Autor Tópico: Como instalar todos os ubuntus, mas deixar como principal o ubuntu?  (Lida 4769 vezes)

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Viva!
Tenho o ubuntu desktop 14.4 e o lubuntu. Gostaria de instalar mais ubuntus, por exemplo o edubuntu, kubuntu. Mas quero deixar o grub a abrir normalmente para escolher e o principal ser o ubuntu 14.4 , até porque este funciona como servidor. Já agora se sair do ubuntu desktop e abrir o lubuntu o servidor deixa de ter acesso remoto exterior? (ainda não experimentei!?)

Depois de instalar o lubuntu andei para aqui aos tombos e nem sei muito bem como fiz para recuperar o grub e não me apetecia perdê-lo de novo. Sei que tive de ir ao lightdm e alterar!? Bem venha daí uma explicação para não der erros se souberem.

Obrigado

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar todos os ubuntus, mas deixar como principal o ubuntu?
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2017, 12:58 »
É muito fácil de fazer, meio confuso para explicar, mas vamos lá.  :)

No quadro inicial vamos supor uma máquina que ainda tenha o setup do tipo BIOS convencional (não UEFI, não máquinas mais modernas)

Num sistema que seja dual boot ou multiboot, vários sistemas operacionais instalados, cada um em uma partição, precisa escolher um que será, digamos assim, o "master", isto é, aquele que irá controlar de fato o grub.

O que for o "master"  deve-se gravar o grub na MBR do disco..

Os demais deve-se gravar o grub na própria partição.

Ou seja, apenas um, o "master", fica gravado na MBR, então toda vez que fizer uma nova instalação ou ainda uma atualização de kernel, precisa entrar na instalação "master", que é a que controla o grub, é atualizar o grub fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar todos os ubuntus, mas deixar como principal o ubuntu?
« Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2017, 13:02 »
[...] até porque este funciona como servidor. Já agora se sair do ubuntu desktop e abrir o lubuntu o servidor deixa de ter acesso remoto exterior?

Complementando, se tem um server numa partição qualquer, evidentemente toda vez que faz um reboot (ou encerra a sessão) o server sai fora do ar.

Se precisa deixar o server trabalhando sempre, o que é mais ou menos normal para um server, e se sua máquina for boa, principalmente se tiver memória RAM em quantidade suficiente, pelo menos 6GB, pode ser mais interessante manter apenas uma instalação principal, essa do server, e usar máquinas virtuais (VM) do tipo Virtual Box Oracle para ter outros sistemas operacionais na mesma máquina, evitando, assim, o multiboot e ter que 'apagar' seu server a cada novo boot.

« Última modificação: 28 de Junho de 2017, 13:40 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re:Como instalar todos os ubuntus, mas deixar como principal o ubuntu?
« Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2017, 14:05 »
Obrigado pela dica Druidalinux. Instalei todos os ubuntus como disse no master e fiz update no grub. A instalação de todos é muito simples e barata.. :) Coloquei os comandos por exemplo: sudo apt-get install edubuntu-desktop...e voilá!!! Tudo a correr!!!

No entanto em relação ao remoto e também já tive o virtualbox. ...neste momento tenho o xrdp e o lxde instalado...sempre que entro remoto pelo xrdp, por exemplo de um tablet ou até mesmo no remoto windows vou direto ao lxde, mas tenho o server sempre aberto no ubuntu 14.04 a correr como server, como é isso possível? Porque não abro no ubuntu desktop, ou nas outras distros que tenho instalado?

Em relação à minha máquina funciona como UEFI. Mas tenho tudo instalado só num discos os outros funcionam como secundários materiais de apoio.

Se me poder ajudar em mais alguma explicação disto agradecia, na entrada remoto.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar todos os ubuntus, mas deixar como principal o ubuntu?
« Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2017, 14:27 »
Pois então, "ismaelbonifacio",

Precisamos bem distinguir interface gráfica de instalação multiboot, são coisas distintas.

Num mesmo sistema instalado posso ter várias interfaces gráficas, então nesse caso basta apenas encerrar a sessão e reiniciar outra sessão por outra interface, contudo sendo possível também carregar mais de uma sessão por vez, ou seja, alterna-se para outra interface gráfica, ainda sem fechar a atual. Nesse caso as interfaces instaladas aparecem no gerenciador de logon, que no Ubuntu padrão (=Unity) é o ligthdm, mas veja, são apenas interfaces gráficas, por assim dizer uma "capa" sobre o sistema operacional e não sistemas operacionais distintos.

Nesse caso, somente de alternar interfaces, o que estiver funcionando naquela primeira interface, como por exemplo o seu server, continuará funcionando se fizer a alternancia sem encerrar a sessão. Se encerrar a sessão irá fechar tudo, inclusive o server.

Já outra coisa é de fato a existência de multiboot, cada instalação em uma partição distinta e separada. Nessa situação cada partição é de fato um sistema operacional completo distinto. Ao iniciar por uma delas as demais estarão inoperantes. Não é possível carregar num mesmo computador físico (não máquina virtual) dois sistemas operacionais ao mesmo tempo.

No caso do seu computador, por já ser mais moderno, setup do tipo UEFI, no caso de multiboot o grub é gravado numa partição EFI, que é formatada em FAT32 e não na MBR como dito antes.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re:Como instalar todos os ubuntus, mas deixar como principal o ubuntu?
« Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2017, 14:40 »
Excelente Druidaobelix. Então eu instalei o lxde e entro remoto, mas eu tenho aberto o ubuntu 14.04. DEvia de entrar no ubuntu, porque não entro? Terei de ir ao lightdm e mudar para outra distro?Como faço paar entrar no ubuntu em vez de entrar na interface do lxde? É que no lxde sempre me deu o erro de teclado, a acentuação não fica quando entro remoto.

Já agora onde posso encontrar outras interfaces para instalar no ubuntu 14.04 como o lxde e quê servem para abrir remotamente. Nas minhas buscas encontrei o xfce e também entro remoto. Além destas duas que mais existe?

Mas mais importante era conseguir entrar no ubuntu principal.

Obrigado pelas dicas. já há algum tempo que ando a pensar nestes problemas e explorar.

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re:Como instalar todos os ubuntus, mas deixar como principal o ubuntu?
« Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2017, 15:02 »
Se der o cmd sudo dpkg-reconfigure lxdm.... abre para escolher lxdm, kdm, lightdm. escolhendo quanquer uma delas abre sempre remoto no lxde. Como faço para escolher outras interfaces e entrar remoto? Entro remoto pelo xrdp e nas opções só dá para entrar remoto lxde. As outras não consigo aceder.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar todos os ubuntus, mas deixar como principal o ubuntu?
« Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2017, 16:03 »
Se der o cmd sudo dpkg-reconfigure lxdm.... abre para escolher lxdm, kdm, lightdm. escolhendo quanquer uma delas abre sempre remoto no lxde.

Eita, acho que estamos falando coisas diferentes.  ???

Então, "ismaelbonifacio", creio não estar compreendendo muito bem a questão.

O assunto do tópico, a julgar pelo título, era a existência de mais de um sistema instalado na mesma máquina.

Agora parece que estamos falando de outra coisa, que é a possibilidade de acesso remoto.

Vamos conceituar isso para não perdemos o foco.

O acesso remoto é uma outra questão, vamos tentar definir um cenário de trabalho.

Dê uma vista nesse link, apenas para unificarmos a uma visão da conversa:

Saiba como acessar uma máquina Ubuntu em conexão remota

https://www.linuxdescomplicado.com.br/2014/11/saiba-como-acessar-uma-maquina-ubuntu.html



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re:Como instalar todos os ubuntus, mas deixar como principal o ubuntu?
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2017, 16:25 »
Vou explorar o artigo que me enviou. Tenho testado entrar remoto de windows para ubuntu. Utilizo a aplicação semelhante ao reminna, que vem no windows...instalei o xrdp no ubuntu e a interface lxde e xfce4. Verifiquei que no ficheiro startwm.sh, no diretório XRDP, vem isto (continue a ler a mensagem até ao fim depois dos cmd):

#!/bin/sh
if [ -r /etc/default/locale ]; then
  . /etc/default/locale
  export LANG LANGUAGE
fi
# Dicas de http://ubuntu4us.corp.eng.br/artigos/configuracao-de-rede-com-e-sem-fios/outros/xrdp-acessando-linux-do-windows
ps -Af > /tmp/xrdp.txt
exec /usr/bin/startxfce4
exec /usr/bin/startlxde
#. /etc/X11/Xsession

QUANDO ALTERO A LINHA exec /usr/bin/startxfce4 PARA BAIXO DA LINHA exec /usr/bin/startlxde REMOTAMENTE ABRO O LXDE REMOTO E SE DEIXAR A OUTRA ABRO-A. SEMPRE QUE FAÇO REMOTO UTILIZANDO O LXDE DO XRDP, OU O SESMAN-XVCE ELE ABRE SEMPRE NA PRIMEIRA. COMO FAÇO PARA ABRIR UMA OU OUTRA SEM ANDAR A ALTERAR ESTE FICHEIRO? EU QUERIA REMOTO PODER OPTAR EM UMA INTERFACE OU OUTRA SEM ANDAR A ALTERAR NO FICHEIRO.

Agradecido. Sei que estamos a violar o tema central pois deviamos estar a dialogar nos servidores e desde já peço desculpa, mas se me ajudar agradecia. A ideia base é sermos felizes e livres com ubuntu. :)

Vou explorar o artigo que me enviou