Após uma atualização no meu Ubuntu tanto o gerenciador de atualizações e a central de programas sumiram, sabem me dizer o que ocorreu?
Alguém sabe me dizer como posso fazer para voltar esses recursos? Dentro de configurações de sistema o ícone simplesmente sumiu.
Então, @pccruz,
Por primeiro e mais importante aspecto é saber se as atualizações estão ocorrendo normalmente, isto é, se o sistema está sendo capaz de fazer as atualizações e, além disso, de instalar novos programas.
Abra um janela de terminal e verifique se estão funcionando corretamente:
sudo apt update
sudo apt upgrade
Os comandos acima devem terminar sem erros.
Por depois, há alguma confusão na descrição da questão, pois os ícones tanto do Gerenciador de atualizações quanto do Ubuntu-Software **não** ficam dentro da janela de Configurações do sistema, que é a unity-control-center.
Ambos os ícones são acessados a partir do Dash, que é aquele primeiro ícone com o símbolo Ubuntu na barra de ícones e também o ícone do Ubuntu Software normalmente vem fixado na barra de ícones, então não entendi muito bem a descrição que você fez.
Será que estamos falando dos mesmos ícones?
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ubuntu_Software_Center_icon_v3.svghttps://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ubuntu_software_updater.svgDe qualquer forma, se é uma questão de ícones aqui ou ali, para analisar melhor a situação, supondo que sua instalação seja o Ubuntu padrão (=Unity), versão 17.04, faça os seguintes comandos:
Inicialmente, numa janela de terminal, chame:
primeiro:
ubuntu-software
depois:
update-manager
Observe se as janelas respectivas abrem e, enfim, se funcionam. Informe o resultado.
Em seguida traga ao tópico o resultado dos seguintes comandos:
lsb_release -rd
uname -srvm
Depois:
ls /usr/share/applications/ | grep update-m
ls /usr/share/applications/ | grep local
ls /usr/share/applications/ | grep Software
(note que nesse último o S de Software é em caixa alta, maiúscula, porém ao invés de digitar os comandos e sempre melhor copiar com o mouse aqui no tópico e então colar no terminal usando o mouse ou as teclas Ctrl Shift V )
E ainda:
cd /usr/share/icons&&find -name ubuntusoftware*
Vamos ver o que é possível descobrir disso.