Autor Tópico: Instalação de multifuncional canon g3100  (Lida 17800 vezes)

Offline Serginho Satanás

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Instalação de multifuncional canon g3100
« Online: 11 de Julho de 2017, 08:41 »
primeiro e mais importante: é possível instalar a multifuncional g3100 em ubuntu?
explico: não há uma informação no site da empresa e nem em manual de instrução em como instalar os repositórios para o hardware.
tento localizar sinal do wifi e tambem não encontro.

agradeço se alguem puder me ajudar.


o nome do meu problema é Canon G3100

sobre o meu sistema:
kernel
Linux 3.13.0-119-generic #166-Ubuntu SMP Wed May 3 12:18:55 UTC 2017 x86_64

versão da distribuição:
Ubuntu 14.04.5 LTS

ambiente gráfico:
Gnome Classic
« Última modificação: 11 de Julho de 2017, 13:43 por Serginho Satanás »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Instalação de multifuncional canon g3100
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2017, 09:34 »
Se for a PIXMA G3100, por incrível que pareça, a Canon disponibiliza pacotes binários do driver em questão!

http://www.cla.canon.com/cla/en/consumer/products/printers_multifunction/g_series_inkjet_printers/pixma_g3100#driversAndSoftwareTab

Só fiz entrar no site com Ubuntu e o site prontamente detectou meu sistema!  Note que são dois drivers, um pra impressora e outro para o Scanner.

Existem mais dois PPAs com drivers da Canon. Mas veja aí se o driver do fabricante funciona!

Boa sorte!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Serginho Satanás

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Instalação de multifuncional canon g3100
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2017, 13:40 »
opa! obrigado, eu não estava achando esses drivers. agora a segunda pergunta: como instalo esses drivers de terminação "tar.gz"? há algum aplicativo que funcione como instalador? se não há, como faço? obrigado!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Instalação de multifuncional canon g3100
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2017, 17:49 »
 Serginho Satanás meu fio!  Só queres o melzinho na chupeta né?  :P

Reparou que tem três  opções de downloads?

A source (fonte), se quiser compilar o driver, a "debian package" (.deb - para Debian/Ubuntu) e a "rpm package" ( .rpm - Red Hat/Fedora)?

Apesar das três opções estarem como "tar.gz" é só uma forma dele disponibilizar o arquivo compactado!   

Você vai baixar os drivers "debian package", descompactar os arquivos tar.gz ( só clicar duas vezes nele para o programa que descompacta abrir) e escolher uma pasta de destino .  Entre no seu gerenciador de arquivos e veja aí na pastinha "packages", quem está lá?

Os arquivos .deb 64 e 32bits conforme sua arquitetura!


Só clicar no pacote pretendido duas vezes para o Gdebi instalar, vai até te informar se vai ser necessário instalar algum outro pacote pra isso funcionar.  Inclusive se não der pra instalar ele também avisa!
 

Passou o cartão?

Espero ter ajudado mais que complicado!
 

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Serginho Satanás

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Instalação de multifuncional canon g3100
« Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2017, 16:59 »
Citar
Espero ter ajudado mais que complicado!

Sim, ajudou bastante. inclusive por vc ter "esmiuçado" o processo de instalação eu descobri o erro que estava cometendo. Não era a instalação em sí, mas o pacote que estava tentando instalar estava errado. eu estava tentando instalar com o pacote "source file", no entanto o correto era o "debian packagearquive".

se, no futuro, alguém tiver o mesmo problema que eu, segue os passos que fiz para instalar a impressora:

1) baixei o arquivo "cnijfilter2-5.30-1-deb.tar.gz" pelo site linkado no segundo comentário a cima.
2) fui na pasta "home" e criei uma nova pasta, dei o nome de "multifuncional" e transferi o arquivo "cnijfilter2-5.30-1-deb.tar.gz"para lá.
3) descompactei o arquivo na pasta mesmo, foi simples, dei dois cliques no arquivo e arrastei tudo que estava dentro do arquivo compactado para fora, ou seja, para a pasta que dei o nome de "multifuncional".

tem um jeito mais chato de fazer a mesma coisa, se preferirem é "só" 1) abrir o terminal; 2) ir para a pasta em que o arquivo "cnijfilter2-5.30-1-deb.tar.gz" está. no meu caso é a pasta multifuncional. isso significa que no terminal eu tive que digitar: $ cd multifuncional/ [ENTER] 3)  Digitar no terminal $ tar -zxvf cnijfilter2-5.30-1-deb.tar.gz [enter]

4) depois de descompactado eu abri o terminal e digitei $ cd multifuncional/cnijfilter2-5.30-1-deb/ [enter]. Esse processo foi para entrar na pasta "multifuncional/cnijfilter2-5.30-1-deb/" que foi criada depois de ter descompressado o arquivo que baixei.
5) feito isso eu digitei $ ls e ví que havia um arquivo denominado "install.sh"
6) digitei o comando $ ./install.sh e fim, a instalação começou.

durante a instalação haviam instruçoes simples, não lembro agora quais foram, mas eram simples, na prática foi só ficar apertando [enter]
eu instalei apenas pelo cabo usb, ainda não tentei instalar via wifi. vamos ver se consigo, mas antes vou instalar o scanner, pois estou precisando com urgencia.

de qualquer modo fica aqui um protesto sobre a Canon: muito ruim a orientação sobre instalação dessas impressoras em linux. Alias, informações inexistentes. Confesso que se pudesse voltar no tempo compraria de outra marca.

Glossário de comandos para iniciantes.

$ cd (abreviação de "change diretory" comando para entrar nas subpastas do computador)
$ ls (abreviação de "LiSt" comando para listar os arquivos contidos na pasta em que vc está navegando)
$ ./ (não sei o que significa mas executou o arquivo em questão)
$ tar -zxvf (tambem não sei o que significa, mas serve para descompactar o arquivo pretendido).

espero ajudar alguém no futuro. Abraços!


Offline Serginho Satanás

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Instalação de multifuncional canon g3100
« Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2017, 18:02 »
Olha eu aqui de novo  :-\ :-\ :-\ :-\

A instalação da impressora deu tudo certo, no cabo usb e no wifi.
A instalação do scanner, pelo terminal, aparentemente também deu tudo certo. Usei o mesmo processo de instalação da impressora no scanner. o terminal não apontou qualquer problema. No entanto quando abro os programas que instalei para usar o scanner, o computador surge com as seguintes mensagens: "nenhum dispositivo encontrado" (quando abro o gscan2PDF v1.2.3), "Não é possível encontrar scanners disponíveis. O cabo pode estar desconectado ou o Scanner desligado. Verifique o status do scanner e tente novamente. (no programa ScanGear), e, "Nenhum dispositivo disponível" (no XSane image scanning program).

Alguém pode, mais uma vez, me ajudar?

Abraços

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Instalação de multifuncional canon g3100
« Resposta #6 Online: 13 de Julho de 2017, 18:40 »
Nossa, que parto em Serginho!

Já instalou a pacotada do xsane?

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install sane xsane xsane-common sane-utils libsane libsane-common libsane-dbg libsane-dev libsane-extras libsane-extras-common libsane-extras-dbg libsane-extras-dev


Se não tiver essas coisas instaladas, instale e reinicie o sistema. Abra o terminal e execute o comando:

Código: [Selecionar]
scangearmp
Tente novamente!

Se isso não der certo, achei aqui um driver que diz que funciona, um tal de sane-pixma.5. É do projeto sane: http://www.sane-project.org/

Não pesquisei como baixar e nem como instalar, vou deixar essa pra você:

http://www.sane-project.org/man/sane-pixma.5.html

Boa sorte!

Obs.:  É preciso pesquisar o suporte das coisas no Linux antes de comprar, se o Linux for seu sistema principal!  Evita muita dor de cabeça!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Engenheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Instalação de multifuncional canon g3100
« Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2017, 11:25 »
Olá senhores,
Estou exatamente com o mesmo problema com o scaner da impressora G3100 que não funciona no Ubuntu 12.04.
Tentei as sugestões do tópico, até cheguei a instalar o SANE mas o maldito scaner não funciona.
Se alguém tiver mais alguma sugestão por favor compartilhem.
Obrigado.

Offline kungfutsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Instalação de multifuncional canon g3100
« Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2018, 19:12 »
Boa noite, amigos.
Foram de grande valia as dicas e, no meu caso, consegui instalação com sucesso da impressora Canon G3100 e o scanner dela funcionou!
Como já foi explicado nas postagens anteriores, havia dois arquivos no link da Canon e um deles era para o scanner do multifuncional.
Após instalar a impressora pelo método do Serginho Satanás, fui na pasta onde descompactei o arquivo deb do scanner e usei o mesmo método de dentro dessa outra pasta (sudo ./install.sh).
Ele instalou rapidinho sem fazer pergunta alguma e depois não encontrei nada gráfico para poder "clicar" tampouco o digitalizador simples do sistema reconheceu a existência de um scanner; AÍ VEM O PULO DO GATO:
No terminal, simplesmente digitei            scangearmp2          e dei um ENTER  e abriu o programinha gráfico dele. Tem uma caixa para selecionar o scanner e lá estava o único (ele mesmo). Dei ok e daí foi só usar.
Espero ter ajudado.