Autor Tópico: Desktop não inicia  (Lida 12542 vezes)

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Desktop não inicia
« Online: 01 de Setembro de 2017, 17:07 »
Olá pessoal, vou tentar resumir ao máximo:

No xubuntu 16.04 instalei o drive 'openchrome' (drive de video da Via Unichrome S3) e o mesmo me possibilitou alterar a resolução de tela. Porém, ao aplicar a nova resoluçao (mais baixa) o sistema voltou a tela de login e ao tentar logar fica num loop infinito.

Desde já agradeço a colaboração de todos!

[]'s


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Desktop não inicia
« Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2017, 18:53 »
É necessário maiores informações sobre o sistema e em especial sobre a gpu, porém se não sai da tela de login você não conseguirá obter isso imediatamente.

Veja se é possível subir o sistema usando o Recovery Mode (=Modo de Recuperação), lá na tela inicial do sistema, conhecida como menu do grub.
Se o menu do grub não estiver aparecendo, experimente acionar a tecla SHIFT durante o boot para que ele apareça.

É dessa tela inicial que se está falando:





Se conseguir subir o sistema pelo Recovery Mode, na tela dele que aparece quando começa a subir o sistema escolha primeiramente a opção 'Resume" para ver se consegue chegar ao ambiente gráfico normal, isto é, ao desktop.

Nessa tela use a tecla TAB para posicionar sobre o OK e dar um <enter> para prosseguir.

Caso consiga chegar ao desktop, informe aqui para que possamos ir adiante coletando informações sobre o sistema e a gpu.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2017, 19:01 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Desktop não inicia
« Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2017, 21:58 »
Então, @luiscarlos,

Observo que você é veterano no Fórum e certamente tem bastante tempo de Linux, além de uma participação expressiva nos tópicos, então eventualmente tenha conhecimento para ir de uma forma mais direta, sem precisar de muitos detalhes.

Pois bem, se for esse o caso, na hipótese que o 'Resume' não funcione, a forma mais fácil de sair dessa espécie de sufoco é entrar pelo Recovery Mode, use o network para montar o sistema lá na tela inicial do Recovery, ou então diretamente torne-se root e monte na mão mesmo, aí cria um novo usuário, adicione no sudo.

Também, se a subida estiver anteriormente configurada para subir direto, altere esse parâmetro no arquivo lightdm.conf, evidentemente para permitir logar pelo novo usuário criado e aí atingirá um ambiente de trabalho, o que fica mais confortável para trabalhar e, então, consertar o usuário original.

Mas também se não for nada disso, se precisar dos detalhes para fazer isso, também tudo bem, é só dizer que aí vamos no passo-a-passo.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2017, 22:13 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re:Desktop não inicia
« Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2017, 17:20 »
Boa tarde! Agradeço a sua atenção, porém acabei por aposentar o "openchrome", reinstalei o Ubuntu com a versão Lxde. Sei que meu hardware é muito defasado (quase 10  anos rodando o Ubuntu, e Via no Línux é osso! rs).
Apesar de veterano, sempre há o que aprender. até porque fiquei um tempo afastado.
Logo afirmo que o tópico não foi resolvido, o Lubuntu hoje é minha distro padrão e não posso me arriscar a quebrar-lo novamente.

[]'s

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Desktop não inicia
« Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2017, 21:41 »
Logo afirmo que o tópico não foi resolvido, ...

OK, @luiscarlos, entendi, o que tem aí é um Lubuntu, então vamos em frente.

Para que se possa ter uma noção do cenário existente, sempre tendo em conta que quem está do lado de cá não está **vendo** o que acontece do lado de lá, é só na suposição disso e daquilo, então, do que se falou nos dois post anteriores, o que foi possível fazer?

1) Está conseguindo subir o sistema pelo "Recovery Mode" (RM), pelo menos até a tela inicial dele?

Essa tela aqui, está conseguindo chegar até ela?



2) Conseguiu experimentar com o 'Resume'?
Se sim, o que aconteceu no final do boot?

3) Está conseguindo atingir pelo menos o prompt como root no RM?

4) Subindo o sistema na forma normal e ele indo automaticamente para a tela de login, observe se é possível obter um prompt acionando simultaneamente as teclas Ctrl Alt F1

É preciso pelo menos um prompt para poder trabalhar alguma coisa.






« Última modificação: 02 de Setembro de 2017, 21:47 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Desktop não inicia
« Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2017, 22:13 »
luiscarlos, como foi instalado o driver Unichrome?

Qual o tutorial seguido?

Geralmente eles mostravam como alterar o Xorg também manualmente. 

Se você conseguir entrar em modo texto, pode tentar alterar a configuração do Xorg para ter o modo gráfico de volta.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re:Desktop não inicia
« Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2017, 09:05 »
Acabei reinstalando o sistema, agora o Lubuntu. Mesmo assim acho necessário a instalação do driver vga.

luiscarlos, como foi instalado o driver Unichrome?
Qual o tutorial seguido?

Pois bem:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install xserver-xorg-video-openchrome
Após o comando acima a resolução foi alterada automaticamente,  só que achei muita alta, ficou tudo muito pequeno. Ao abrir as configurações do monitor e alterar para uma resolução menor o sistema fez logoff e não inicia mais.

Quando uso o comando
Código: [Selecionar]
xrandr aparece apenas uma opção de resolução.


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Desktop não inicia
« Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2017, 09:44 »
Agora ficou mais simples de reverter. 

Eu acho!


Removo o pacote  xserver-xorg-video-openchrome e reinicie o sistema pra ver se volta a parte gráfica.

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re:Desktop não inicia
« Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2017, 13:59 »
Parcialmente resolvido:

-No Synaptcs, instalei o openchrome para a versão do Ubuntu 16.04.

-No terminal forcei a resolução que eu queria

Código: [Selecionar]
xrandr -s 1024x768
- Pelo modo gráfico mudei o 1024x768 automático para 1024x768 60mhz.

Meu sistema ficou uma bala, está voando e sem lags. (finalmente!! kkk). No entanto  a tela de login ficou com a resolução muito alta (1920x1080), apesar de ser a resolução do monitor fica tudo muito pequeno.

Espero, ter sido claro para que outros possam ser também ajudados. Esse driver é difícil e chato.  ;D



[ ]'s

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Desktop não inicia
« Resposta #9 Online: 08 de Setembro de 2017, 21:16 »
No entanto  a tela de login ficou com a resolução muito alta (1920x1080), apesar de ser a resolução do monitor fica tudo muito pequeno.

Deverá ser possivel corrigir a resolução da tela de login.

Como parece que a gpu VIA aí existente está respondendo ao xrandr, então como uma primeira tentativa, experimente corrigir a resolução da tela de login fazendo o seguinte:

Verifique qual é a concreta identificação que é feita do conector de vídeo (screen), fazendo o comando:

Código: [Selecionar]
xrandr -q
Vai obter uma saída desse tipo (os dados concretos poderão ser outros):

Citar
LVDS-1 connected primary 1024x768+0+0 (normal left inverted right x axis y axis) 331mm x 207mm

Na saída acima o identificador que interessa é o LVDS-1 (que em outros sistemas poderá ser VGA-0, HDMI-1, DVI-o etc)

Crie um script de uma linha dessa forma:

Código: [Selecionar]
sudo leafpad /usr/share/lightdmxrandr.sh
Mencionado o leafpad porque é o editor de texto padrão do Lubuntu, que parece ser o o sabor-Ubuntu que há aí, mas enfim, use o editor que tiver (gedit, nano, etc)

Código: [Selecionar]
#!/bin/sh

xrandr --output LVDS-1 --primary --mode 1024x768

No exemplo acima se está usando a resolução 1024x768 porque no tópico ela havia sido mencionada, mas claro, use a que for adequada àquela realmente existente para a tela do computador.


Atribua permissão de execução:

Código: [Selecionar]
sudo chmod a+rx /usr/share/lightdmxrandr.sh
Faça agora a edição do gerenciador de login:

Código: [Selecionar]
sudo leafpad /etc/lightdm/lightdm.conf
acrescentando a seguinte linha no final do arquivo:

Código: [Selecionar]
display-setup-script=/usr/share/lightdmxrandr.sh
Salvar e sair

Reinicie o sistema.

Vamos ver se produz o efeito desejado.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2017, 21:21 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.