mesmo canal.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2017, 16:02 »
Esse seria o lado ruim, porém facilitaria  o auxílio, em tempo real, com chamada de video... Apenas mais uma possibilidade que caminharia em paralelo junto ao fórum.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2017, 07:58 »
A galera tá usando muito os grupos do Telegram , do UBUNTU por exemplo tem dois grupos sendo que um deles tem 1000 membros.

Não entendo porque fazer isso.

1. O conteúdo debatido não fica compartilhado por todos.
2. Deve ser um flood de mensagens no mesmo canal.

Concordo 100% com agente100gelo...
Acrescento que mesmo os grupos de facebook não são eficientes, ficam uma maluquice do caramba. Brotam com frequência problemas similares que precisam ser respondidos novamente, já que não tem uma organização, ou uma busca eficiente para encontrar e saber se um assunto já foi tratado.
Existem muitos grupos de facebook.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2017, 08:01 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2017, 09:48 »
Esse seria o lado ruim, porém facilitaria  o auxílio, em tempo real, com chamada de video... Apenas mais uma possibilidade que caminharia em paralelo junto ao fórum.

Eu vejo isso justamente como mais um problema: Chamadas de vídeo? Se hoje com tanta informação no fórum (e em muitos outros locais da internet) diversos usuários não sabem ou têm preguiça em procurar, imagine seu celular tocando do nada durante seu trabalho ou mesmo momento de lazer com a família com um pedido de suporte vindo de alguém que você nunca viu na vida e quer saber onde baixa o melhor antivirus para Linux?

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2017, 12:31 »
Esse seria o lado ruim, porém facilitaria  o auxílio, em tempo real, com chamada de video... Apenas mais uma possibilidade que caminharia em paralelo junto ao fórum.

Eu vejo isso justamente como mais um problema: Chamadas de vídeo? Se hoje com tanta informação no fórum (e em muitos outros locais da internet) diversos usuários não sabem ou têm preguiça em procurar, imagine seu celular tocando do nada durante seu trabalho ou mesmo momento de lazer com a família com um pedido de suporte vindo de alguém que você nunca viu na vida e quer saber onde baixa o melhor antivirus para Linux?

kkk

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2017, 14:11 »
Eu vejo isso justamente como mais um problema: Chamadas de vídeo? Se hoje com tanta informação no fórum (e em muitos outros locais da internet) diversos usuários não sabem ou têm preguiça em procurar, imagine seu celular tocando do nada durante seu trabalho ou mesmo momento de lazer com a família com um pedido de suporte vindo de alguém que você nunca viu na vida e quer saber onde baixa o melhor antivirus para Linux?

... e muito menos vai cogitar pagar pelo suporte on-line imediato.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson