Autor Tópico: Dificuldade de um iniciante em utilizar o OpenVPN [RESOLVIDO]  (Lida 42351 vezes)

Offline Cello000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Dificuldade de um iniciante em utilizar o OpenVPN [RESOLVIDO]
« Online: 13 de Julho de 2017, 14:17 »
Caros colegas, esta é minha primeira postagem neste Fórum - de modo que, se firo de alguma forma suas diretrizes e regras (que li atentamente), devo pedir desculpas. Sou usuário do Linux Ubuntu há pouco mais de um ano e nunca tive um problema que não conseguisse resolver buscando na Internet. Mas infelizmente ainda não consegui resolver esse problema. Deixe-me começar do início: gostaria de utilizar o OpenVPN para poder acessar arquivos internacionais de certa agência de fomento à pesquisa, contudo só posso acessá-los se estiver nas imediações de minha Universidade (no entanto, de qualquer computador); gostaria apenas de poder acessá-los do conforto de minha casa. Tenho conhecidos que se utilizam dessa tecnologia para assistir o Netflix americano, etc.
Encontrei um tutorial na Internet (https://www.digitalocean.com/community/tutorials/como-configurar-um-servidor-openvpn-no-ubuntu-16-04-pt), no entanto para começá-lo tinha um pré-requisito (https://www.digitalocean.com/community/tutorials/configuracao-inicial-de-servidor-com-ubuntu-16-04-pt), que tinha um pré-requisito (https://www.digitalocean.com/community/tutorials/how-to-connect-to-your-droplet-with-ssh)... Sei que tem formas bem mais simples como, p. ex., um outro tutorial que encontrei (https://hide.me/pt/vpnsetup/ubuntu/openvpn/), contudo parece que está faltando uma parte (certo arquivo zipado que em dado momento o tutorial diz para baixar não existe mais - ao menos não de forma gratuita). Alguém poderia me dar uma luz? Eu me encontro completamente perdido! Desde já, agradeço a atenção. Novamente reitero meu pedido de desculpas caso feri as diretrizes deste sitio - de nenhuma maneira foi minha intenção.
« Última modificação: 13 de Julho de 2017, 16:20 por Cello000 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Dificuldade de um iniciante em utilizar o OpenVPN
« Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2017, 14:24 »
Olá @Cello000, primeiro me explique uma coisa: você já tem o local para onde vai abrir sua VPN? Há um serviço VPN ativo, para o qual você está autorizado, e do qual você tem o endereço e portas para conexão?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Cello000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Dificuldade de um iniciante em utilizar o OpenVPN
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2017, 15:10 »
@zekkerj,
Não, nem sabia que era preciso, mas acredito que o "hide.me" fornece algo do tipo, não? Caso não forneça, realmente estou mais perdido do que imaginei. Assisti um vídeo que fazia parecer tão fácil (https://www.youtube.com/watch?v=HnkOOXIYYZA).
 :'(

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Dificuldade de um iniciante em utilizar o OpenVPN
« Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2017, 15:35 »
Realmente não sei dizer sobre o "hide.me". Todas as vezes que abri tuneis OpenVPN foi entre sites particulares.

Vou explicar brevemente o que é uma VPN, pra ficar bem claro sobre os termos que vou usar mais adiante, OK? Desculpe-me desde já se estiver repetindo coisas que você já sabe.

Citar
VPN significa "Rede Privada Virtual" (do inglês "Virtual Private Network"), e é usada quando se quer criar um canal de comunicação seguro entre duas localidades, passando por uma rede insegura. Ela normalmente é implementada combinando um protocolo de criptografia com outro de encapsulamento, de forma que você possa ter privacidade das informações trafegadas, e endereçamento independente.

No seu caso, onde há arquivos que só estão disponíveis numa rede local (ou numa Intranet), o que normalmente se faz é abrir uma conexão VPN para um computador (ou roteador) que já faça parte dessa rede local ou intranet, e assim fazer com que o seu computador possa enviar e receber mensagens como se estivesse fazendo parte dessa rede local/intranet.

Durante a conexão, posso me referir ao seu computador como "ponta local", e ao computador ou roteador na outra ponta como "ponta remota".

Há vários tipos de VPN; entre os mais conhecidos, temos o IPSec, o PPTP e o SSL, que é o usado pelo OpenVPN.

Voltemos agora ao seu problema específico.

Você quer usar uma VPN pra acessar arquivos que estão em sua universidade. Eu recomendo que, neste momento, você entre em contato com a Equipe de TI da universidade e se informe se isso é possível; se for, eles vão te informar o tipo de VPN a ser usado, os parâmetros e as condições de conexão. Acho muito pouco provável que você consiga o acesso com uma VPN genérica.

Mesmo que a Equipe de TI diga que não é possível, ainda há algumas alternativas que podem ser usadas; mas não deixe de conversar com eles, pois isso pode facilitar muito sua vida.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Cello000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Dificuldade de um iniciante em utilizar o OpenVPN
« Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2017, 16:19 »
@zekkerj, entrei em contato com eles. Eles vão me ajudar! Obrigado pela ajuda!