Autor Tópico: Touchpad não funciona e não tenho acesso ao sistema sem o pendrive  (Lida 3560 vezes)

Offline aycer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Tinha instalado no meu antigo computador o Ubuntu 16.04, somente ele porque em uma tentativa de dual boot perdi o Windows. Trocando de notebook, agora um Acer Aspire tenho tentado realizar novamente um dual boot, só que me deparei com UEFI e Secure Boot, que era algo que eu não tinha conhecimento. Após várias pesquisas, entendi muita coisa. Mas ainda não consegui obter sucesso. Quando tento uma instalação por UEFI, com Secure Boot já desabilitado, sou direcionado para gnu grub minimal bash. Não consegui informações claras de como resolver esse problema, muitas informações e comandos mas nada de clareza. Quando tento uma instalação por Legacy, consigo fazer todo o processo tranquilo. Porém o touchpad não funciona, só consigo usar um mouse externo. Além do mais, só tenho acesso ao sistema com o pendrive plugado, se eu tiro, o sistema some. Gostaria de saber se alguém pode esclarecer toda essa situação pra mim e me ajudar a solucioná-la. Abraço.
« Última modificação: 10 de Julho de 2017, 00:35 por aycer »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Touchpad não funciona e não tenho acesso ao sistema sem o pendrive
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2017, 06:56 »
A coisa tá meio confusa até pra mim.

Deixa ver se consigo explicar um pouco de acordo com seu relato.

Pra fazer o Dual boot com o Windows você vai ter que desativar o secure boot.  Com o secure boot desligado, você ainda vai ter a opção de usar a opção de boot legacy ou não. Prefira não usar o boot legacy se o Windows já estiver instalado! Entre no Windows e redimensione a partição dele pra deixar o espaço que você vai querer para o Ubuntu.  Finalmente você poderá usar o instalador do Ubuntu de duas formas!  Usar o particionamento automático dele, que deve detectar automaticamente a partição vazia que você criou, ou  fazer o particionamento manual.

Sugiro que você assista à vários vídeos de instalação em dual boot do 16.04 até se sentir mais seguro do que fazer: https://www.youtube.com/results?search_query=instalar+ubuntu+16.04+secure+boot+UEFI


Quanto ao acesso ao sistema apenas pelo PenDrive é muito simples.  Você ainda não passou o cartão, mas usar o sistema pelo PenDrive é o modo "Live-CD" ou "Live-USB"!   Ou seja, o seu sistema não está  instalado no HD ou SSD, está rodando pelo Pendrive de forma temporária, você usa ele assim para fins de teste sem mexer no sistema já instalado no seu HD, seja ele Windows ou Linux.

Leia mais sobre isso aqui: https://help.ubuntu.com/community/LiveCD


Assim sendo, fica claro agora que se você remover o PenDrive, já que é de lá que o sistema esta funcionando, ele vai sumir! 

Você teria que iniciar o sistema pelo HD, sem o Pendrive, para usar o sistema de maneira permanente e não temporária!  Existe como usar o Pendrive de maneira a gravar as alterações  nele, mas isso é outra longa  história! Não quero confundir ainda mais sua cabeça agora!

Assista aos vídeos e leia a documentação do Ubuntu e diga depois se sanou as suas dúvidas! 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Touchpad não funciona e não tenho acesso ao sistema sem o pendrive
« Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2017, 10:50 »
No que diz respeito a instalar o Ubuntu num Acer Aspire com setup UEFI, dê uma lida nesse tópico, nele particularmente as considerações do post #3, onde existem algumas observações que talvez possam ajudá-lo e ainda o vídeo no YouTube que está lá lincado.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120252.msg660350.html#msg660350

A questão de funcionar apenas o mouse externo e não o touchpad é uma questão em si e não tem relação com o tipo do setup, se Legacy, que é o BIOS convencional ou UEFI. Com o sistema instalado e atualizado talvez resolva.
« Última modificação: 10 de Julho de 2017, 10:54 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline aycer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Touchpad não funciona e não tenho acesso ao sistema sem o pendrive
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2017, 22:10 »
No que diz respeito a instalar o Ubuntu num Acer Aspire com setup UEFI, dê uma lida nesse tópico, nele particularmente as considerações do post #3, onde existem algumas observações que talvez possam ajudá-lo e ainda o vídeo no YouTube que está lá lincado.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120252.msg660350.html#msg660350

A questão de funcionar apenas o mouse externo e não o touchpad é uma questão em si e não tem relação com o tipo do setup, se Legacy, que é o BIOS convencional ou UEFI. Com o sistema instalado e atualizado talvez resolva.
Resolvido. Mas ainda tenho problemas com o touchpad

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Touchpad não funciona e não tenho acesso ao sistema sem o pendrive
« Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2017, 22:33 »
Resolvido. Mas ainda tenho problemas com o touchpad

Ótimo, então está instalado, verifique se está realmente atualizado, é só ir no Dash e usar o ícone "Atualizado de programas".

Se estiver tudo atualizado e o touchpad continua sem funcionar, então abra uma janela de terminal, instale o inxi.

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
note que para instalar corretamente o repositório universe precisa estar habilitado.

Uma vez instalado faça o comando abaixo e traga ao tópico o resultado para:

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ

Isso permitirá uma visão panorâmica inicial do seu sistema para que se possa avaliar o cenário.
« Última modificação: 10 de Julho de 2017, 22:39 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.