Autor Tópico: Alterando o idioma e o corretor ortográfico do WPS para o português do Brasil  (Lida 14140 vezes)

Offline tonbirth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Fala galera, venho aqui deixar minha segunda contribuição para a comunidade linux! =]

Essa alternativa ao programa Microsoft Office tem me ajudado muito, ainda mais pela sua compatibilidade que na minha opinião está melhor do que o Libre Office. Então acredito que isso tenha facilitado a vida de outros usuários também, e uma das dificuldades após a instalação é definir o idioma do corretor ortográfico para outras línguas, porque diferentemente da alteração do idioma do programa que é bastante simples, a alteração do dicionário e do corretor não está disponível para baixar diretamente do programa. Então vamos lá...

Existe uma forma simples de fazer isso sem muito trabalho que é baixando os pacotes .deb e seguindo o tutorial do Diolinux através deste tutorial:

WPS Office - Como traduzir a interface e configurar o corretor ortográfico para Português do Brasil

Ou outra forma mais simples ainda para resolver este problema é:


Alterando o idioma do programa:

1. Inicie o programa.
2. Clique em "Alterar Idioma" (localizado no canto superior direito, ao lado de uma de uma "camiseta" e próximo aos botões minimizar, maximizar e fechar).
3. Selecione o idioma desejado, no caso o português do Brasil ou marque a opção "Siga localidade do sistema" caso sua distribuição Linux já esteja em Português do Brasil.
4. Basta reiniciar o programa e pronto!  :D


Alterando o idioma do dicionário e do corretor ortográfico:

No site oficial, em downloads para Linux é possível baixar o programa, as fontes e outros recursos, como o dicionário e o corretor ortográfico. Você pode baixar clicando AQUI, ou acessar o site e selecionar a opção desejada ->

WPS Donwload Dicts

Esta parte é possível fazer de modo gráfico ou pelo terminal, vamos as opções:


Modo gráfico:

1. Abra o terminal e digite:

 $ sudo su

para acesso root, digite sua senha, em seguida digite o nome do seu gerenciador de arquivos como por exemplo o Nautilus para quem usa o Desktop GNOME, logo, ficaria deste modo:

$ nautilus

ou por exemplo PCMan para quem usa Lubuntu:

 $ pcman

Isso permitirá que você acesse seu gerenciador de arquivos com permissão de super usuário, permitindo modificações, no caso transferir os arquivos do corretor ortográfico. Caso não saiba qual o seu gerenciador de arquivos sugiro que siga a segunda opção.

2. Extraia o arquivo pt_BR.zip e coloque em

/opt/kingsoft/wps-office/office6/dicts

3. Inicie o programa. Clique em "Revisar" > "Corretor Ortográfico" > "Definir Idioma". Selecione a opção desejada, reinicie o program e pronto! :D


Pelo Terminal:

1. Abra o local onde se encontra o arquivo "pt_BR" que você extraiu, clique com o botão direito fora do arquivo e selecione a opção "abrir no terminal", em seguida digite:

$ sudo su

depois digite sua senha para acesso root.

2. Digite o comando a seguir no terminal para mover a pasta "pt_BR" para os diretórios do programa WPS no disco do sistema:

$ mv pt_BR /opt/kingsoft/wps-office/office6/dicts

3. Inicie o programa. Clique em "Revisar" > "Corretor Ortográfico" > "Definir Idioma". Selecione a opção desejada, reinicie o program e pronto! :D

Offline kloky

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Alterando o idioma e o corretor ortográfico do WPS para o português do Brasil
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2017, 10:21 »
Instalei por curiosidade, achando que era igual ao Libreoffice, mas fiquei impressionado! É exatamente igual a interface do Office 2007 em diante (particularmente não me agrada), e com excepcional compatibilidade com os formatos da MS. Vou deixar instalado aqui porque de quando em quando recebo uns .doc terríveis, e o LibreOffice não ajuda muito com eles.

LibreOffice como suíte principal, e a WPS quando tiver que trabalhar com arquivos MS.