Autor Tópico: [Resolvido] Qualquer programa em tela cheia congela o ubuntu  (Lida 6610 vezes)

Offline enzoap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
[Resolvido] Qualquer programa em tela cheia congela o ubuntu
« Online: 19 de Julho de 2017, 18:05 »
Boa tarde, sou novo no linux e estou enfrentando um problema chato, qualquer programa que fique em tela cheia, o ubuntu congela e so reiniciando a maquina para voltar ao normal, meu pc nao é grande coisa, é antigo mas nunca tive esse problema no windows, estou usando a versao 16.04, ja pesquisei sobre o assunto mas percebi que cada computador é uma soluçao, então estou pedindo ajuda, também sou novo em um forum, caso tenha algum erro neste topico, me desculpe.
« Última modificação: 19 de Julho de 2017, 20:57 por enzoap »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Qualquer programa em tela cheia congela o ubuntu
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2017, 19:29 »
Inicialmente a suposição é que seu sistema esteja atualizado.

Verifique fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo apt update
Código: [Selecionar]
sudo apt upgrade
Os dois comandos acima devem terminar sem erros.

As saídas dos comandos acima *não* precisa trazer ao tópico, não possuem utilidade, a menos que acusem alguma espécie de erro, caso contrário é apenas conferir mesmo e, se o caso, atualizar.

Ao depois, traga informações do hardware ao tópico:

Instale o pacote inxi, que irá permitir uma visão panorâmica do cenário aí existente.

O repositório universe precisa estar habilitado para poder instalar o inxi.

Citar
Configurações do sistema/Programas e atualizações/Aplicativos Ubuntu

Se já não estiverem, deixe os quatro assinalados: main universe restricted multiverse

Reload (=recarregar) etc e tal para atualizar.

Então instale fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
Também não precisa trazer ao tópico as informações da instalação do inxi, é desnecessário e não auxilia em nada, exceto evidentemente no caso de algum implausível erro.

Em seguida, num terminal, faça o comando abaixo, com o mouse marque e copia a saída e cole o resultado aqui no tópico;

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ
Também o resultado dos seguintes comandos:

Código: [Selecionar]
lspci -k | grep -i vga -A3
Código: [Selecionar]
sudo lshw -c display
Finalmente:

Mencione *especificamente* quais programas quando abertos em tela cheia ocasionam travamento.
Indicar que são todos não é suficiente, porque o todos daí pode não ser o mesmo todos daqui, então seja específico.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline enzoap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Qualquer programa em tela cheia congela o ubuntu
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2017, 19:38 »
Obrigado pela ajuda, as informacoes do pc
System:    Host: enzo-pc Kernel: 4.8.0-58-generic x86_64 (64 bit gcc: 5.4.0)
           Desktop: Unity 7.4.0 (Gtk 3.18.9-1ubuntu3.3)
           Distro: Ubuntu 16.04 xenial
Machine:   System: POSITIVO product: POS-AG31AP
           Mobo: Positivo Informatica SA model: POS-AG31AP v: x.xx
           Bios: Desenvolvida para Positivo Informatica SA v: 0001 date: 11/25/2008
CPU:       Dual core Pentium E5300 (-MCP-) cache: 2048 KB
           flags: (lm nx sse sse2 sse3 ssse3 vmx) bmips: 10399
           clock speeds: max: 2600 MHz 1: 2600 MHz 2: 2600 MHz
Graphics:  Card: Intel 82G33/G31 Express Integrated Graphics Controller
           bus-ID: 00:02.0
           Display Server: X.Org 1.18.4 drivers: intel (unloaded: fbdev,vesa)
           Resolution: 1600x900@60.00hz
           GLX Renderer: Mesa DRI Intel G33
           GLX Version: 1.4 Mesa 12.0.6 Direct Rendering: Yes
Audio:     Card Intel NM10/ICH7 Family High Definition Audio Controller
           driver: snd_hda_intel bus-ID: 00:1b.0
           Sound: Advanced Linux Sound Architecture v: k4.8.0-58-generic
Network:   Card: Qualcomm Atheros Attansic L1 Gigabit Ethernet
           driver: atl1 v: 2.1.3 bus-ID: 02:00.0
           IF: enp2s0 state: up speed: 100 Mbps duplex: full
           mac: 00:26:18:6b:4b:54
Drives:    HDD Total Size: 320.1GB (4.3% used)
           ID-1: /dev/sda model: ST3320418AS size: 320.1GB temp: 28C
Partition: ID-1: / size: 61G used: 11G (18%) fs: ext4 dev: /dev/sda5
           ID-2: swap-1 size: 2.14GB used: 0.00GB (0%) fs: swap dev: /dev/sda6
           ID-3: swap-2 size: 0.52GB used: 0.20GB (38%) fs: swap dev: /dev/zram0
           ID-4: swap-3 size: 0.52GB used: 0.20GB (38%) fs: swap dev: /dev/zram1
RAID:      No RAID devices: /proc/mdstat, md_mod kernel module present
Sensors:   System Temperatures: cpu: 38.0C mobo: N/A
           Fan Speeds (in rpm): cpu: N/A
Info:      Processes: 195 Uptime: 2:20 Memory: 1175.1/1990.2MB
           Init: systemd runlevel: 5 Gcc sys: 5.4.0
           Client: Shell (bash 4.3.481) inxi: 2.2.35

lspci -k | grep -i vga -A3
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82G33/G31 Express Integrated Graphics Controller (rev 10)
   Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. P5KPL-VM Motherboard
   Kernel driver in use: i915
   Kernel modules: i915


sudo lshw -c display
  *-display               
       descrição: VGA compatible controller
       produto: 82G33/G31 Express Integrated Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 2
       informações do barramento: pci@0000:00:02.0
       versão: 10
       largura: 32 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=i915 latency=0
       recursos: irq:27 memória:fea80000-feafffff porta de E/S:ec00(tamanho=8) memória:e0000000-efffffff memória:fe900000-fe9fffff memória:c0000-dffff


Bom, os programas que eu abri e aconteceu foram poucos, pois instalei o linux ontem, mas ocorreu no chrome, no jogo 0 A.D (acho que é esse o nome), no stremio.io, engracado que somente no firefox eu consigo colocar em tela cheia e nao congelar, por exemplo um video no youtube, no chrome congela totalmente.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Qualquer programa em tela cheia congela o ubuntu
« Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2017, 20:03 »
Com 2GB RAM e executando 64-bit fica um tanto quanto apertado, precisa ir abrindo e usando uma coisa por vez, atualmente com 4GB já fica apertado, precisa de pelo menos 6GB para dar conta, a internet 'come' uma memória enorme.

Sair do Ubuntu padrão (=Unity), que tem o Compiz, e é um sistema operacional moderno e complexo e, por isso, demanda hardware atual e potente, pode ser uma boa idea. Essa é a medida de caráter geral que pode ser a mais importante.

Ir para um "sabor" mais leve do Ubuntu pode ser uma boa opção.
Essa máquina irá operar muito melhor num Mate, Xubuntu ou Lubuntu.
Os resultados de desempenho melhoram muito, além de ficar mais agradável ao manuseio.

Nada obstante, quanto a esse "jogo 0 A.D no stremio.io" não conheço, não tenho maiores informações, então vamos considerar apenas o navegador Chrome, já que o Firefox está rodando bem.

Desabilite a aceleração de hardware nele.

Chame o Chrome no terminal fazendo:

Código: [Selecionar]
google-chrome --disable-gpu
De forma permanente, no navegador, é entrar em Configurações.
No final da tela clica em Avançado
Role a tela até encontrar Sistema
Delisgue "Usar aceleração de hardware quando disponível"

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline enzoap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Qualquer programa em tela cheia congela o ubuntu
« Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2017, 20:21 »
Opa, falha minha, esqueci a virgula, o jogo se chama 0 A.D tem na propria "loja" do linux, stremio é um programa para ver filmes,series, etc. Bom, no caso do chrome ja desabilitei a aceleracao do hardware e não funcionou, estava pesquisando e descobri em um post neste forum o mesmo problema que o meu, so que em configuraçoes de maquina diferente, ele resolveu substituindo o kernel do linux, vou deixar o link do post aqui, nao fiz os procedimentos pois ja que sao pcs diferentes talvez tenha outra solução que nao envolva um processo tao complicado.
Link: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,121902.0.html
A respeito de usar outra distro, como o mate, xubuntu ou lubuntu, qual seria a mais recomendada ou qualquer uma serve, considerando que sou um usuario linux a somente 1 dia e claro para o meu hardware tambem.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Qualquer programa em tela cheia congela o ubuntu
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2017, 20:51 »
Então, @ enzoap,

Conheço esse tópico que você mencionou, aliás, se olhar lá vai ver que participei nele e fui eu próprio quem sugeriu para que ele utilizasse um kernel mais recente, porém me parece ser uma situação diferente, pois que a gpu daquele caso é bem mais recente, integrada num processador Intel mais moderno, além do que o colega @galactus havia descoberto uma questão específica de bug que justificava aquela migração, daí não ter indicado a mesma providência para o caso do seu sistema.

Claro que sempre se pode tentar isso também, até porque é muito fácil de fazer e desfazer, sem maiores contra-indicações, mas acho que ainda não é o caso, pois no seu sistema a principal e mais imediata providência é mesmo sair para alguma distro mais leve, mais palatável para esse hardware da Positivo.

Qual delas vai muito de gosto, coloquei mais ou menos na ordem de "puxada" de recursos de hardware: Mate, Xubuntu e Lubuntu.
De todas o Lubuntu é o mais leve, porém o "menos elaborado" em termos de softwares que já vem embarcados, mas aí precisa ter um pouco de disposição e ir testando uma a uma, o que também são coisas simples de se fazer, apenas toma algum tempo, mas não há maiores dificuldades em gravar um live-pendrive, subir, testar, depois fazer com outra e assim vai.

Se possível teste as três, naquela ordem, mas repito, é mesmo uma questão de gosto.

Se o problema persistir na nova distro, em qualquer uma delas, aí então se pode tentar um kernel mais novo.



« Última modificação: 19 de Julho de 2017, 20:54 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline enzoap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Qualquer programa em tela cheia congela o ubuntu
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2017, 20:56 »
Bom, vou tentar usar essas outras distros, espero que nelas nao ocorra os mesmos problemas, e ate que o pc fique um pouco mais rapido.
Obg pela ajuda.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:[Resolvido] Qualquer programa em tela cheia congela o ubuntu
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2017, 21:17 »
enzoap, se for continuar com este hardware, faça como o druidaobelix sugere. Use uma versão 32bits com ambiente gráfico bem mais leve, mais condizente com seu hardware.

Eu  falo por experiência própria. Minha irmão tem um PC com poucos recursos muito semelhante ao seu. Um core 2 duo com 2GB de RAM e placa de vídeo Intel integrada.  Meu sobrinho adora assistir desenhos em tela cheia neste PC. 

Não pensei duas vezes, Lubuntu 16.04 32bits logo de saída.  Fiz muitas alterações para que o sistema tivesse um bom desempenho em todas as situações que eles usam o PC.  Uma instalação padrão não será o suficiente!   

Não sei se você é um usuário que gosta de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo.  Mas dependendo do uso do sistema, é preciso começar a otimizar o sistema  desde a sua instalação!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:[Resolvido] Qualquer programa em tela cheia congela o ubuntu
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2017, 21:23 »
Então, @enzoap

Como disse o @galactus, de fato, usar a arquitetura 32-bits fica mais "luva", pode encaixar melhor e ainda economizar alguma coisa de memória RAM usada, apenas de antemão alerto que não há Chrome 32-bits, eles já desistiram dessa arquitetura faz tempo.
No Opera não lembro se ainda tem ou não, precisa conferir; o Firefox certamente tem.
Enfim, considere esse fato na sua decisão, dependendo de para qual finalidade usa o Chrome.
« Última modificação: 19 de Julho de 2017, 21:42 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:[Resolvido] Qualquer programa em tela cheia congela o ubuntu
« Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2017, 21:49 »
Com Lubuntu 32bits você poderá usar os navegadores:  Chromium (versão livre do Chrome), Firefox, Opera e Vivaldi.  Pra ficar nos 4 grandes!

Lembrando que seu processador é 25% mais lento que o Core 2 Duo da minha irmã.  Vai ser crítico o ajuste do sistema!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline enzoap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:[Resolvido] Qualquer programa em tela cheia congela o ubuntu
« Resposta #10 Online: 20 de Julho de 2017, 00:35 »
Vou ver esse Lubuntu, uma pena nao ter chrome para 32 bits, a respeito do chromium, eu posso logar nele e recuperar meus favoritos, e toda a sincroização que tem no chrome? Na otimizacao, cada ubuntu tem uma maneira ou serve para todos (mate,xubuntu,lubuntu)?
Obg pelas dicas :)
« Última modificação: 20 de Julho de 2017, 00:40 por enzoap »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:[Resolvido] Qualquer programa em tela cheia congela o ubuntu
« Resposta #11 Online: 20 de Julho de 2017, 07:02 »
Vou ver esse Lubuntu, uma pena nao ter chrome para 32 bits, a respeito do chromium, eu posso logar nele e recuperar meus favoritos, e toda a sincroização que tem no chrome? Na otimizacao, cada ubuntu tem uma maneira ou serve para todos (mate,xubuntu,lubuntu)?
Obg pelas dicas :)

Sim você pode usar sua conta no Chromium igual ao Chrome. 

Existem otimizações que podem ser usadas em todas as versões do Ubuntu, independente do ambiente gráfico,  e outras que são específicas de cada versão ou ambiente gráfico.

No seu caso são otimizações do sistema em geral e não do ambiente gráfico que farão a maior diferença.   

Por exemplo, você deve entrar na Bios da placa mãe e endereçar o máximo de memória de vídeo permitida.  Outra coisa que faz muita, mas muita diferença neste tipo de máquina é usar Dual Channel. Dois pentes de memória ao invés de um só.  E se possível subir o Clock deste processador.  Mesmo que seja pouco, tipo 200Mhz, dá muita diferença também.

Essa placa mãe é vendida pela positivo como sendo uma POS-AG31AP  mas é uma Asus P5KPL-VM!  Se não a char nada das especificações dela na positivo procure aqui no site da Asus:

https://www.asus.com/br/Motherboards/P5KPLVM/

O ideal seria comprar mais memória e uma placa de vídeo dedicada, qualquer placa de vídeo básica hoje vai ser muito mais potente que esse vídeo integrado da Intel. Mas eu também entendo se não quiser mais gastar em PC antigo, mas sem dúvida daria nova vida ao PC.

Já na instalação do Lubuntu você começa pela otimização do sistema de arquivos escolhido!  Por isso perguntei de como é uso do sistema, se faz uma coisa de cada vez ou muita coisa ao mesmo tempo!





 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline enzoap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:[Resolvido] Qualquer programa em tela cheia congela o ubuntu
« Resposta #12 Online: 20 de Julho de 2017, 18:29 »
Bom, eu instalei o xubuntu, esta servindo bem melhor que o ubuntu, apesar de um pouco feio comparado a ele. Na memoria de video, vou ver o quanto da pra aumentar pela bios, infelizmente essa placa mae nao me deixa dar um over no processador e quanto a memoria ram, um dos encaixes esta quebrado  :-\, situação nao esta muito facil pra esse pc, mas o basico ele consegue fazer e por enquanto é o que eu preciso.