Autor Tópico: Portabilidade de programas Linux para Windows!  (Lida 6169 vezes)

Offline Natureba

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Portabilidade de programas Linux para Windows!
« Online: 24 de Outubro de 2006, 15:56 »
Ae pessoal...

Nao sei se alguem ja criou uma discussão como esta, mas eu queria saber a opinião do pessoal...

É o seguinte: Programas criados para Windows são criados somente para Windows e se quisermos te-los em nossos computadores temos de emula-lo através de programas que as vezes acabam dando muita dor de cabeça e nos deixando estressados.

Mas o que realmente me deixa indignado nao é o fato desses programas serem desenvolvidos para Windows, mas sim o fato disso representar uma grande rivalidade entre Windows e Linux e mesmo assim desenvolvedores que programam para Linux criarem uma versão de seus programas para Windows.

Acho ridículo isso. Geralmente as pessoas são atraídas para um sistema pela quantidade e qualidade de seus programas. Algumas pessoas preferem alguns programas para Linux do que seus equivalentes para Windows. Por exemplo: Conheco muita gente que prefere o Gimp ao photoshop, e o mesmo tem sua versão para Windows, possibilitando o usuário de usá-lo sem ter que passar por nenhuma experiência com o Linux. E o mesmo processo se repete com o firefox.

O meu pai utiliza muito o Office para seu trabalho, utilizando excel e o word e uma vez eu ouvi um comentario dele de que ele havia acessado um computador numa lan house e tinha utilizado dos programas equivalentes do Open Office e tinha achado maravilhoso, e até o preferira ao Office da Microsoft em questão de facilidade de uso. E isto me deixou p***, pois as pessoas utilizam programas desenvolvidos inicialmente para Linux e sem saber disso critíca o sistema alegando ser complexo a sua utilização.

As pessoas mesmo aqui do forum acreditam que não exista uma rivalidade entre Windows e Linux, mas ao mesmo tempo a Microsoft tenta distanciar seu sistema operacional ao máximo do Linux. Até as nossas partições Linux nao podem ser acessadas pelo Windows, pois o mesmo finge que elas não existem. E algumas pessoas se perguntam como o Bill Gates pode ser tão rico... Claro ele tenta monopolizar o mercado de sistemas operacionais e existem pessoas que mesmo sem querer incentiva-lo, cooperam para que tudo dê certo...

Bom esta é a minha opinião e queria saber se estou sendo equivocado, em algum ponto, e a opinião de vocês.

Falou.
Natureba.

Offline Polaco

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Portabilidade de programas Linux para Windows!
« Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2006, 17:10 »
Eu gosto de programas do Linux rodando sobre o Windows, é um grande facilitador para a migração completa no futuro.

Uma pessoa que trabalha ou usa o computador com o sistema proprietário, mas com várias aplicações livres (Firefox, GAIM, GIMP, o.org, etc...) caso um dia queira ou precise migrar de sistema operacional, a migração será totalmente "indolor", já que ninguém "usa" o sistema operacional, mas sim os programas que rodam sobre ele.

Acho muito legal e válida a idéia.  ;D

Sobre a Microsoft ignorar o Linux, ela está no direito dela, afinal ela é a líder do mercado, todo líder ignora seu competidor até ser incomodado por ele, como exemplo o nosso atual presidente, que enquanto achou que ganharia a eleição em primeiro turno, ignorou os debates e seus oponentes.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline OsvaldoPTux

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Ubuntupédia
« Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2006, 17:32 »
Suponhamos que um ultilizador usa o gimp para fotografia, o Open Office no escritório, o Firefox para navegar, o Gaim para messenger em Windows...

Suponhamos que ele sabe que essas aplicações existem em Linux.

Um dia ele perguntar-se-á: Para que preciso do Windows ?

Abraço

Osvaldo
http://ubuntupedia.info/

Offline ninjitisu

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
« Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2006, 17:44 »
Ah só pra ilustrar tem como o Windows enxergar as partições linux através deste drive aqui
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

Offline Curioso

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Curioso de nascença...
    • Ver perfil
    • BLOG:
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2006, 18:02 »
Ah só pra ilustrar tem como o Windows enxergar as partições linux através deste drive aqui

hein???? o.O

mas só se estiver em ext2 né? reiserfs não rola  :-[

Offline _Luks

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
« Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2006, 18:17 »

e tambem atraves desse programa
http://uranus.it.swin.edu.au/~jn/linux/explore2fs.htm

Offline Natureba

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2006, 19:31 »
Eu gosto de programas do Linux rodando sobre o Windows, é um grande facilitador para a migração completa no futuro.

Uma pessoa que trabalha ou usa o computador com o sistema proprietário, mas com várias aplicações livres (Firefox, GAIM, GIMP, o.org, etc...) caso um dia queira ou precise migrar de sistema operacional, a migração será totalmente "indolor", já que ninguém "usa" o sistema operacional, mas sim os programas que rodam sobre ele.

Acho muito legal e válida a idéia.  ;D

Sobre a Microsoft ignorar o Linux, ela está no direito dela, afinal ela é a líder do mercado, todo líder ignora seu competidor até ser incomodado por ele, como exemplo o nosso atual presidente, que enquanto achou que ganharia a eleição em primeiro turno, ignorou os debates e seus oponentes.

Eu concordo com você em relação a migração que se torna mais fácil, mas muitas vezes essas pessoas utilizam-se desses programas e simplesmente nem ao menos sabem de sua existência para linux... As pessoas nao encontram mais motivos para a migração e acabam por nao conhecer as vantagens que o sistema oferece... Eu acho decadente, mas muita gente acha que os programas definem um sistema operacional, e existem programas que sao criados para Windows sem sua distribuição para Linux e todos os programas para Linux tem sua distribuição para Windows... Então o sistema da Microsoft aumenta sua variedade de programas tirando as vantagens que o Linux poderia oferecer para essas pessoas, alem, é claro, de ser gratuíto....

Suponhamos que um ultilizador usa o gimp para fotografia, o Open Office no escritório, o Firefox para navegar, o Gaim para messenger em Windows...

Suponhamos que ele sabe que essas aplicações existem em Linux.

Um dia ele perguntar-se-á: Para que preciso do Windows ?

Abraço

Osvaldo

Ou então ele se se perguntará: Para que migrar para um sistema em que eu posso ter dificuldade de operar e perder meu tempo, se é cômodo continuar com este sistema?

Sim... E que é um programa que só escreve em partições Ext2, que precisa ser instalado no computador e não é confiável em relação a segurança e danos às partições....

Abraços.
Natureba.

Offline OsvaldoPTux

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Ubuntupédia
« Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2006, 04:32 »
Ou então ele se se perguntará: Para que migrar para um sistema em que eu posso ter dificuldade de operar e perder meu tempo, se é cômodo continuar com este sistema?

Bem ser-lhe-á ainda mais difícil se além de encontrar um sistema operativo desconhecido, o utilizador encontrar ainda aplicações totalmente desconhecidas.

Outra razão porque essas aplicações existem para Linux é: porque podem. Afinal é software livre, e essa é a vantagem da licença GPL: qualquer pessoa com os conhecimentos técnicos adequados pode compilar.

Abraço

Osvaldo
http://ubuntupedia.info/

Offline GDA

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2006, 08:09 »
Acho ridículo isso. Geralmente as pessoas são atraídas para um sistema pela quantidade e qualidade de seus programas. Algumas pessoas preferem alguns programas para Linux do que seus equivalentes para Windows. Por exemplo: Conheco muita gente que prefere o Gimp ao photoshop, e o mesmo tem sua versão para Windows, possibilitando o usuário de usá-lo sem ter que passar por nenhuma experiência com o Linux. E o mesmo processo se repete com o firefox.

Alguns pontos que acho importante ter em mente:

1 - Não existe uma rivalidade Linux x Windows...

O que existe é uma rivalidade (do tipo "torcida de futebol") dos usuários Linux de um lado, e questões puramente relacionadas a interesses comerciais por parte das empresas de software proprietário, do outro lado. Desenvolvedores de Software Livre não se preocupam com a plataforma dos seus usuários. Tudo o que eles querem é compartilhar aquilo que produzem com todas as pessoas e de forma indiscriminada. Eventualmente, há programas que rodam também em Windows, eventualmente não... mas isso não faz parte das diretrizes de desenvolvimento.

2 - A "briga" não é contra a MS, mas contra as licenças "proprietárias"...

... e todas as restrições impostas aos usuários por parte dos detentores de "propriedades intelectuais" e patentes. Isso vale para todo e qualquer software proprietário. O exemplo do Photoshop é bom porque, apesar de toda a sua indiscutivel qualidade, ele é distribuído sob uma licença proprietária. Ele não é desenvolvido pela MS, como sabemos, e nem roda apenas em Windows. Com o GIMP, os usuários agora têm uma alternativa "Livre", e isso é o que importa. Se ele vai rodar em outras plataformas além do Linux, melhor para os usuários. Sobre a MS, as pessoas não deveriam utilizar o Windows, não porque o Bill Gates é a besta do Apocalipse, mas porque este produto as priva das suas liberdades; porque, seu uso "não-licenciado" é ilegal, etc...

3 - Apesar de todos os méritos, o Linux não é um fim em si mesmo...

O kernel Linux é uma excelente alternativa para a viabilização de um SO Livre. É a alternativa que mais se popularizou, a que mais investimento de esforços recebe da comunidade, e a que mais chances tem de se tornar um "standart" para o grande público, mas não é um fim em si mesmo e nem a única opção (vide o exemplo do Nexenta: http://www.gnusolaris.org/gswiki). O grande alvo é a disseminação do Software Livre (SO e aplicativos) e da "Cultura de Liberdade", e isso passa por todas as plataformas.

[ ]'s

jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline Natureba

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2006, 15:40 »
1 - Não existe uma rivalidade Linux x Windows...

Mas existe uma rivalidade Windows x Linux... Eu acho que o Linux nao deveria deixar por isso mesmo as ofenças causadas ao sistema e deveria comprar essa "briga"...

2 - A "briga" não é contra a MS, mas contra as licenças "proprietárias"...

a MS práticamente obriga os softwares a serem proprietários... a MS é um reflexo do capitalismo, dando a "liberdade" para os produtos de cobrarem pelos seus serviços... No linux isso é diferente... nenhum programa tem essa "liberdade" ... Então eu presumo que a "briga" seja contra a MS também...

3 - Apesar de todos os méritos, o Linux não é um fim em si mesmo...

Hoje em dia o Linux tem sido passado como uma opção para programadores, e nada além disso... as pessoas enxergam o SO livre como uma simples fonte de estudo e nao enxergam o fundo ideológico que tem no fato dele ter seu código aberto distribuido livremente... E este é um dos pontos pelo qual eu penso que o Linux continuará crescendo muito lentamente como tem sido a muitos anos... o SO está se popularizando, mas nao têm aquele "empurrão" que precisa para o seu crescimento..

Bom é apenas a minha opinião... xP

Abraços.
Natureba.