De toda forma, ainda antes de jogar a tolha, implemente as medidas 2 e 3 mencionadas no post #12 desse tópico (só para não ter que repetir tudo de novo aqui), talvez produza algum ganho e pode ser útil até trocar a placa:
https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,122144.msg671542.html#msg671542
Especialmente a terceira (country code), por vezes faz milagres.
Rapaz, não sei qual a mágica envolvida, mas fiz ambas.
Para testar, fui baixar o torrent do LibreOffice - que aproveitei para descobrir que o disponível na central de aplicativos está desatualizado, mas depois aprendo a atualizar com esse deb que baixei - e a velocidade foi muito boa. Não chegou a ser o tempo todo no máximo da minha conexão (1.6 MBps) como sempre foi no windows, mas foi consistente acima de 1.0 MBps. Tudo bem que estou do lado do roteador (50 cm) e está marcando uma barra de sinal de três possíveis, mas a velocidade foi ótima. Dá até para assistir youtube sem travar.
Novamente, muito obrigado mesmo pela disponibilidade e pelas valiosas dicas que com certeza vão me ajudar a usar o notebook até a troca da placa.
edit:
Ok, agora realmente estou animado e até um pouco receoso de falar isso, mas estou quase marcando como resolvido o tópico.
Entrei no site do WPS Office e cliquei para baixar o arquivo .deb de 80 MBs. Do início ao fim baixou em 1.8 MBps. Foi extremamente estável, zero oscilação. Mas eu precisava ter certeza. Um arquivo grande, para medir o comportamento com o tempo.
Fui no site do Elementary e coloquei a distro para baixar. Pelo mirror não tive boa velocidade, apenas uns 500 KBps, mas no torrent, a coisa mudou. Ficou praticamente o tempo todo em 1.7 MBps, velocidade máxima da minha conexão. Para efeitos de comparação, já tinha tentado fazer downloads torrent antes, e era, em uma palavra: impossível. Zero estabilidade. Só fiquei com a pulga atrás da orelha (e daí minha reticência em dizer que o problema está resolvido) por que em dois momentos a velocidade começou a cair sem perspectiva de retornar, mas foi só fechar o cliente Deluge e ao abri-lo novamente imediatamente a velocidade voltava ao topo. Não sei se o problema então está no cliente ou na conexão, mas vou testar amanhã outro cliente, Transmission talvez, para ver como vai ser.
Rapaz, nem acredito na possibilidade do problema estar resolvido. Fiquei até na dúvida agora se compro ou não compro a placa nova hahaha
Amanhã posto mais resultados de testes práticos e, em tempo, já deixo a pergunta: que tipo de informação posso coletar aqui (via terminal? aplicação?) que dê detalhes técnicos da minha conexão wireless para complementar os testes práticos? tipo potencia de sinal, pacotes perdidos e etc?