Autor Tópico: Dell Optiplex 7020  (Lida 5353 vezes)

Offline Jorge Chamonix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Dell Optiplex 7020
« Online: 10 de Agosto de 2017, 11:02 »
Ainda não sei nada sobre Linux, que versão do Ubuntu devo instalar? Gostaria de uma versão estável, mesmo que antiga. Depois de aprender, migro pra versões mais novas. Agradeço por qualquer ajuda.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2017, 11:22 por Jorge Chamonix »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dell Optiplex 7020
« Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2017, 12:56 »
Ainda não sei nada sobre Linux, que versão do Ubuntu devo instalar? [...]

Baixe o Ubuntu 16.04.3 que é uma versão LTS (=Long Term Support; Suporte de Longo Prazo), cujo codename é Xenial.

Existe na arquitetura 32-bit e 64-bit. O que determina essa escolha, em princípio, é a quantidade de memória RAM da máquina. Menor que 3GB RAM escolha 32=bit; igual ou superior a 3GB escolha 64-bit.

Depois se pode escolher entre o Ubuntu padrão, que vem com a interface gráfica desktop chamada Unity, baseado no Compiz, que é um gerenciador de janelas que permite coisas como animações e efeitos gráficos mais incrementados e, exatamente por isso, precisa de uma máquina com melhor poder de processamento ou ainda os ditos outros "sabores" do Ubuntu (entenda como se fosse irmãos, mesma genética, cara diferente), uns igualmente mais complexos exigindo maior potência, outros mais simples.

Na família dos ditos "sabores" se pode escolher entre o KDE, que é uma interface gráfica sofisticada, melhor que se tenha também uma boa máquina, ou coisas mais simples, porém de excelente performance, tais como Lubuntu, Xubuntu, Mate. Desses, o Lubuntu é o mais leve dos leves, ideal para máquinas mais antigas e de menor desempenho.

O seu computador sendo um Dell Optiplex 7020 parece que tem um processador já da família i3, i5, i7 então, se isso realmente for um fato, em tese consegue rodar o Ubuntu padrão (=Unity).

Suponho que no momento você tenha aí um Windows instalado, então baixe o arquivo .iso no site oficial do Ubuntu, esse aqui, escolhendo a arquitetura e o sabor que pretende, conforme acima explicado:

https://help.ubuntu.com/community/UbuntuHashes

Uma vez baixado o arquivo iso faça a conferência dele usando o md5.exe, que se pode baixar por aí na Internet, conferindo com o md5sums que há lá no site, para ver se a transferência ocorreu de forma correta, ou seja, se não houve falha de transmissão que possa ter corrompido o arquivo baixado.

Como gerar e checar hashs MD5

http://www.mundodoshackers.com.br/como-gerar-e-checar-hashs-md5

Como consta lá nesse link, o arquivo pode ser baixado a partir desse endereço:

etree.org/cgi-bin/counter.cgi/software/md5sum.exe

Também pode baixar a partir desse site:

http://www.fourmilab.ch/md5/md5.zip

Nesse caso é um pacote .zip, é só descompactar no sistema comercial e usar o md5.exe que está lá ambutido.


Por depois, baixe o programa RUFUS para poder gravar o arquivo .iso baixado num live-iso (pendrive ou cdrom), com o qual fará a instalação;

https://rufus.akeo.ie/?locale=pt_BR

Um bom roteiro de instalação se pode encontrar, por exemplo, aqui:

Guia de instalação do Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus

http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/04/guia-instalacao-ubuntu-16-04-xenial-xerus.html

No mais é ir perguntando sobre eventuais dúvidas, o Fórum irá responder na medida do possível.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2017, 13:10 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Jorge Chamonix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Dell Optiplex 7020
« Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2017, 14:03 »
Obrigado pela ajuda druidaobelix, sim tenho um 17 4790. Tenho também uma placa ATI AMD Radeon R5 240 (Dell) e além do Seagate ST1000M003-1ER162 (SATA), tenho um KINGSTON ST300S37A120G (SSD), que é onde está instalado o windows 10 64 bits. Preciso baixar mais arquivos? Agradeço
Em tempo, não quero beleza, apenas a agilidade e segurança do Linux.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2017, 14:08 por Jorge Chamonix »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dell Optiplex 7020
« Resposta #3 Online: 10 de Agosto de 2017, 15:07 »
[...]tenho um 17 4790. Tenho também uma placa ATI AMD Radeon R5 240 (Dell) e além do Seagate ST1000M003-1ER162 (SATA), tenho um KINGSTON ST300S37A120G (SSD), que é onde está instalado o windows 10 64 bits.

Então, @Jorge Chamonix,

Nesse computador com uma cpu i7 e gpu (=placa de vídeo) dedicada Radeov pode instalar o Ubuntu padrão (=Unity).

Então o que há aí é um sistema com dois discos, um SSD e outro convencional.

Supondo que vá manter os dois sistemas, isto é, ter um dual boot, idealmente seria melhor que o Linux Ubuntu compartilhasse o disco SSD com o Windows, vez que o SSD é muito mais rápido que um disco convencional.

Se for fazer dessa forma precisa abrir um espaço não alocado de pelo menos uns 30 GB no disco SSD, isso já é o bastante para o Ubuntu, funciona com menos, até pela metade, porém os trintinha fica de bom tamanho, sobremais considerando que há o outro disco convencional enorme para guardar os arquivos pessoais.

Use o próprio gerenciador de disco do Windows (diskmgmt.msc) para abrir espaço não alocada na instalação já existente.

Também pode, querendo, instalar o Ubuntu numa partição criada no disco convencional igualmente sem maiores dificuldades, porém aí não vai aproveitar a enorme velocidade do SSD no sistema operacional.

Nesse caso de instalar no disco convencional também precisará abri um espaço não alocado dedicada à instalação do Ubuntu.

Se o setup do seu computador já for do tipo UEFI, então o bootloader do Ubuntu, que é conhecido como 'grub' na instalação deverá ser direcionado para a partição EFI certamente já existente e anteriormente criada pelo Windows 10, entretanto, e o setup ainda for do tipo BIOS convencional, então o bootloader deverá ser gravado na área MBR do disco de boot, da forma como sempre se fez, mas aquele artigo que linkei quanto a um roteiro de instalação explica bem isso.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dell Optiplex 7020
« Resposta #4 Online: 10 de Agosto de 2017, 15:19 »
Um vez baixado o arquivo .iso e gravado num live-iso (pendrive ou cdrom) através do Rufus, você deve subir o sistema pelo live-iso, isto é, fazer o boot por ele antes alterando a ordem de boot no setup da máquina ou, talvez, como se trata de um Dell, seja possível escolher a ordem do boot acionando a tecla F12 durante o boot.

Inicialmente use a opção "Experimentar o Ubuntu sem instalar", para que possa ver se realmente todo o hardware funciona adequadamente, se tudo é reconhecido, principalmente o wifi caso o sistema tenha placa wireless, enfim, esse teste probatório é importante, se o caso fique usando dessa forma durante algum tempo, também para se acostumar com o novo sistema operacional.

Há nesse sistema Optiplex uma gpu ATI AMD Radeon R5 240 que eventualmente pode ser um potencial fonte de problemas, questão de ver. Caso dê tela preta na subida do boot, use a opção F6 do live isto para acrescentar o parâmetro nomodeset na linha de boot.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Jorge Chamonix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Dell Optiplex 7020
« Resposta #5 Online: 10 de Agosto de 2017, 15:21 »
Muito obrigado druidaobelix, explicação perfeita, inicialmente instalarei no HD tradicional para aprender, mas vou comprar outro SSD onde reinstalarei o Ubuntu.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dell Optiplex 7020
« Resposta #6 Online: 10 de Agosto de 2017, 15:33 »
Tendo subido o sistema pelo live-iso se quiser uma análise prévia mais detalhada, então precisa trazer ao tópico informações tecnicamente mais detalhadas do que há presentemente nele, principalmente quanto ao hardware e quanto ao particionamento atual.

Vamos usar uma janela do terminal para obter tais informações de forma mais fácil, direta e objetiva. Um terminal se obtém clicando no botão direito do mouse opção "Abrir terminal", como também bastando acionar as teclas Ctrl Alt T simultaneamente.

Note que não é necessário realmente e nem deve digitar esses comandos mencionados, sobremais esses mais longos, assim evitando erros de retranscrição, pois apenas um caracter errado e o resultado irá falhar, então é sempre melhor com o mouse marcar e copiar o comando aqui do tópico, colar numa janela do terminal, usando o mouse ou ainda as teclas Ctrl Shit V e em seguida dar um <enter> que irá executar.

No live-iso vá em:

Citar
Configurações do sistema/Programas e atualizações/Aplicativos Ubuntu

ou então, mais diretamente, abra uma janela do terminal e faça:

Código: [Selecionar]
sudo software-properties-gtk
Nessa janela que se abre habilite o repositório Universe.

Deixe os quatro assinalados: main universe restricted multiverse

Reload (=recarregar) etc e tal para atualizar.

1) Informações sobre o hardware

Agora Instale o pacote inxi, através do qual iremos obter informações sobre o hardware.

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
Não precisa trazer ao tópico o resultado da instalação do inxi, não ajuda em nada, exceto evidentemente se ocorrer algum erro na instalação.

Uma vez instalado faça o comando abaixo, marque e copie a saída com o mouse e ainda com o mouse cole aqui no tópico o resultado.

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ
Marque e copia a saída com o mouse e cole o resultado aqui no seu tópico.


2) Informações sobre o particionamento do disco

Faça ainda os seguintes comandos e igualmente traga ao tópico os resultados:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -lu
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
sinal de hífen mais letra ele no final dos comandos acima.

Na verdade nada disso é realmente difícil, é apenas uma questão de se familiarizar.

Bem, agora você já tem bastate material para digerir e depois "colocar a mão na massa" e tocar em frente.

Boa sorte.  :)
« Última modificação: 10 de Agosto de 2017, 15:37 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Jorge Chamonix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Dell Optiplex 7020
« Resposta #7 Online: 10 de Agosto de 2017, 15:44 »
Entendi, já baixei a ISO, vou particionar o HD, e com suas explicações, acredito que não terei problemas, espero que a placa de vídeo não atrapalhe, obrigado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dell Optiplex 7020
« Resposta #8 Online: 10 de Agosto de 2017, 17:03 »
Uma dúvida que sempre surge para quem pela primeira vez sobe um live-iso (pendrive ou cdrom) do Ubuntu:

O que é o sudo?

Conceitualmente o sistema operacional possui um 'dono de tudo' que é chamado de root.
O root pode fazer tudo, inclusive destruir o sistema de cima em baixo.
Um sistema pode ter um ou vários usuários.
Usuários podem ter poderes limitados, eventualmente podem fazer isso mas não aquilo.
Quando um usuário possui poderes administrativos que possam alterar estruturalmente o sistema, dizemos que ele integra o grupo do sudo.
Isso significa atribuir ao usuário os mesmos poderes que o root originalmente tem.

E qual é a senha do sudo no live-iso?

Nenhuma, é só dar <enter> que irá em frente.
Como o live-iso não é de fato um sistema instalado, mas apenas uma forma executada apenas na memória RAM do sistema, que se apaga ao reiniciar, não há realmente necessidade de senha.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Jorge Chamonix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Dell Optiplex 7020
« Resposta #9 Online: 10 de Agosto de 2017, 18:43 »
Pensei melhor, e vou seguir seu conselho, antes de particionar e fazer a instalação definitiva, vou usar a live-iso. Pro caso da placa de vídeo ser um problema.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dell Optiplex 7020
« Resposta #10 Online: 10 de Agosto de 2017, 19:01 »
Pensei melhor, e vou seguir seu conselho, antes de particionar e fazer a instalação definitiva, vou usar a live-iso. Pro caso da placa de vídeo ser um problema.

Pois então, @Jorge Chamonix,

Sempre é melhor experimentar mesmo, ver se o hardware todo funciona realmente e se familiarizar.

Traga ao tópico os comandos mencionados lá no post #6 anterior, de quebra você começa a aprender a trabalhar com o terminal, tudo isso é uma curva de aprendizagem que vai num crescendo de conhecimento.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Jorge Chamonix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Dell Optiplex 7020
« Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2017, 13:43 »
Ubuntu instalado, tudo funcionando perfeitamente. Agora é partir para os estudos, vou comprar o curso "Dominando o Terminal Linux - Curso de Bash", do Diolinux, (não sei se deveria começar com um curso mais leve). Muito obrigado druidaobelix.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dell Optiplex 7020
« Resposta #12 Online: 13 de Agosto de 2017, 14:34 »
Ubuntu instalado, tudo funcionando perfeitamente. Agora é partir para os estudos, vou comprar o curso "Dominando o Terminal Linux - Curso de Bash", do Diolinux, (não sei se deveria começar com um curso mais leve). Muito obrigado druidaobelix.

Excelente Ubuntu instalado e funcionando.

Muito bom, muito bom, nem sabia que o companheiro Diolinux trinha produzido esse material instrutivo, sempre ajuda, de hábito ele escreve bons artigos e auxilia muito na divulgação do mundo Linux.

De quebra, também pode ajudar para o que fica a indicação do livro de autoria do Tales A. Mendonça, que gentilmente o disponibiliza gratuitamente na internet:

Manual de Sobrevivência – Dicas e Comandos do Mundo Linux

https://talesam.org/livros/livro-manual-de-sobrevivencia/

Adicionalmente fui informado da criação de um novo site, bastante interessante, onde há boas e úteis obras sobre Linux e ainda dicas e comandos valiosos.

Linux - Simplicidade ao seu alcance

e para quem quer apŕofundar o conhecimento com algo mais técnico, o excelente

Shell Linux do Aprendiz ao Administrador

Confira aqui:

https://www.livrosdelinux.com.br/

Bom divertimento, para quem gosta, o Linux é divertido.  :)
« Última modificação: 13 de Agosto de 2017, 15:00 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Jorge Chamonix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Dell Optiplex 7020
« Resposta #13 Online: 13 de Agosto de 2017, 14:59 »
Vou estudar cada uma das suas indicações, mais uma vez obrigado druidaobelix.