Autor Tópico: Como mudar os atributos de UID e GID no KDE  (Lida 7309 vezes)

Offline owagnern

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Como mudar os atributos de UID e GID no KDE
« Online: 25 de Julho de 2017, 08:39 »
Bom dia a todos do fórum,

Tenho um notebook sem HD, onde carrego o sistema por pendrive na ram. Como o espaço para trabalho fica limitado, redirecionei o "/home" no fstab para um NAS (HD via rede) que tenho, tendo resolvido o problema de espaço. Porém, ao realizar a mudança as pastas dentro do "/home" tomam a UID e GID atribuídas peço NAS (que não há configurações para mudança desses parâmetros) e impedem uma série de configurações (impede o salvamento de mudanças pelo UID e GID serem diferentes, além de não efetuar nenhuma operação com "sudo" por não reconhecer os parâmetros). Como mencionado acima, pelo NAS não há possibilidade de mudar os parâmetros. Ao mudar os parâmetros pela pasta "/etc/passwd" o modo gráfico deixa de abrir. No NAS os parâmetros são UID 1002 e GID 503, o usuário original tem UID e GID 1000. Gostaria de saber se há como eu atribuir os dois parâmetros e, assim como no KDE3 e no Ubuntu, mudar manualmente algumas permissões para ficar com as mesmas permissões dos UID e GID 1000 para resolver o problema. No fstab a linha do "/home" é:
//192.168.100.2/Volume_1/HOME/      /home   cifs   defaults,credentials=/root/pwd   0   2
---> Já tentei adicionar os parâmetros UID e GID no fstab, sem sucesso
---> Também já tentei adicionar fmask=777 e dmask=777, também sem sucesso.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Como mudar os atributos de UID e GID no KDE
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2017, 08:49 »
owagnern, não entendi o motivo desta intrincada operação!

Se você já tem um servidor NAS, qual o motivo de não usar o SAMBA?

Você teria acesso ao NAS com todas as permissões de leitura e escrita sem ter que ficar mexendo em fstab, UID, GID, fmask, dmask e qual quer outra ID da vida!

É o que tenho em casa, um servidor de arquivos que acesso via SAMBA pelo Linux, Windows, MacOS e Android. Mesmo em modo Live-USB posso realizar todas as operações de leitura e escrita que desejo. Foi só configurar o SAMBA para entrar com minha conta com tais permissões!



« Última modificação: 25 de Julho de 2017, 08:51 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline owagnern

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Como mudar os atributos de UID e GID no KDE
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2017, 09:43 »
Bom dia, galactus,

Veja bem, a diferença do acesso ao NAs (que eu já possuía) era diferente de hospedar o "/home" do sistema no mesmo, já que para o sistema abrir é necessário que os dados do usuário coincidam com o registrado. Inclusive o SAMBA já está instalado justamente para permitir o acesso às pastas e ao "/home". Contornei a situação temporariamente com file_mode e dir_mode, a diferença para fmask e dmask foi na sintaxe mesmo. Como não pretendo deixar o diretório com acesso "universal" (tudo com 777), a dúvida para a mudança de permissões do UID e do GID ainda continua. Mas o "/home" está funcionando normalmente agora. Segue a mudança no fstab:
//192.168.100.2/Volume_1/HOME/      /home   cifs   defaults,credentials=/root/pwd,file_mode=0777,dir_mode=0777   0   2

---> Só para constar, não estou rodando o linux em Live USB, ele está INSTALADO na pendrive. Por isso a necessidade de mais espaço para trabalho.
« Última modificação: 25 de Julho de 2017, 09:46 por owagnern »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Como mudar os atributos de UID e GID no KDE
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2017, 10:17 »
Então você resolveu o problema?

Deixa ver se entendi direito agora!

Você instalou o KDE no Pen drive e daí precisa usar uma pasta /home dentro do NAS com as mesmas permissões do KDE instalado no pendrive, é só isso mesmo ou ainda tem mais alguma coisa?

Tem coisas que só o Linux faz por você! 

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline owagnern

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Como mudar os atributos de UID e GID no KDE
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2017, 14:28 »
Resolvi em parte. Quando atribuí os valores 0777 para file_mode e dir_mode ele permitiu gravar mudanças. Mas também fica live para acesso de qualquer um. A linha do fstab postada por último e as mudanças para UID=1002 e GID=503 no arquivo /etc/passwd permitiram o acesso sem problemas.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Como mudar os atributos de UID e GID no KDE
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2017, 14:35 »
Citar
a linha do "/home" é:
//192.168.100.2/Volume_1/HOME/      /home   cifs   defaults,credentials=/root/pwd   0   2
Teu problema está aí. Colocar a pasta /home em um sistema de arquivos não-nativo é arrumar sarna pra se coçar.

Se quer uma sugestão... veja se o seu NAS tem a opção de compartilhar áreas de disco via iSCSI. Assim você recebe uma área não formatada, que você pode formatar em Ext4, ReiserFS, XFS ou no sistema nativo que preferir.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D